quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Syd Barret hoje

Há 76 anos, em 6 de janeiro de 1946, nascia Roger Keith Barrett, fundador do Pink Floyd e líder criativo do grupo em seus primeiros anos. (1965 / 1968)

Barrett nasceu em Cambridge, Inglaterra, como quarto de cinco filhos de uma família de classe média. Durante a infância, teve um ukelele, um banjo e finalmente um violão, além de tocar piano ocasionalmente, embora preferisse escrever e desenhar. Nessa mesma época, recebeu o apelido de "Syd" e conheceu o colega de escola Roger Waters, de quem tornou-se amigo.

Aos 15 anos, Barrett comprou sua primeira guitarra elétrica e construiu seu próprio amplificador. Um mês antes de completar 16, no entanto, seu pai faleceu devido a um câncer, de modo que a mãe de Barrett o incentivou a expressar-se com a banda que formara, a Geoff Mott And The Mottoes, como forma de aliviar sua dor. Seu amigo Roger Waters costumava assistir seus shows, mas logo o grupo se desfez.

Em setembro de 1962, Barrett ocupou um lugar no departamento de arte da Cambridge Technical College, onde conheceu David Gilmour. No fim daquele ano e no início de 1963, os Beatles causaram impacto em Barrett, e ele começou a tocar músicas do Fab Four em festas e piqueniques. Em 1963, Barrett se tornou fã dos Rolling Stones e, com a então namorada Libby Gausden, assistiu-os se apresentarem em um salão de Cambridgeshire.

Nesse ponto, Barrett começou a escrever músicas, e ele e Gilmour ocasionalmente faziam shows acústicos juntos. Barrett tocou baixo com o Without Without em meados de 1963 e baixo e guitarra com The Hollerin 'Blues no próximo verão. Em 1964, Barrett e a namorada Gausden viram Bob Dylan se apresentar. Após esta performance, Syd decidiu candiatar-se à Camberwell College of Arts em Londres, matriculando-se na faculdade no verão de 1964 para estudar pintura.

A partir daquele ano, Barrett teve sua primeira viagem em LSD junto ao colega e futuro designer gráfico Storm Thorgerson e fundou, com alguns amigos, a banda que se tornaria o Pink Floyd, já em 1965. Enquanto mudava diversas vezes de nome, o grupo iniciou suas atividades tocando versões cover de músicas americanas de R&B, mas logo desenvolveram um estilo próprio de rock n' roll baseando-se nos improvisos do jazz, conseguindo notoriedade na cena local em 1966.

Em pouco tempo, Syd Barrett tornou-se o principal compositor do Pink Floyd, além de cantar e tocar guitarra. Uma versão de 16 minutos de "Insterstellar Overdrive" foi registrada como trilha sonora de um filme amador sobre a cena londrina e, em 1967, o grupo assina contrato para a gravação de um álbum com a EMI Records. Os singles promocionais "Arnold Layne" e "See Emily Play", ambos escritos e cantados por Barrett, atingiram o #20 e o #6 nas paradas musicais inglesas, respectivamente.

O álbum debute, The Piper At The Gates Of Dawn, foi gravado entre o fim do inverno e o verão de 1967, sendo finalmente lançado em agosto daquele ano. O trabalho impressionou pelo pioneirismo tanto na sonoridade incomum do registro, repleta de improvisos, mudanças de andamento e poesias alucinadas de Barrett, quando pela produção, carregada de efeitos sonoros que enalteciam as composições da banda -- que também traziam uso inovador de técnicas de guitarra, como dissonância, distorção, feedback, looping.

Até o final de 1967 e o início de 1968, Barrett tornou-se cada vez mais irregular, em parte como conseqüência do uso intenso de drogas psicodélicas, como o LSD. Também há especulações de que ele sofria de esquizofrenia. Uma vez descrito como alegre, amigável e extrovertido, tornou-se cada vez mais deprimido e socialmente retraído, e experimentou alucinações, fala desorganizada, lapsos de memória, mudanças de humor intensas e períodos de catatonia. Uma das características marcantes de sua mudança foi o desenvolvimento de um olhar vazio e de olhos mortos. Fisionomia estática, congelada!

O comportamento de Barrett evidentemente afetou as relações entre a banda. Em algumas performances, Syd simplesmente parava de tocar ou cantar e chegava a abandonar o palco. Durante a turnê do Pink Floyd no Reino Unido com Jimi Hendrix, em novembro de 1967, o guitarrista David O'List, do The Nice, substituiu Barrett em várias ocasiões, quando ele não conseguiu se apresentar ou não apareceu. Em algum momento do Natal, David Gilmour, colega de Barrett, foi convidado a ingressar na banda como segundo guitarrista a fazer cover de Barrett, com a ideia de manter uma formação de cinco membros da banda. Em alguns shows, Gilmour tocou e cantou enquanto Barrett passeava pelo palco, ocasionalmente se juntando à apresentação.

Em 1968, o Pink Floyd registrou um álbum como quinteto, A Saucerful Of Secrets, no qual as contribuições de Barrett tornaram-se mínimas, cantando somente a última faixa do trabalho (Jugband Blues). Em 6 de abril daquele ano, o grupo anunciou oficialmente a saída de Syd Barrett.

Depois de deixar o Pink Floyd, Barrett ficou fora dos olhos do público por um ano. Então, em 1969, a pedido da EMI e da Harvest Records, ele embarcou em uma breve carreira solo, lançando dois álbuns, The Madcap Laughs e Barrett, ambos de 1970. Os ex-colegas Roger Waters e David Gilmour ajudaram Barrett a trabalhar nos registros. Em 1974, morando em Londres, o músico chegou a registrar canções para um terceiro álbum solo, mas o projeto não foi pra frente. Pouco tempo depois, houve tentativas de empregar Syd como produtor musical, mas sem resultado.

Em 1978, quando o dinheiro de Barrett acabou, ele voltou para Cambridge para morar com sua mãe. Até sua morte, Barrett recebeu royalties de seu trabalho autoral com o Pink Floyd de cada compilação, álbum ao vivo ou single que trouxe alguma renda de suas músicas. Gilmour disse: "Eu garanti que o dinheiro chegasse a ele". Em 1996, Barrett foi introduzido ao Hall da Fama do Rock and Roll como membro do Pink Floyd, mas não compareceu à cerimônia.

Syd Barrett morreu em casa, em Cambridge, em 7 de julho de 2006, com 60 anos, vítima de câncer no pâncreas. Ele foi cremado, com suas cinzas distribuídas para familiares ou amigos. À ocasião de seu falecimento, David Gilmour declarou: "Sua carreira foi dolorosamente curta, mas ele tocou mais pessoas do que ele jamais poderia conhecer."

https://www.youtube.com/watch?v=MwTV23pBm_U






Nenhum comentário:

Postar um comentário