quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Hitler, PT e Bolsonaro

Exelente TEXTO de Ivan Goffi: 

Para quem gosta de pensar em Bolsonaro como um ditador, peço 2 minutos de atenção:

Hitler era um mero Cabo do exército, de origem humilde, nascido na insignificante Baviera, que passou fome na infância e ascendeu por força de seus discursos raivosos contra os opressores e os intelectuais. Ele provocou uma onda de nacionalismo (aliás, NAZISMO é a contração de NACIONAL SOCIALISMO, em alemão). O perfil de Hitler é o mesmo, em verdade, do mero retirante nordestino, de origem humilde, nascido no insignificante sertão pernambucano, que passou fome na infância e ascendeu por força de seus discursos raivosos contra os opressores e os intelectuais. Igualzinho em genero, numero e grau.

Hitler pregava a divisão; igualzinho ao que fez o petismo. Hitler colocava a culpa na elite intelectual e economica, igualzinho ao petismo. Hitler provocou uma onda de nacionalismo, igualzinho ao petismo (ou já se esqueceu do “sou brasileiro e não desisto nunca”??). Hitler formou uma milícia que durante anos lhe deu apoio violento nas manifestações (os camisas marrons, que eram sua tropa de assalto, abreviada por SA em alemão); Lula defendeu publicamente o “exército do Stedile”, seus camisas vermelhas, para colocar fogo no Brasil (caso ele fosse preso). As SA e SS tinham liberdade de ação violenta para defender seu governo; o violento MST e MTST foi declarado por Lula como mero “movimento social” e proibiu a polícia de intervir. Hitler criou um cenário onde ele era o centro único das soluções e seu partido virou uma seita de seguidores fanáticos; Lula fez o mesmo, a ponto de se identificar como um Deus (aliás, como Hitler se identificava). Hitler dizia que era papel da Alemanha conduzir a uma nova ordem social; este é o discurso de Lula. Para tomar o poder, Hitler sitiou o governo de Hindenburg através do caos para exigir ser nomeado chanceler em 1933, exatamente o que tentou fazer Lula no governo Dilma em 2016 (chefe da casa civil no Brasil = chanceler na alemanha). Assim, se um Ciro ou Haddad ganherem, é o que vai acontecer tão logo Toffoli libere a pauta da prisão em 2ª instancia e coloque Lula de volta às ruas. 

Repare, então, que quem difunde essas ideias tolas de comparar Bolsonaro a Hitler ou chamar Bolsonaro de ditador não tem a menor noção do tamanho da asneira que fala e do quanto contraria o que a história deixou de legado. A exemplo do que ocorreu na Alemanha, estamos repetindo o mesmo erro ao não identificar, no movimento de esquerda (nacional socialismo=nazismo), o comportamento popular que levou a Alemanha ao caos e à destruição. 

No mais, Bolsonaro não quer atacar minoria nenhuma, peloamordedeus. Quer exatamente o contrário, que se pare com essa divisão tola de classes, de tribos, de facções, pois é isso que está nos levando à destruição como povo, como nação, exata e contraditoriamente como é pregado por aqueles que gostam de critica-lo.

Antes de repetir-se a papagaiada, estudar talvez seja uma boa solução aos problemas de nosso país. 
Resolveremos passado e futuro numa só tacada, inclusive. 
(Ivan Goffi - Bauru - SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário