terça-feira, 8 de novembro de 2022

R.I.P. Dan McCafferty NAZARETH

08-11-2022 Mais uma notícia devastadora para o hard rock, para o rock n' roll em todas as suas vertentes e encarnações: a perda imensurável do eterno vocalista do Nazareth: Dan McCafferty!

Recentemente tivemos a perda do guitarrista original da banda, o Manny Charlton, agora esse inovador e pouco ortodoxo vocalista, o Dan.
Ele nunca foi espalhafatoso no palco, tinha até uma postura discreta para um frontman, mas o seu vocal foi singular. Nunca consegui, diante da minha incapacidade de bom ouvinte de música, de ouvir e ver outro vocalista que pudesse cantar os clássicos setentistas do Nazareth que ele eternizou.
Era uma simbiose, as letras harmonizavam com seu vocal rouco, agudo, despretensioso que sem sombra de dúvida serviu de inspiração para muitos vocalistas famosos como Bon Scott e Brian Johnson, ambos do AC/DC e até Axl Rose que sempre despejou elogios ao Dan McCafferty e o Nazareth.
Tive a alegria e o privilégio de ter visto o Nazareth, com o Dan no vocal, na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, em 2012, há dez anos atrás, e como emanava luz e talento com tanto carisma e simpatia. Ele, a banda inteira estava feliz no palco. Era contagiante, além dos clássicos que eram disparados como um foguete dos seus instrumentos.
O nosso querido Dan não gozava de tanta fama quanto um Plant, um Ozzy, mas deixou uma indelével marca na história, não só do hard rock, mas o rock n' roll na sua totalidade.
Muito obrigado Dan McCafferty por embalar, por tantos e tantos anos a minha vida nos melhores e péssimos momentos.
RIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário