segunda-feira, 30 de agosto de 2021

R.I.P. Ron Bushy
















I was 15y.o. when I heard in-a-gadda-da-vida, that became my anthem!!! RON is an ICONIC DRUMMER - Rest in Peace my Beloved drummer and thanks for your drum solo on IN-A-GADDA-DA-VIDA -------- FOREVER --------

FATOS HISTÓRICOS -------------------

MORRE RON BUSHY, BATERISTA DO IRON BUTTERFLY, AOS 79 ANOS
Ron Bushy virou lenda após o enigmático solo de bateria na canção  "In-A-Gadda-Da-Vida", de 1968, da sua banda Iron Butterfly, uma faixa com seus mais de 17 minutos.
In-A-Gadda-Da-Vida é tratada como uma peça de rock psicodélico que deu nome ao álbum homônimo do grupo. 
Foi escrita pelo cantor e tecladista Doug Ingle. Foi gravada em Nova York, em maio de 1968 e ocupa todo o lado B e uma anomalia na época por ser de ser um single com mais de quatro vezes a duração dos singles normais. Vendeu até hoje mais de três milhões de cópias como single. A música é considerada um marco, ao lado da versão de Summertime Blues do The Who, Voodoo Child de Jimi Hendrix e Born to be Wild do Steppenwolf - que contém a expressão 'heavy-metal thunder' em sua letra. Foi a primeira vez que 'heavy metal' aparecia numa letra do rock 'n' roll  mostrando a raiz do que seria o som pesado.
In-A-Gadda-Da-Vida quebrou o padrão de músicas executadas por rádios FM nos Estados Unidos, até então com duração padrão de até três ou no máximo quatro minutos, com todos os seus dezessete minutos sendo primeiro tocados por DJs de rádios alternativas e depois pela mídia radiofônica em geral no país, estabelecendo um novo caminho para as composições do rock.
Uma das mais emblemáticas músicas da era do acid rock, quase toda instrumental em sua longa duração, a canção - uma corruptela vocal do título original In the Garden of Eden, que, reza a lenda do rock & roll, eles não conseguiam pronunciar corretamente por estarem drogados ou bêbados durante a gravação. Há Também uma referencia ao Spanglish por essa pronúncia truncada propositalmente! A música foi gravada quase que como uma jamming porque havia um tempo de estúdio sobrando e a banda resolveu usar os 17 min restantes hahahahaha.  Como o produtor do disco tinha saído acabou sendo lançada e virou a música mais emblemática da banda.
TEXTO: RADIO LAM BRAZIL


RON BUSHY - Uma das minhas referências!!! Esse cara tocava sem camisa muito Louco! grande Banda "Borboleta de Ferro" dos bons tempos da Psicodelia ácida rsrsrsrs IN-A-GADDA-DA VIDA ----- Masterpiece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário