sexta-feira, 29 de abril de 2022

TIPOS DE MADEIRAS #tuliofuzato

Tipos de Madeira para Bateria (Madeiramento do shellpack)

Importante hoje conhecer ou pelo menos saber que dependendo da espessura, tamanho do tambor, cor, tipo de madeira, entre outros: o som, timbre, sustain (sustentação) que a batera vai emitir com certeza vai mudar.

A sonoridade de uma bateria depende do tipo de madeiramento, peles, quantidade de parafusos, canoas, afinação em si dentre outros parâmetros. 

Não adianta colocar uma pele "bala" se o corpo da bateria foi produzido com uma madeira de segunda linha. 

Então segue uma lista das principais madeiras utilizadas na construção de tambores. 

Vale ressaltar que alguns fabricantes utilizam madeiras mistas com 50% de uma madeira e 50% de outra.

Madeiras mais utilizadas:

Platano (Maple)

Marfim

Araucária (pinho e pinheiro) Sul do Brasil

Poplar

Tilia (Basswood)

Mogno

Bapeva

Cedro Rosa

Betula (Birch)

Copaiba


Madeiras Escuras x Brancas:

Segundo Dr. em Física Ardolino Sermiani: As madeiras brancas (claras) são mais leves e as escuras mais pesadas. 

Enquanto as madeiras brancas abafam o som, as escuras são mais ressonantes, como por exemplo as castanholas e os blocks que propagam o som com maior amplitude!

A maioria das baterias são construídas com madeiras brancas, pelo fato de serem mais baratas e mais fáceis de se encurvar gerando cilindros. O "punch" estalado, introduzido numa madeira branca desloca menos harmônicos e portanto produz um efeito sonoro justo, pois numa madeira escura (densa e sólida) dependendo da pele e afinação obteríamos um som escandaloso!

Enquanto todas essas madeiras, (e muitas outras; já que essas apresentadas na lista são as mais comuns) tem características próprias, muitos concordam que dois tipos de madeira misturadas se destacam por serem perfeitas no uso de baterias, tanto de estúdio quanto para apresentações ao vivo. 

Essas madeiras são o Birch e o Maple. 

Graves controlados, harmônicos sutis e doces, afinação clara e precisa sempre. 

Esses dois tipos de madeiras são consideradas perfeitas por serem ... perfeitas, o que mais poderia ser? hehehe.

O Birch conhecido mundialmente com poucos harmônicos é perfeito para gravações. Ficou muito popular na época das baterias "Recording Custom" da Yamaha, no final dos anos 80 e começo dos 90. 

Todos os bateristas renomados de Estúdio concordariam que uma Recording Custom resolveria qualquer problema sonoro em uma sessão de gravação. As peles podem ser postas em qualquer afinação: A bateria já vem pronta para tocar.

O Birch e uma madeira ligeiramente mais suave que o Maple, resultando em um som mais pesado e com menos harmônicos. 

Sobre o Maple; é uma madeira muito densa e bastante reverberante. 

O resultado dessa combinação é uma bateria brilhante, presente e perfeita tanto para gravações quanto para apresentações ao vivo!

O Mogno é uma madeira com propriedades parecidas com o Maple. Bastante denso e brilhante, porém pouco reverberante; resultando em uma bateria excessivamente brilhante e de afinação mais complicada. Ainda sim é uma madeira muito boa para baterias, ganhando em beleza, harmônicos bonitos e por ser robusta o suficiente para ser posta na estrada, em turnées.

As madeiras mais comuns nas baterias de nivel iniciante (entry Level) e intermediário, seriam o Basswood e o Poplar. 

Duas madeiras com características quase idênticas, sendo a maior diferença a característica profunda do Basswood, deixando o som da bateria grave ao ponto de um tom de 12" poder ser comparado a um surdo de 14" (dependendo da afinação)!!!

ATENÇÃO: Tenha sempre em mente que graves melodiosos e graves absurdos descontrolados não são a mesma coisa! 

O Poplar tem uma característica básica, um som limpo, controlado e com suas frequências sonoras (agudo, médio e grave) bem definidos sendo muito próximas das outras madeiras dependendo então da construção e colagem dos tambores.

NO BRASIL:

Nossas madeiras também fazem bonito, e não perdem em nada para as madeiras gringas. 

Nosso arsenal conta com as madeiras Bapeva, Araucária, Marfim, Cedro Rosa e Copaba. 

Cinco madeiras bastante utilizadas por fabricantes de baterias em nossa terra.

A Bapeva é a mais conhecida por ser utilizada nas baterias RMV Concept. Ela tem a fama de ter uma boa definição da nota fundamental, um som bem kickado, grave e chegando a ser comparado ao birch. Assim como fora dito pela RMV, a Bapeva fica entre o Birch e o Maple, sendo chamado de Brazilian Maple lá fora.  Se você procura uma bateria com o melhor do Maple e ótimas características do Birch, compre uma bateria de Bapeva.

A Araucária (do Sul do Brasil), também é muito utilizada na fabricação de algumas baterias, mas não oferece tanta sonoridade em relação aos outros tipos de madeira. A araucária é muito resistente mas muito porosa gerando harmônicos gordos porém fechados.

O Marfim também é utilizado em algumas baterias fabricadas aqui no Brasil, sendo uma das madeiras que mais se assemelha ao maple.

A Copaba é uma madeira surpreendente, em vários sentidos. A incidência de graves é controlada, e seu brilho chega a ser quase etéreo ou abstrato. É uma madeira de utilização específica, gigs de baixo volume e timbres complexos com poucos harmônicos.

O Cedro Rosa foi empregado recentemente como opção à falta de outras madeiras na linha de baterias Classic Wood Exotic da Adah. Com resultados surpreendentes na sonoridade de todos os tambores em geral.

E finalmente dependendo do seu estilo de tocar, escolha sua bateria com sabedoria.  Pesquise sobre a madeira empregada no drumkit que você vai possuir. Afinal, é o seu som!  Tenha total controle e certeza do que você precisa para tirar um bom som do seu instrumento.  A bateria vai muito além de tocar a baqueta na pele e fazer "TÁ --- TUM". 

Lembrem-se disso.

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