quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PREMIER & LUDWIGS

Ringo Starr, o grande, influente e muitas vezes subestimado baterista dos Beatles usou seis baterias diferentes enquanto a banda existiu.

Ringo decidiu ser baterista na adolescência mas só aos 18 anos comprou seu primeiro kit sério - um Ajax. Começou tocando no "The Eddie Clayton Skiffle Group" e em seguida nos "The Raving Texans", que evoluiu para os "The Rory Storm & The Hurricanes". Em julho de 1960 Ringo comprou um kit Premier básico de 4 peças - um "Model 54".

Fundada em 1922 por Albert Della Porta e George Smith e baseada em Londres, em pouco tempo a Premier tornou-se um sucesso. Durante a Segunda Guerrra Mundial participou do esforço de guerra fabricando miras para armas multi-tanques e soquetes e plugs para equipamento de radar. Foi destruída nos bombardeios mas com a fabricação militar ganhou precisào. Foi compensada pelo governo inglês com uma nova fábrica após a guerra.

Premier - A marca era uma excelente alternativa para produtos importados. O kit de Ringo veio com um acabamento "Duroplastic" imitando mogno, que era dos mais baratos. Os pratos eram da marca "Zyn", fabricados pela própria Premier.
Enquanto esteve com os Hurricanes, Ringo usou as iniciais "R-S" pintadas em sua pele frontal e que podiam ser entendidas como "Rory Storm" ou "Ringo Starr". Um pouco depois pintou "Ringo Starr na pele fontal. Era esse kit que Ringo usava quando começou a tocar nos Beatles em 18 de agosto de 1962. No começo do ano seguinte um logotipo "Beatles" - o "Bug Logo" - foi providenciado.

Com o aumento do sucesso da banda o desejo de obter novos equipamentos foi crescendo. Viajando frequentemente para Londres, era difícil resistir à tentação quando visitavam as lojas de instrumentos. Em 12/05/63 Ringo recebe sua primeira Ludwig - considerada o "Drummer's Dream" - o Sonho dos Bateristas.

William F. Ludwig, Senior nasceu em 1879 e emigrou para os EUA com sua família quando tinha oito anos. Viviam em Chicago. O jovem William após assistir numa parada os orgulhosos percussionistas do Primeiro Regimento da Guarda Nacional de Illinois, desejou firmemente ser um deles. Entretanto seu pai não aceitou a idéia pois achava que a bateria não era um instrumento sério. Mas após muito tempo perdido com o violino e o piano, ganhou uma.

Ludwig Footpedal - William F. Ludwig progediu rapidamente e logo estava tocando em bandas locais como amador e depois como profissional.
Durante um trabalho de "vaudeville" em 1908 começou a ter dificuldades com o pedal do bumbo. O pedal de madeira Ludwig, pensado para marchas militares e circences, não atendia as necessidades dos novos ritmos sincopados do jazz e do ragtime. Como não encontrava nenhum que fosse satisfatório acabou construindo o seu próprio, que tinha um design que permitia tocar mais rápido sem perder força. Foi o primeiro pedal de bumbo funcional e o sucesso foi tão grande que em 1910 fundou com seu irmão Theobald a Ludwig & Ludwig. No início dos anos 60 estavam produzindo as baterias mais desejadas do mundo.

Ludwig n°2 - A "Drum City" era uma loja bastante moderna para a época sendo a primeira a comercializar exclusivamente baterias. Ivor Arbiter, seu proprietário num dia no final de abril de 1963, recebeu um telefonema da loja dizendo que alguém chamado Bian Epstein estava lá acompanhado de um baterista e queria comprar um instrumento, mas queria negociar um pouco. Eles foram mandados ao escritório e lá Ringo disse que queria uma bateria Ludwig preta. Isso era impossível já que não existiam baterias pretas dessa marca. Ringo então viu em cima da mesa de Ivor umas amostras de acabamento. Ao ver a amostra do "Oyster Black" disse: "Quero esta!". Não foram discutidos muitos aspectos técnicos como sonoridade - o kit foi escolhido pela cor. O kit comprado foi um com bumbo de 20" - bem menor que os normalmente usados na época mas foi escolhido para que Ringo parecesse maior - pratos Paiste e peles Ludwig "Weather Master".
Mas o mais importante desse dia é que foi quando o logotipo "The Beatles" foi criado por Ivor Arbiter. De um rascunho num papel de carta ao reconhecimento mundial. Arbiter nunca lucrou nada com sua criação.

Na primeira viagem para os EUA, Ringo comprou outra Ludwig de 20" em New York, praticamente igual à primeira. Foi entregue em 09/02/64. Tinha levado com ele apenas os pratos, a caixa e uma nova pele frontal. Comprou a bateria inteira mas nas fotos que ela aparece nota-se o bumbo, o tom-tom e o surdo com peles novas e a caixa com uma pele bem usada. Os pratos também são obviamente usados. É o kit das apresentações no Ed Sullivan Show e dos shows em Washington DC e no Carnegie Hall.
Nessa viagem também comprou seu primeiro prato Zildjan, um "ride" de 20". Até ali tinha sempre usado pratos Paiste - sempre escolhidos por Mal Evans - mas começou a substituí-los por Zildjans por seu som mais "aberto" e com maior volume.

Rogers Swiv-o-Matic - Outro acessório que Ringo tomou conhecimento foi o Rogers Swiv-o-Matic, uma fixação diferente para os tom-tons. Era muito mais rígido e permitia maior flexibilidade no posicionamento dos tambores. Foi instalado posteriormente em todas as suas baterias de 4 peças.

Ludwig n°3 - De volta à Inglaterra em maio do mesmo ano um novo kit passa a ser usado, agora um Ludwig com bumbo de 22". Esse kit se transformaria no seu principal instrumento entre 1964 e 1968, tanto ao vivo quanto no estúdio. Mais confiante em seu sucesso adotava agora uma bateria com tambores maiores, apesar de sua pequena estatura. Ele agora era muito maior que seus tambores.

Um ano depois um outro kit seria adicionado ao seu acervo, outra vez um Ludwig de 22" praticamente idêntico ao anterior. Com ele o Drop-T n°5. Nas turnês de 1964 foi usado o primeiro kit de 22" com o logo Drop-T n°4. Nas de 1965 é usado o segundo kit de 22"com o logo Drop-T n°5. Nas de 1966 ele voltaria a usar o primeiro kit de 22" mas com um novo logotipo, o Drop-T n°6. É com esse que Ringo toca no Candlestick Park, a última apresentação ao vivo dos Beatles.

Ludwig Holywood - Com o projeto "Let It Be" chega um novo kit Ludwig, totalmente diferente dos anteriores. O modelo "Hollywood" agora tem cinco peças, apresentando dois tom-tons. E pela primeira vez Ringo não escolhe o acabamento "Black Oyster Pearl" que era sua marca, preferindo desta vez o Natural Maple como revestimento. Uma nova pele frontal foi preparada, com o logo Drop-T n°7 mas nunca foi usada. O fato de que não mais se apresentariam ao vivo somado ao hábito comum de não usar a pele frontal ao gravar a bateria, levaram ao seu abandono. O kit foi usado nos álbuns "Let It Be" e "Abbey Road".

Ringo ainda possui os kits n°2, n°3, n°4 e o Hollywood, assim como a caixa e o tom-tom do kit n°1.
O Kit Premier (PRIMEIRA BATERIA)
Foi comprada em Liverpool em julho de 1960. Quando Ringo começou a tocar com os Beatles a pele frontal tinha o logo "Ringo Starr". Em janeiro de 1963 o "Bug Logo" (BEATLES) foi montado. Foi usada até o final de 1963.
Marca: Premier "Model 54"
Logo original: Bug Logo
Bumbo: 20"x17"
Surdo: 16"x20"
Tom-tom: 12"x18"
Caixa: Royal Ace - 14"x4"
Ride: Zyn (by PREMIER)18"
Crash: Zyn 16"
Hi-Hat: Zyn 14"
Acabamento: "Duroplastic" mogno
   

O Kit Ludwig n°1
Foi comprada em Londres na "Drum City e entregue em 12/05/63 nos estúdios da Alpha Television em Birmingham
Marca: Ludwig "Downbeat"
Logo original: Drop-T n°1
Peles: Ludwig "Weather Master"
Bumbo: 20"x14"
Surdo: 14"x14"
Caixa: 14"x4"
Tom-tom: 12"x8"
Ride: Paiste 18"
Crash: Paiste 16"
Hi-Hat: Paiste 14"
Acabamento: "Black Oyster Pearl"
O Kit Ludwig n°2
Foi comprada em New York na primeira viagem aos EUA e entregue em 09/02/64 nos estúdios da "ABC TV".
Marca: Ludwig "Downbeat"
Logo original: Drop-T n°2
Peles: Remo "Weather King"
Bumbo: 20"x14"
Surdo: 14"x14"
Caixa: 14"x4"
Tom-tom: 12"x8"
Ride: Paiste 18"
Crash: Paiste 16"
Hi-Hat: Paiste 14"
Acabamento: "Black Oyster Pearl"
OBS: Só se consegue distinguir esta da primeira por detalhes muito sutis no "tigrado" do acabamento e pela pele frontal usada.


O Kit Ludwig "Hollywood"
No final de 1968, Ringo recebeu um novo kit Ludwig, modelo "Hollywood" mas só começou a usá-lo nas sessões de filmagem de "Let It Be" nos estúdios Twikenham. É um kit de cinco peças que tem dois tom-tons e acabamento natural em maple.
A caixa que veio com o kit era uma Ludwig Supra-Phonic 400 de metal medindo 14"x5" mas Ringo preferiu usar sua "Jazz Festival" com acabamento "Black Oyster Pearl", que é a que vemos nas cenas do filme.
Uma nova pele Ludwig "Weather Master" com o logo Drop-T n°7 foi preparada mas nunca foi montada - o kit sempre foi usado sem a pele frontal.

É o que foi usado no solo de bateria de "The End".

Marca: Ludwig "Hollywood"
Peles: Ludwig "Weather Master"
Bumbo: 22"x14"
Pedal: Ludwig "Speed King"
Surdo: 16"x16"
Caixa: 14"x4" Jazz Festival
Tom-tom 1: 12"x8"
Tom-tom 2: 13"x9"
Ride: Zildjan 20"
Crash: Zildjan 18"
Hi-Hat: Zildjan 14"
Acabamento: Natural Maple


A LOGO-MARCA BEATLES

O primeiro logotipo usado é conhecido por "Bug Logo". Foi pintado em janeiro de 1963 e usado no kit Premier.

O logotipo mais conhecido veio na primeira Ludwig e é conhecido por
"Drop-T".

Ringo Starr estava acompanhado de Brian Epstein - na loja "Drum City" em Londres - ao comprar sua primeira Ludwig. Brian percebeu que a pele frontal vinha com o logotipo da marca e argumentou que a banda não se chamava Ludwig e sim The Beatles e então exigiu que o nome da banda também aparecesse na pele frontal e num tamanho maior.

Ivor Arbiter, o dono da loja, pegou um bloco de papel e fez alguns desenhos, entre eles um que tinha "The Beatles" escrito com o "B" e o "T" num tamanho exagerado que seria o escolhido e ficaria conhecido mundialmente como o logotipo oficial da banda. Foi pintado na pele da nova bateria na própria loja. Brian pagou £5 pelo serviço.

As letras do logotipo Ludwig eram coladas e iam caindo com o uso.
Em pouco tempo só as duas primeiras letras ainda restavam e só se podia ler "Lu". Isso era uma fonte de piadas para John que apresentava: "And sitting on the Lu, Ringo", fazendo um trocadilho com o significado de "loo" - privada na gíria inglesa. O "Ludwig" acabaria repintado.

Daí pra frente mais sete peles seriam usadas e pintadas, cada uma com uma característica diferente.
Todas elas foram pintadas na "Drum City" e pelo mesmo homem - Eddie Stokes - o pintor de letreiros da loja.

É interessante notar como cada uma delas se relaciona com um momento específico da história da banda.

O Bug Logo - 1963
Alguns esboços feitos por Paul McCartney foram levados para o pintor de letreiros Tex O'Hara de Liverpool - irmão de Brian, guitarista do The Fourmost, outra banda empresariada por Brian Epstein - que experimentou algumas idéias.
Tex fez uns dez desenhos que foram apresentados à banda. Eles acabaram escolhendo o logo feito com uma letra cursiva onde o "B" de "Beatles" tinha como enfeite linhas lembram as antenas de um inseto.
Foi pintado em janeiro de 1963 em uma faixa de linho que era montada junto com a pele frontal do kit Premier e presa pelos aros de fixação. Note a sobra de tecido na lateral do instrumento.

O Drop-T n°1
Não é difícil reconhecer essa pele. Ela tem o menor logo "Ludwig" entre todos e ele está posicionado bem no alto, quase tocando o aro na parte superior.
O logo "The Beatles" foi pintado à mão por Eddie Stokes - o pintor de letreiros da loja "Drum City" de Londres - sobre a pele Ludwig Weather Master de 20" montada na primeira Ludwig comprada por Ringo. Era o verão de 1963.
Apareceu pela primeira vez em 12/05/63 nos estúdios da Alpha Television. A última aparição ao vivo foi em 14/12/63 no Wimbledom Palais. No show de TV "Thank Your Lucky Stars", gravado no dia 15 e transmitido no dia 21 de dezembro de 1963, foi usada pela última vez.
Nessa época, grande parte do logotipo "Ludwig" tinha caído.

O Drop-T - "Lu"
Como foram usadas letras auto-adesivas na confecção do logo "Ludwig", elas acabaram caindo com o tempo.
No dia 21/12/63 Gerry Evans da loja "Drum City" assistiu a transmissão do Thank Your Lucky Stars" e viu, espantado, o logo "Ludwig" despedaçado. Imediatamente ligou para Mal Evans e propôs que o mesmo fosse pintado. A pele foi enviada para a loja e o mesmo Eddie Stokes retirou o resto das letras adesivas e pintou o logo "Ludwig" na mesma posição.
A pele com o novo logo ficou virtualmente idêntica à anterior sendo a única diferença o peso ligeiramente maior das letras em "Ludwig".

FONTE: http://www.thebeatles.com.br/ringopics.php







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