quarta-feira, 7 de abril de 2021

Fire Ballet

Soberbamente trabalhada, joia do rock progressivo carregado de mellotron / moog dos anos 70 com grande expressionismo artístico e interação instrumental completa. "Night On Bald Mountain" foi produzida por Ian McDonald do KING CRIMSON, que também contribuiu com um pouco de sax no álbum. A musicalidade neste álbum é simplesmente incrível, com uma das interações mais deliciosas que você já ouviu. O número de abertura 'Les Cathedrales' está absolutamente com o mesmo brilho do primeiro GENESIS, com a mais cativante e delicada das melodias. Esta banda de cinco membros incorpora uma instrumentação musical maravilhosa, incluindo xilofone, glockenspiel, campanário chinês, gongo, címbalos de dedo, sinos tubulares, triângulo, órgão de hammond, órgão de tubos, celeste, mellotron, moog, pedais Taurus e os favoritos de todos ... dispositivos eletrônicos . Os vocais são muito bem feitos com ótimas letras também. "Night On Bald Mountain" contém 2 faixas épicas e algumas faixas mais curtas, mas bem compostas. Esta é uma das joias da história do progrock nos EUA. A banda contou com Jim Como (vocais, bateria, percussão), Bryan Howe (Hammond - e órgão de tubos, celeste e vocais), Ryche Chlanda (guitarras elétricas e acústicas, dispositivos eletrônicos e vocais), Frank Petto (piano, piano elétrico, Sintetizador ARP 2600, Mellotron, cordas eletrônicas, sequenciador digital Oberheim DS-2 e vocais) e Martyn Biling (baixo, guitarra de 12 cordas, pedais de baixo Moog Taurus). "Night on Bald Mountain" foi lançado em 75 e produzido por Ian McDonald (KING CRIMSON). Parece um ensopado de progrock muito saboroso com elementos de GENESIS, GENTLE GIANT e YES. O muito decepcionante segundo LP (1976) e intitulado "Dois, dois ...", nenhuma surpresa que acabou por ser o canto do cisne. O álbum de estreia “Night on Bald Mountain” de 1975 é uma beleza um pouco desconhecido, outras bandas de rock progressivo dos EUA NETHERWORLD e LIFT receberam muito mais atenção dos fãs de prog. em todo o mundo. As doze composições (incluindo sete faixas bônus, “All Killers, No Fillers” diria Greg Walker do Syn-Phonic) contêm música alternada e cativante com fortes ecos do início de GENESIS e também GENTLE GIANT e YES. Mas muitas voltas e reviravoltas dão à música uma abordagem original, incluindo arranjos emocionantes de compositores clássicos (MUSSORGSKY e DEBUSSY). O cantor soa poderoso e tem uma ampla gama, os teclados "vintage" são muito exuberantes com solos de sintetizador espetaculares e o trabalho de guitarra tem uma bela tradição sinfônica de 24 quilates. O destaque neste CD esplêndido é a faixa-título épica (quase 20 minutos): mudanças maravilhosas de clima, grandes intervalos, órgão de tubos impressionante (evocando “Close to the Edge” de YES) e belo trabalho de guitarra como HACKETT. Também vale a pena mencionar a contribuição de Ian McDonald para este álbum, ele toca flauta em duas faixas e saxofone em duas faixas, seu som é muito distinto. Altamente recomendado! (progarquivos).

MEMBROS:

Jim Cuomo - vocais principais, bateria

Brian Hough - teclas, órgão, voz

Ryche Chlanda - Guitarras, vocais

Frank Petto - teclas, sequenciador e voz

Martyn Biling - baixo, violão de 12 cordas

Ian McDonald - flauta, saxofone

FAIXAS:

01. Les Cathédrales — 10:20

02. Centurion (Tales Of Fireball Kids) — 4:49

03. The Fireballet — 5:17

04. Atmospheres — 3:41

Night On Bald Mountain (5-9):

05. Night On Bald Mountain - 2:21

06. Night-Tale - 6:28

07. The Engulfed Cathedrale - 4:39

08. Night-Tale (Reprise) - 2:34

09.. Night On Bald Mountain (Finale) - 2:47

Link 

https://www.youtube.com/watch?v=k5j2iosGa1E








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