terça-feira, 19 de julho de 2011

Tulio no Site BaterasBR.com


















Na batalha pela conquista de cada dia, força e superação movem Tulio Fuzato. Confira mais sobre a vida de Tulio Fuzato, dentro e fora dos palcos.

A RECUPERAÇÃO
  
Bateras BR: Fale um pouco sobre sua história.
Tulio Fuzato: Fui  batera da night no Rio, tocando em bailes no final da década de 70. Depois eu rodei o Brasil todo e fui parar em estúdios como operador, roadie, e batera free-lancer (1980 – 1990). Conheci muita gente!!! Fui fundador das Bandas Discípulos do Sol, Membranas Perplexas, Easy Rockers, Velho Vinil e Planeta Loucura (pop autoral), além de ter tocado em bandas de amigos como a Still Rock, Credenciados, dentre outras. Em junho de 2003 eu caí nos trilhos do metrô do Rio depois de um mal súbito – vide meu site e canal de youtube – foi uma desgraça e um milagre ao mesmo tempo. Duas vidas separaram a existência do baterista amputado. Depois de quase um ano hospitalizado entre a vida e a morte, Túlio se deparou com a amputação das duas pernas e um pesadelo: a meta de se recuperar e voltar a andar com pernas mecânicas. Túlio fez mais do que isso. Reabilitado na ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), ele criou um site, gravou um CD, namorou, casou, adaptou um carro, e voltou a tocar com bandas de amigos, que sensibilizados o acolheram como um filho pródigo que volta de guerra de vida e morte que admirados o receberam como um vitorioso.

Br: Quais foram as dificuldades? O que te ajudou a conquistar seus objetivos?
TF: As dificuldades foram titânicas, e muita dor e depressão me seguiram por  tempos. Mas a vontade férrea de andar e tocar o meu Rock and Roll fizeram de mim um homem de guerra e superação, suportando dores, ferimentos, obstáculos e todo tipo de desafio, como por exemplo, um palco com 3 metros de altura, escadas, sobrados, entre outras coisas que são fáceis para uma pessoa sem deficiência física. E o fato de ter que montar, desmontar a bateria e dominar o instrumento nos devidos ritmos e compassos. Mas tudo tem sido resolvido na base do Amor e com pessoas positivas à minha volta. Eu digo que foi isso que me fez voltar, o meu público e as pessoas que estavam à minha volta. Os amigos de verdade. Aqueles que pasmaram ao ver o velho batera amputado dominando o instrumento com técnica e garra como nos tempos de outrora!

Br: A bateria esta ajudando na sua recuperação?
TF: A música tem sido uma possibilidade maravilhosa, e mesmo depois de amputado, não passou pela minha cabeça largar a bateria. O meu amor e a minha dedicação ao instrumento só aumentaram. A música é uma grande terapia, uma forma de expressão como toda arte. Eu tenho um synth em que faço os meus sons, toco um pouquinho de baixo e guitarra, mas a pulsação dos tambores fala mais alto em minha vida. A bateria me fez Amar a vida novamente mesmo na condição de um simples musico mortal deficiente físico, perneta… (risos) .....

Br: Atrás da bateria quem é Tulio fuzato?
TF: É a Lia, minha esposa, que diz isso: ah o Túlio é uma outra pessoa atrás da bateria (risos). De fato a emoção do groove me faz até mudar de cara. Pode estar 10 graus que eu vou suar a camisa de emoção.

Br: Após a amputação, o que te ajudou a pegar nas baquetas e sentir vontade de tocar?
TF: Após a amputação eu parti como autodidata para o teclado, baixo, guitarra, etc. Mas a coceira na mão continuava (risos). Então depois que já estava andando e voltei a ousar sentar no banquinho da batera e dominar a coxa com a prótese sobre o pedal do bumbo, veio a possibilidade de dominar o instrumento e tocar com 99% de acerto nas levadas . O resto foi muito treino e força de vontade.

Br: Que mensagem você deixa para o pessoal?
TF: Nunca desistam de seus sonhos. Nunca se deixem abater pelas dificuldades, e por outro lado cresçam não só como músico tendo a postura de um  verdadeiro mestre em sua arte, mas cresçam como pessoa, com valores que possam compartilhar para o bem desta vida. Amar aquilo que faz é a chave do sucesso!

Br: Tulio, parabéns pela sua força de vontade e seu talento. 
Que Deus te abençoe em cada lugar que estiver, e que a bateria possa ser cada dia mais respeitada no Brasil. Paz com Deus.

TF: Wow great. Disse tudo! Que o músico e principalmente a bateria (bateristas) sejam reconhecidos e respeitados no Brasil. A honra é toda minha de fazer parte desta família e certamente eu sempre estarei pronto a levantar a nossa bandeira. Deus na frente! PAZ & LUZ.

Você encontra Tulio Fuzato no seu site www.tuliofuzato.com.br; e nas redes sociais – facebook, youtube, orkut, myspace, reverbnation, twitter ....



http://tuliofuzato.blogspot.com/2011/07/tulio-no-site-baterasbrcom.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário