quinta-feira, 14 de novembro de 2019

CREFISA VERSUS INSS

A CADA HORA É UMA MERDA MAIOR QUE A OUTRA!!!
Pela primeira vez na vida deste BraziU, uma FINANCEIRA será a instituição pagadora dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio de Janeiro. 
Isso mesmo!!! A Crefisa foi a vencedora do leilão da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas na capital e interior do estado, além de outros lotes no país, como São Paulo (capital), Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí e Região Norte. 
Mas a forma como vão funcionar as operações em uma instituição que não é um banco convencional ainda é incerta.
Além de pagar os benefícios, os bancos que venceram o pregão terão que cumprir outras obrigações, como a realização da prova de vida e a notificação dos beneficiários em caso de suspeita de irregularidades, por exemplo. 
O problema é que a Crefisa tem poucas agências, em comparação a um banco, e nesses locais não existem caixas eletrônicos nem seguranças ou portas giratórias.
Procurada, a Crefisa não respondeu quantas agências tem no estado do Rio, nem se pretende ampliar o número de postos de atendimento.
Patricia Cardoso, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, afirmou que a escolha da financeira causou "estranheza".
— O que me causou estranheza foi o fato de Crefisa, BMG e Agibank terem ganhado a licitação, se não têm agência de varejo. 
São instituições financeiras em que as pessoas entram para fazer contratos de empréstimo. Acho muito complicado — disse.
Entre as responsabilidades das empresas ganhadoras do leilão, de acordo com o contrato, está oferecer a possibilidade de saque do valor do benefício e a emissão da declaração de rendimentos para o Imposto de Renda (IR), além do Demonstrativo de Crédito de Benefício, no terminal de autoatendimento, gratuitamente, a qualquer tempo.
A Crefisa não informou como serão feitos os saques, já que as agências não têm caixa eletrônico.
O contrato não deixa claro, porém, se haverá exigência para que as instituições financeiras se adequem, aumentando o número de agências, por exemplo.
— Nunca imaginei que uma FINANCEIRA ganhasse a folha dos aposentados e pensionistas. 
Vai ser um problema muito sério. Como as pessoas vão fazer para receber seu salário? 
Normalmente, as pessoas sacam o dinheiro na agência, fazem prova de vida na agência — disse Yedda Gaspar, presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj).
A entrada das novas instituições pagadoras não afeta os contratos em vigor, que permanecem firmados com as instituições vencedoras dos pregões anteriores. Ou seja, para quem já é segurado do INSS, não haverá mudanças.
Crédito pessoal é quase dez vezes mais caro!!!
Um outro problema é o crédito consignado, modalidade mais procurada pelos aposentados e pensionistas, e que não é oferecido pela Crefisa. A financeira oferece um produto similar, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), cuja forma de pagamento é o débito em conta.
Os juros, porém, são absurdamente mais altos do que os do consignado. 
A Crefisa cobra 21,68% ao mês pelo crédito (953,32% ao ano), segundo dados do Banco Central (BC).
Para se ter uma ideia, na modalidade consignado para INSS, os bancos cobram entre 1,44% e 2,11% ao mês (18,66% a 28,53% ao ano), considerando a mais barata e a mais cara, ainda de acordo com o ranking do BC.
O INSS também foi procurado, mas não se manifestou.
Céus? estamos sendo roubados!!!
FONTE: https://extra.globo.com/noticias/economia/poucas-agencias-juros-altos-escolha-de-financeira-para-pagamento-da-folha-do-inss-no-rio-gera-incertezas-24079837.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário