segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cidade do Samba pega fogo!!!

Meses de trabalho, muita gente envolvida… e faltando cerca de 1 mês para o Carnaval, os barracões de União da Ilha, Grande Rio e Portela, além do barracão da Liesa, na cidade do Samba, estão pegando fogo na manhã desta segunda, 07.02.2011.

Um grande incêndio destrói pelo menos quatro barracões na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, na manhã desta segunda-feira. Uma enorme coluna de fumaça escura toma conta do céu na região. O fogo teve início por volta das 7h e se alastra rapidamente, uma vez que muito material inflamável está guardado no local. Ainda não há informações sobre feridos.

Os barracões atingidos são das escolas de samba Portela, Grande Rio e União da Ilha e um outro da Liga Independente das Escolas de Samba. Ainda não há informações se as chamas destruíram as fantasias e carros alegóricos das agremiações, mas é provável que os materiais tenham sido atingidos uma vez que quase tudo está pronto para o desfile na Marquês de Sapucaí, nos dias 7 e 8 de março.

Os Bombeiros do Quartel Central do Rio tentam controlar as chamas. Os carros alegóricos das escolas ficam guardados no primeiro andar dos barracões, enquanto que as fantasias e alegorias ficam no segundo pavimento. No momento do início do fogo, poucas pessoas estavam na Cidade do Samba.

Cerca de 80 bombeiros de sete quartéis combatem o grande incêndio na Cidade do Samba. Os barracões da União da Ilha do Governador, da Portela, da Grande Rio e da Liga Independente das Escolas de Samba foram atingidos pelas chamas. Vinte viaturas dão apoio à ação dos bombeiros.

O tenente-coronel Alexandre Rocha informou que a maior dificuldade dos bombeiros no combate ao fogo é a alta temperatura. Aliado a isso, ele cita também a fumaça tóxica e os materiais inflamáveis usados na confecção das fantasias e alegorias.

Rocha disse que, por enquanto, não há informação sobre vítimas. De acordo com o tenente-coronel, a Cidade do samba conta com  um sistema próprio de combate a incêndio, fiscalizado anualmente pelo Corpo de Bombeiros,. Este ano, a vistoria ainda não tinha sido realizada.

Alexandre Rocha disse ainda que todos os galpões das escolas têm saídas largas, o que facilita o escape em caso de emergência.

O fogo na Cidade do Samba começou por volta de 7h. Os bombeiros foram acionados às 7h15.

Por causa da grande coluna de fumaça, que ultrapassa 500 metros de altura e pode ser vista além da Avenida Presidente Vargas, o trajeto dos aviões que seguem para o Aeroporto Santos Dumont sofre um desvio. O aeroporto, no entanto, opera normalmente. Os motoristas também já sentem os efeitos do incêndio. Deve-se evitar o Elevado da Perimetral. Por conta da curiosidade de quem passa pela via, o trânsito é lento no local.

Parte do telhado já cedeu. Toda a área do entorno da Cidade do Samba já foi interditada, e bombeiros e ambulâncias chegam a todo momento. Segundo funcionários da Portela, o fogo começou entre 7h e 7h30m no barracão da União da Ilha. Um grupo de aderecistas que dormia no barracão da Portela conta que desceu as escadas correndo. No quarto andar, onde fica a escola, há fantasias da bateria, do segundo casal de mestre sala e porta-bandeira, além das baianas. Alguns funcionários das escolas já choram pela perda do material.

Sai fumaça pelas frestas da parede e o comentário entre os bombeiros é que a estrutura do prédio estaria comprometida.

Em entrevista à rádio CBN, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que dará apoio financeiro às escolas de samba que tiveram seus barracões atingidos pelo fogo e afirmou que a prefeitura não “medirá esforços” para ajudar as escolas, lembrando que o carnaval carioca é um evento “que gera muitas receitas para a cidade, além de ser uma manifestação cultural única”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário