domingo, 25 de dezembro de 2011

MOOG - o pioneiro dos sintetizadores

 
Robert A. Moog nasceu em Queens, New York May 23, 1934 - R.I.P. August 21, 2005

Ele se considerava um garoto, nerd socialmente desajeitado com uma paixão para a eletrônica. Desde cedo Bob construiu pequenos rádios, amplificadores, órgãos de 3 notas e outros projetos, desenvolvidos no porão da oficina de seu pai George Moog, que era um engenheiro elétrico da Con Edison Co. Aos 14 anos, Bob construiu sua primeira theremin e uma longa vida de amor nasceu. Bob foi tomado pelo design elegante e a natureza expressiva deste instrumento musical eletrônico cedo e dedicou boa parte de seu tempo livre, quando ele não estava freqüentando a Bronx High School of Science ou praticando piano, aperfeiçoando seu próprio projeto e estudando o projeto de seu ídolo, Leon Theremin. Aos 19 anos, Bob publicou seu primeiro artigo intitulado "O Theremin" em notícias de rádio e televisão, em janeiro de 1954, esse artigo gerou pedidos de leitores para Bob para criar um kit de theremin para venda e desde então nascia a RA Moog, Co.

Bob apimorou seus estudos no Queens College e na Universidade de Columbia, em Nova York, onde obteve seu bacharelado em física e seu mestrado em engenharia elétrica. Mudou-se para norte do Estado de Ithaca, New York, em 1957, para obter seu doutorado em físicae engenharia e casou-se com Shirley Leigh em 1958. Bob passou os anos seguintes trabalhando em seu doutorado e na gestão de um negócio bem sucedido com kit theremin e outros aparelhos. Em 1963, Bob conheceu o músico de jazz experimental e Hofstra, o professor Herb Deutsch na Conferência de Nova York e eles começaram a falar sobre novas possibilidades para compor músicas com novos sons gerados eletronicamente. O resto, como dizem, é história.

Em colaboração com Herb Deutsch, Bob inventou o sintetizador Moog, em 1964, e ao fazê-lo revolucionou quase todos os gêneros de música. Você pode ler muito mais sobre Bob e sua carreira pioneira através dos seguintes links informativos:

http://www.moogfoundation.org/

http://www.answers.com/topic/moog-music-inc

http://www.kurzweilai.net/articles/art0398.html?printable=1

http://www.kurzweilai.net/meme/frame.html?main=/articles/art0409.html

http://www.absoluteastronomy.com/topics/Moog_synthesizer

http://www.wendycarlos.com/moog/index.html

http://www.sweetwater.com/feature/moog/

Uma coisa que sabemos com certeza é que Bob Moog tocou dezenas de milhares de vidas através de sua vida e obra, que serve como um poderoso exemplo de como um homem de dedicação, perseverança e visão pode ter um impacto significativo na sociedade. Bob Moog,  um visionário da musica é a nossa inspiração. Estamos honrados por estar carregando o seu legado através do Moog Bob Foundation.












Nenhum comentário:

Postar um comentário