segunda-feira, 23 de maio de 2011

PARE de FUMAR

O tabagismo é a maior causa de morte precoce evitável no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Aqui no Brasil, duzentas mil pessoas morrem por ano por causa do cigarro. No mundo, são cinco milhões. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. Se você fuma, ou conhece alguém que não consegue largar o cigarro, aproveite a data para pensar na saúde. Conversamos com o médico pneumologista Alexandre Milagres, coordenador do Centro de Apoio ao Tabagista (CAT), para nos ajudar a levantar uma série de dicas para quem deseja parar de fumar. Confira:

Engane o cérebro -
As pessoas quando fumam absorvem 6.000 substâncias químicas, mas a necessidade delas é apenas de uma, a nicotina. Portanto, durante o tratamento para parar de fumar, o uso de adesivos ou gomas de mascar a base de nicotina pode ajudar, pois reduz o stress provocado pela falta do fumo. 

Busque um estímulo - Uma pesquisa antiga, mas válida até hoje, apontam quatro situações específicas que podem levar ao abandono do fumo sem sofrimento: receber a notícia de que está grávida, participar de esporte de competição, entrar para um grupo religioso ou receber a notícia de que está com uma doença que pode ser fatal, na qual o tabagismo seja o fator de risco. Claro que não se deve esperar a notícia de uma doença, por isso, cada pessoa deve buscar seu próprio estímulo, o importante é que seja o mais rápido possível.
Evite ambientes onde haverá gente fumando - O estímulo visual (visão das pessoas fumando e todo o gestual da tragada e/ou do acender o cigarro) e olfativo (o cheiro da fumaça no ar) podem ser provocativos. Sobretudo, se houver outros estimulantes que remetam a pessoa a seus hábitos antigos, como assistir jogos de futebol, festas, uso de bebida alcoólica, jogos de carteado, etc. 
Conte a todos a sua decisão - Além de evitar o convívio no início do processo com fumantes, vale uma dose de preparação anterior. A comunicação prévia de que vai entrar em tratamento e que contará com a ajuda de todos pode ser fundamental. Inclusive, e sobretudo para os cônhuges e familiares próximos.
Evite situações estressantes - Para não precisar tanto do efeito calmante da dopamina, o ideal é evitar situações estressantes. Não entre em brigas desnecessárias, não discuta assuntos polêmicos (como falar sobre a relação com o cônjuge, por exemplo).
Alimente-se a cada duas horas – Comer alimentos com baixa quantidade de calorias como frutas e legumes a cada duas horas garante a sensação de saciedade e evita que você recorra ao cigarro para reduzir o apetite. Beber água em pequenos goles permanentemente também ajuda. 
Organize-se - Para não precisar tanto da acetilcolina, para manter a atenção e a memória: crie uma agenda com as suas tarefas importantes diárias. 
Enfrente o problema – O maior vilão do fumante é o pensamento mágico de que tudo o que sabe que faz mal não vai acontecer com ele, só com os outros. Enquanto o fumante não traduz para si tudo o que ele sabe e começa a enfrentar o problema de forma madura, nada pode ser feito. Infelizmente, a maioria das pessoas espera até que uma doença grave apareça para dar este passo. O problema é que muitas vezes este momento já é tarde. 

Visite alguns blogs que podem ajudar na decisão de parar de fumar 
ACT blog – Aliança do Controle do Tabagismo: http://blog.actbr.org.br/ 
Quero Parar de fumar: http://www.queroparardefumar.com.br/ 
Eu vou parar de fumar: http://www.euvouparardefumar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário