segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PAISTE 2002 A LENDA!!!



por Douglas Trigo

Paiste 2002 é uma das marcas mais bem sucedidas juntamente com outros que sabemos.

A série 2002 ajudou a definir o som e a música de gerações de Bateristas. Para eles, a série 2002 é uma histórica e lendária peça de música.

O 2002 é um tanto quanto comemorativo címbalo, ícone da cultura musical, uma vez que está em curso uma missão: os repetidos esforços para encontrar novas qualidades sonoras numa liga de bronze pioneira.

O início do 2002 e do seu antecessor Giant Beat, estão intimamente relacionados com a fase inicial do Rock. A história começa no início dos anos 60, com a descoberta de uma nova liga de bronze. Até a década de 50, a Paiste utilizava principalmente a liga de níquel-prata para pratos. A empresa desenvolve, em seguida, a Fórmula 602 em finais dos anos 50 a partir da tradicional 20% bronze, uma linha de címbalos enraizada no jazz e rock acústico que apresenta um som "fresco, rico, sofisticado com carácter" e deu à Paiste sua primeira onda de notoriedade internacional . No entanto, surgem as experiências com a liga de bronze CuSn8, e os pioneiros pratos com liga CuSn8 em 1963. Os B8.

Ao mesmo tempo, o mundo enfrenta a rápida expansão da música Rock, que surge intensamente a partir das bases de Blues, Folk, Country e Rock'n'Roll com bandas como os Rolling Stones, Yardbirds, Animals, Beatles, Kinks e o The Who a tomar conta do palco. O som que geram electrificado é inovador. A música popular, simplesmente, tornou-se forte e irreverente. AMPLIFICADA!!!

A nova liga de bronze em que a Paiste tem trabalhado tornou-se perfeita para o novo sonoro amplificado com o seu volume e suas frequências. Em 1967 a Paiste lança os pratos Giant Beat, que são caracterizadas pelo seu "calor, força e brilho", como os bateristas não haviam conhecido antes. Bateristas chave como, Keith Moon, John Bonham, Nick Mason e Carl Palmer imediatamente abraçaram os novos pratos e prosperaram com o seu som revolucionário.

Por alturas do lançamento do Giant Beat, o Rock explode em inúmeras variedades. Ramifica-se em Blues, Folk e Neoclássico Revivalista e Psicadélico, com artistas como Pink Floyd, The Grateful Dead, Jimi Hendrix, Cream e Fleetwood Mac adicionando a diversidade do gênero. Emerson Lake & Palmer, Yes, Genesis, King Crimson e Jethro Tull assumem ambiciosa e estilisticamente diversas direções e produzem O Rock Progressivo. Ao mesmo tempo, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath levam o Rock a tomar novos níveis de energia e criam o Hard Rock. Outros grandes fatores musicais são os gigantes do Jazz como Miles Davis, Tony Williams e Weather Report, que teimam em prosseguir com determinação na eletrificação do Jazz.

Isto incita a Paiste a trabalhar em novos pratos para coincidir com a revolucionária mistura de eletrificação, volume e sofisticação. A fusão dos princípios do design sofisticado e das qualidades da Fórmula 602 e da energia e brilho do Giant Beat, juntamente com o bronze CuSn8, provaram ser a fórmula mágica para mistura, e a linha 2002 é inaugurada em 1971. A maioria dos grandes bateristas do Rock debandou para os novos pratos que tornaram parte do seu som. Bateristas como John Bonham, com o seu trovejante poder e estilo inovador, ou Carl Palmer com a sua deslumbrante velocidade e percussão técnica, e Ian Paice com seu crispado, apertado e poderoso estilo inspirado, trazem o melhor em pratos 2002 nos seus kits: (Rides de 20,22 e 24, Crashes 18,20, China 18,20, Hi-Hat 14 e 15, splash 10).

Durante toda a década de 70, a popularidade do Rock explode, chama cada vez mais grandes multidões, e abraça influências de Folk, Roots e Jazz. Dois acontecimentos da última década de 70 destacam-se e vão ter uma influência principal sobre o trabalho com pratos na Paiste. O primeiro é o crescimento explosivo do Rock no seu sub-genero, Heavy Metal, tendo como pioneiros, Judas Priest, Motorhead, Iron Maiden, AC/DC e Van Halen. O segundo é o advento da contra-cultura Punk liderada pelos Ramones, Sex Pistols, The Damned e The Clash. Apesar de ideologicamente distintos como ambos os estilos podem ser, ambos se caracterizam pelo extremo volume, velocidade e distorção mid-range. A resposta da Paiste é a criação dos pratos Rude, cuja energia e potência provém de matérias-primas, da técnica "hand hammered" e de uma espessura uniforme, o seu design e, naturalmente, o bronze CuSn8. Bateristas de Punk e Metal como Rat Scabies, Marky Ramone, Alex Van Halen e Bobby Rondinelli têm o prazer de saudar os pratos Rude e adicioná-los aos seus arsenais.

À medida que a música Rock entra na década de 80, a explorar as fronteiras estilísticas do Punk e New Wave, dois bateristas de usuários de 2002/Rude destacam-se, tanto em termos de sucesso como influência estilística: Stewart Copeland com seu intrincado e texturizado trabalho no contexto do The Police na sua inspirada mistura de punk-reggae, e Larry Mullen Jr. com o seu estilo instintivo no U2, a banda que fazia a ponte simplista entre a veemência do punk rock, com recurso a massificação do pop.

O Metal, Punk e Hardcore continuaram a desenvolver sua variedade estilística ao longo da década e impulsionaram a Paiste mais além. Bateristas, como Dave Lombardo, Charlie Benante, Tico Torres e Scott Travis provaram que os seus pratos Rude e 2002 fortemente se mantêm sob os impiedosos e poderosos estilos tocados por eles.

Em 1986, é lançado o Paiste 3000, que o sucesso avançou pelo som 2002, baseado em tendências musicais da década de 1980. Para o final dos anos 1980 é a Fórmula 602 que começa a perder a sua relevância no contexto musical daquela década. Ambas as séries são rapidamente "ensombradas" pelo desenvolvimento inovador da série Signature no final dos anos 80, em que a Paiste utilizou especificamente para desenvolvimento da sua própria liga de bronze e estabelece um novo padrão avançado para o seu som. A produção da Fórmula 602 é interrompida logo depois. Em 1994, é decidida a fusão dos Paiste Rude e 3000 em modelos selecionados numa série expandida de 2002.

Os anos 90 vêm definitivamente revigorar o rock e atribuir-lhe novos rumos. A década começa com o desenvolvimento da Música Alternativa que rapidamente se transforma em Grunge. O Rock traz elementos de Roots e Country, Folk e Soul e vem colorir-se, nas suas muitas variedades e sub-infusões com elementos de Hardcore, Punk, Pop, Ska, Baladas Jazz. O Metal respira novos sub-estilos e no processo incorpora elementos progressistas, minimalismo e Punk, mesmo Funk e Rap. O Metal então é refinado com seu lado negro com o Black Metal, Doom Metal, Gothic Metal, etc...

O que é significativo em toda esta variedade estonteante, de explosão de estilos e de integração subjacente é a capacidade técnica e estilisticamente ampla da formação dos músicos da época, em geral, e os bateristas, em particular, que forneceram um magnífico manancial de conhecimentos ao Rock, testando exaustivamente certos modelos e linhas de pratos que ficaram marcados para sempre na História da Música.

Certamente, os bateristas da década de 90 foram bem servidos pela seleção dos 2002, Rude e Signature à sua disposição. A satisfação da Paiste, baseia-se em incluir nessas condições, em estilos tão variados como o Rock Progressivo, Grunge, Hardcore, Punk, Metal e Roots, entre outros, bateristas tão conceituados como Danny Carey, Jordan Burns, David Silveria, Aaron Montgomery, Joey Jordison, John Dolmayan e Aquiles Priester. A Paiste no entanto reconhece a enorme evolução musical da década e, mais uma vez, define a criação de novos pratos a partir da experimentada e verdadeira liga de bronze CuSn8.

Durante a década de 90, a Paiste desenvolve a linha Tradicionals com um som, "escuro, complexo e musical", pratos "vintage" que reproduzem fielmente o Jazz, Blues e Big Band de 1940 através da década de 60. Para criar novos pratos com base na evolução musical dos anos 90, a Paiste usa no design os princípios das séries Signature e Tradicionals e aplica-os na confiada liga de bronze CuSn8. Em 1999, lança os novos pratos Paiste sob o nome Dimensions e retorna à linha 2002 com uma pequena linha de modelos clássicos. Ao mesmo tempo, relança os pratos Rude sob o nome original. Os Dimensions facilmente se tornaram para muitos artistas/Paiste, de topo do Rock, parte dos seus kits. Em 2003, a Paiste acrescenta um significativo conjunto de modelos para os Dimensions.

A música Rock tem empreendido uma enorme variedade estilística de exploração durante mais de três décadas. No final da década de 90 e início dos 2000, retornou para a exploração da dinâmica de texturas e das suas origens, que coincidem com a época do lançamento do 2002. Como o ressurgimento da popularidade da 2002 eclipsa a aclamação da crítica para os Dimensions, a Paiste é obrigada a reconhecer de uma vez por todas a tremenda resistência dos 2002 no contexto da música Rock e no tempo!

Em 2005, a Paiste, portanto, mais uma vez faz com que o núcleo dos 2002, seja uma série para o futuro. O melhor e mais inovador dos modelos Dimensions são incorporados na recém-expandida linha 2002, acrescentando ao címbalo o som atual e a tendência para esta venerável e tradicional linha. Ao mesmo tempo, a série é enriquecida pelos modelos Rude Thin Crash, trazendo maior controle e sofisticação a esta série também. Em 2006 e 2007, a Paiste continua a expansão da série Rude e 2002 com a introdução dos modelos Wild, nas categorias, Crash, Ride, Hi-Hat, China e Splash, acrescentando ainda mais energia, brilho e força bruta musicais ao sortido.

Mas talvez o mais tentador programa da Paiste seja o relançamento em 2005 do legendário Giant Beat e da linha Twenty (B20). No atual contexto da música, a natureza única destes pratos "vintage" parece mesmo que eclipsou o seu desenho e propósitos originais, de tal maneira que bateristas excepcionais como Steve Jordan e Jim Keltner fazem dos Giant Beat a mais recente adição aos seus sets.

A família dos profissionais da Paiste já concluiu uma fascinante viagem musical deslumbrante de quatro décadas, usando como veículo a liga de bronze CuSn8. Hoje, tanto como sempre, o Giant Beat, 2002 e Rude fazem história na música - de novo.

http://www.paiste.com/

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