quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BLUES & BEER 2003

Tavinho Rangel e seus companheiros da Blues & Beer não tinham como prever que, ao embarcarem rumo a São Paulo naquela manhã de uma terça-feira, 11 de março de 2003, estariam prestes a vivenciar uma experiência musical e pessoal muito marcante em suas vidas.

Só o fato de estarem indo tocar no Bourbon Street - uma das mais consideradas casas de shows da noite paulistana – para divulgar “Até o último gole...”, o primeiro CD da banda, já seria bastante significativo. Contudo, o destino fez questão de lhes proporcionar algo inesperado e decididamente inesquecível: dividir o palco com o FOCUS, um dos mais emblemáticos e consagrados grupos da história do rock progressivo.

Casualmente hospedados no mesmo hotel, os músicos acabaram se esbarrando no saguão. O súbito encontro foi marcado por uma simpatia mútua que alimentou um rápido, descontraído e animado bate-papo. O grupo holandês estava em tour mundial, divulgando um novo CD e como só iria se apresentar na sexta-feira, 14 de março no ATL Music Hall, estava com tempo disponível livre e disposto a curtir um pouco de Sampa. Os cariocas da Blues & Beer estavam com o tempo mais apertado, pois se apresentariam já naquela noite e ainda deveriam ir ao local do show para fazer a passagem de som. Mesmo assim não se furtaram de combinar um encontro com Thijs Van Leer, líder do FOCUS e único membro da formação original, em uma loja de instrumentos musicais localizada próxima ao hotel, antes de seguirem para seus compromissos.

Ao caminharem pelas ruas da vizinhança, pareciam turistas estrangeiros comuns e transitaram anônimos. Verdade seja dita, longe estavam os anos 70. Desde lá, o Focus sofreu várias mudanças em sua formação, e Thijs Van Leer não apresentava mais traços de sua juventude. Além disso, havia sofrido uma paralisia facial, poucas semanas antes, e isso o obrigava a usar um monóculo protetor que deixava sua aparência ainda mais irreconhecível se comparada às fotos das capas de seus discos mais consagrados. Mas quando ele sentou-se à frente dos teclados e orgãos no stand da Roland dentro da loja de instrumentos, e começou a desfilar com maestria vários de seus sucessos como "Hocus Pocus", "Silvia" e "House of the King" desfizeram-se todas as dúvidas: ali estava uma lenda viva do rock progressivo.

Infelizmente, Tavinho e seus camaradas blueseiros não puderam permanecer por muito mais tempo, mas fizeram um convite para que, se caso pudessem, Thijs e seus camaradas rockeiros prestigiassem o show da Blues & Beer naquela noite.

Na hora marcada, lá estavam todos reunidos no bar do hotel: Thijs Van Leer, Bert Smaak, Bobby Jacobs e Jan Dumée pelo FOCUS, Tavinho Rangel, Gustavo Gama, Ney Correa, Cleber Dias e Túlio Fuzatto pela Blues & Beer prontos para embarcarem juntos na mesma VAN e se dirigirem rumo ao Bourbon Street Music Club.

Motivados ainda mais pelo fato de ter o ilustre grupo FOCUS na platéia, indispensável dizer que os cariocas da B&B fizeram um show centrado e vigoroso que balançou o local com hits como "Casa, Comida e Roup Lavada", "Mude" e " As Pedras Devem Rolar"

Em um dado momento, lá pelo meio do show, Tavinho se aproximou do microfone e, sem qualquer cerimônia, convidou os novos amigos do FOCUS para que subissem ao palco. Pronto: a festa estava completa! Após uma breve interrupção para ajustes na bateria e no equipamento, teve início uma inusitada jam, onde Thijs assumiu os vocais e, por causa da paralisia facial, usou uma escaleta ao invés de uma flauta transversa. Bobby e Bert ficaram com o baixo e bateria respectivamente. Tavinho e Ney permaneceram no palco e iniciaram a canja com um duelo de gaita e guitarra que se tranformou em um slow blues de mais de 15 minutos que deixou a todos impressionados. Uma fusão de nacionalidades, gêneros e gerações havia acontecido ali, em pleno palco do Bourbon Street, de uma forma tão integrada, natural e descontraída que só mesmo a linguagem da música é capaz de proporcionar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário