Projeto de 1937 Pedal de Bumbo SPEED KING desenvolvido por William F. Ludwig
O nome de MKT é: TWIM SPRINGS SPEED KING Drum Pedal
Esse foi seu nome original, e diz tudo.
Inovando com o sistema de duas molas, deixava o pedal mais arisco e permitia os bateristas alcançarem velocidades ainda não tocadas na época.
Seu sistema era simples e cada mola ficava dentro de um poste ôco e ao ser pressionada a sapata o eixo fazia a pressão nas molas!
Um rolamento em cada poste as empurrava!
Era super resistente e seu funcionamento impecável.
Exceto por alguns probleminhas, o ar podia vazar da câmara da mola e o pedal perdia seu efeito, ou o lubrificante às vezes poderia vazar, e o pedal poderia ficar barulhento e às vezes travar.
Não havia muitas regulagens como nos Pedais de 1980 pra cá mas ....
hoje há nas lojas uma reedição deste maravilhoso Pedal Fóssil Vivo e talvez com todos esses problemas resolvidos.
FONTE: Clube do Baterista
Mais da minha pesquisa!
Qualquer baterista já ouviu falar dessa marca, ou, ao menos, já ouviu esta marca, principalmente se é um Fã de Rock.
A história do rock'n roll foi escrita, em grande parte, usando-se Ludwigs. Grande parte das grandes bandas, dos grandes expoentes em todas as vertentes do rock'n roll fazem, ou pelo menos, fizeram em parte de sua história, grandes álbuns e turnes usando baterias Ludwig.
Ludwig & Musser é uma empresa fabricante de baterias, ferragens, instrumentos de percussão e acessórios associada da empresa Conn-Selmer Inc., uma divisão da empresa Steinway and Sons.
O primeiro produto fabricado pelos irmãos Ludwig, William F. e Theobaldner foi um pedal de bumbo, (SPEED MASTER LUDWIG) construído no primeiro armazém da empresa, na cidade de Chicago, Illinois em 1915. O próximo projeto foi um tímpano com acionamento hidráulico e em 1916 inventaram um sistema de molas para os tímpanos, que é a base do atual pedal de ação balançado para tímpano.
A produção foi expandida para outros intrumentos, como banjos, caixas de diferentes metais e madeiras, e também tons, surdos e bumbos.
Durante a grande crise de 1930 a empresa foi forçada a se incorporar com a C.G. Conn Company. William F. Ludwig, que não gostava de sua falta de envolvimento com o projeto e fabricação dos instrumentos após a fusão, deixou a empresa em 1936. Ele abriu sua própria empresa, a W.F.L. Drum Company, em 1937.
O primeiro produto da W.F.L. foi o pedal Speed King, um produto que, diga-se de passagem, é fabricado pela Ludwig até hoje.
Em 1955, a divisão da Ludwig foi comprada novamente da Conn e renomeada para Ludwig Drum Company.
Em 1966, a Ludwig comprou a Musser Marimba Company, que produzia mallets e instrumentos de percussão como marimbas, sinos, entre outros.
Em 1973, William F. Ludwig morreu, sendo sucedido por seu filho William F. Ludwig Bradfield Jr., e com ele no comando as indústrias Ludwig foram vendidas para a Selmer Company, em 1981.
Hoje, as baterias Ludwig são produzidas em Monroe, na Carolina do Norte, e os tímpanos, mallets e outros instrumentos de percussão em La Grange Park, Illinois U.S.A.
Algumas bandas e bateristas famosos por usarem Ludwig:
Alex Van Halen (Van Halen)
John Bonham (Led Zeppelin)
Ian Paice (Deep Purple)
Ginger Baker (Cream)
Ringo Starr (The Beatles)
Mitch Mitchell (The Jimi Hendrix Experience)
Carl Palmer (Emerson, Lake & Palmer)
Charlie Watts (Rolling Stones)
Neil Peart (Rush)
Eric Carr (KISS)
Nick Mason (Pink Floyd)
Roger Taylor (Queen)
Alan White (Yes)
entre muitos outros ...
Seguem as principais e mais clássicas linhas da Ludwig (da mais top para a mais inferior - de acordo com a classificação da empresa):
LEGACY SERIES
São vários os modelos.
Há a Legacy Exotic, que são baterias feitas com madeiras exóticas como a sumaúma entre outras, vendidas em set-ups prontos, sem muitas opções de customização.
Há a Liverpool 4, que é a bateria usada por Ringo Starr, feita com uma combinação de maple/poplar/maple.
E há a Legacy Classic, que seria basicamente a Classic Maple mas com cascos no estilo vintage, compostos de maple/poplar/maple e com anel de reforço.
STAINLESS STEEL
Kits em aço inox, isso mesmo, cascos de aço. Introduzidos na década de 70 ficaram famosos nas mãos de John Bonham, e são vendidos em dois kits básicos, um com um tom, um surdo, bumbo e caixa, e outro com dois tons, dois surdos, bumbo e caixa.
CLASSIC MAPLE
Como o próprio nome já diz, essa é a linha mais clássica da Ludwig. Totalmente custom, você escolhe acabamento, medidas, tipo de canoas, de sistema de suspensão, pés de bumbo, enfim, uma custom como deve ser. A maioria das Ludwigs que vemos por aí, seja nas mãos de grandes bateristas ou não, são dessa linha.
VISTALITE
As famosas baterias de acrílico da Ludwig, também ficaram famosas nas mãos de Bonham. Introduzidas em 1972, estão em produção até hoje. Chamam a atenção pelo visual e pelo som com incrível volume. Essa linha é custom na escolha das medidas, mas não há tantas opções de medidas como na linha Classic Maple.
KEYSTONE SERIES
Baterias com som mais controlado, compostas de maple e red oak, acabamento e ferragens semelhantes às classic maple
EPIC X-OVER
Trazem de volta as madeiras originais das primeiras Ludwig, mas com as madeiras mescladas de maneira diferente, com combinações como walnut próxima da batedeira, maple no meio e walnut na pele de resposta. Ou folhas de poplar prensadas com walnut dos dois lados.
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Abaixo 1915 Ludwig Speed Master o precursor do TWIM SPRINGs SPEED KING Drum Pedal de 1937.
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