Há algum tempo vinha pesquisando como melhorar a qualidade de áudio das gravações. Mas sempre era remetido à questão do alto custo das mesas de som profissionais.
Pela falta de informações em português decidi então fazer este post para que todos os recrutas do nosso blog pudessem aprender sobre mais esta opção.
Foi então que meu irmão, que trabalha com áudio a vários anos, me indicou uma solução um pouco mais viável, a Fast Track Ultra produzida pela M-Áudio.
A Fast Track nada mais é do que uma placa de som externa (Windows e MAC). Mas com duas grandes vantagens, funciona via USB e ainda envia todos os canais de áudio separados para o computador. Isso mesmo, canais separados. Simplificando e muito a captação e edição.
Após mais algumas pesquisas decidi pela aquisição da mesma. Que ao chegar me surpreendeu pela estética, praticidade, pouco peso e uma phanton power interna. Quem tem microfones condensados sabe que sem isso os mesmos não funcionam. Poder carregar um equipamento leve que substitui uma mesa de som, uma phantom power e um monte de cabos? Com certeza fiquei feliz por diminuir o peso na mochila.
Mas vamos ao que interessa.
O modelo em questão, a FAST TRACK ULTRA tem 8 canais, sendo 4 canais diretos para microfones, 2 canais para conexão P10 como entradas de linha, e 2 canais digitais (MIDI).
Logo na parte frontal dela podemos ver que 2 entradas CANON que também funcionam com os comuns P10. Temos 4 controles de volume para estes mesmos, além de saída para 2 fones, estes também com controles independentes de volume.
Em sua traseira temos todas as entradas (via P10), além de um link para efeitos, a saída e entrada MIDI, o botão de on/off da phantom power e mais um da própria placa.
A FAST TRACK, por ser uma placa de áudio externa substitui a placa interna, então mesmo se sua placa for “onboard” não se preocupe, pois você substituirá todas as configurações de áudio do seu computador por ela. Sendo que agora o seu áudio terá uma qualidade muito superior.
Entrar com os canais separados a princípio parece difícil, mas lembre-se que será obrigatório ter um programa de edição “multipista”, ou seja, que trabalhe com vários canais simultaneamente. Dos softwares que testei os melhores foram o Pro-Tools (este é o photoshop dos programas de áudio), o Adacity (de uso livre) e o Vegas. Atualmente uso o Vegas para fazer a captura e o Soundbooth para edição. Uma detalhe importante que me chamou a atenção é que junto aos drivers vem um programa que funciona como uma mesa de som virtual. Onde nela você determina os volumes e efeitos, caso algum efeito externo esteja ligado.
Dependendo do programa escolhido pode-se até mesmo colocar efeitos e equalizar em tempo real, cada canal em separado. Para quem grava podcast ou mesmo usa o sistema, digamos “profissionalmente” é uma enorme vantagem.
Então se você precisa editar vários microfones ou instrumentos, nada melhor do que tê-los separadamente para edição.
A FAST TRACK ULTRA é uma feliz aquisição, independente do uso mais “caseiro” ou profissional.
Então se estão pensando em melhorar sua qualidade de som, compre uma FAST TRACK, que substitui a contento as mesas de som convencionais. Há também no mercado mesas de som que enviam os canais separados para o computador, mas elas são muito mais caras que este pequeno e leve aparelho.
Eu vou aposentar minha mesa de som. Mas lembre-se, existem alguns casos em que uma mesa de som não pode ser substituída, já que a FAST TRACK exige um computador para realizar a equalização dos canais, coisa que uma mesa de som faz de maneira louvável, por mais simples que ela seja.
Um detalhe curioso, o tão aclamado programa Pro-Tools, até sua penúltima versão 8, só funcionava com este tipo de interface (tanto a fast track quanto as placas multipista internas). A partir de sua última versão 9, abriram para que mesmo sem ter uma interface conectada o programa funcionasse para edição e captura.
Existem no mercado placas (internas) de áudio com captura multipista, que fazem o mesmo que uma FAST TRACK, por um preço menor. Mas minha escolha foi baseada na opção de poder utilizar qualquer tipo de computador a qualquer momento, bastando instalar os drivers.
Para mais informações sobre este produto visite o site do fabricante http://www.m-audio.com/products/en_au/FastTrackUltra.html .
Características técnicas:
– USB 2.0
– 8x8 canais
– Resolução de até 24Bits em 96kHz
– DSP interno com Tecnologia MX Core
Processamento de efeitos digitais com parâmetros programáveis.– USB 2.0
– 8x8 canais
– Resolução de até 24Bits em 96kHz
– DSP interno com Tecnologia MX Core
Opções flexíveis para endereçamento de canais.
Ampliação 1da interface do mixer virtual em até 16 x 8
- 4 pré-amplificadores com a tecnologia premiada Octane da M-Audio
– 2 entradas para microfone com conectores Combo XLR/P10
– 2 entradas para microfone com conectores XLR
– Pad de atenuação de –20dB em cada knob de pré-amplificador
– Indicadores LED de sinal e pico
– Alimentação Phantom Power de +48V
– 6 entradas de linha balanceadas com conectores P10 TRS
– 6 saídas analógicas balanceadas com conectores P10 TRS
– 2 inserts analógicos com conectores P10 TRS
– 1 entrada e saída estéreo digital S/PDIF com conector RCA
– Entrada e saída MIDI com conector Dim 5 pinos
– 2 saídas de fones de ouvido independentes com conectores P10 e controles individuais de volume
– Alimentação através de bus USB*
Compatibilidade:
ASIO 2.0, WDM, MME e Core Audio
*A alimentação através do bus USB habilita os canais analógicos 1 e 2, as entradas e saídas S/PDIF e a saída de fones de ouvido 1; Para funcionamento de todas as conexões lógicas é necessário o uso da fonte inclusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário