quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FAST TRACK M-AUDIO

Há algum tempo vinha pes­qui­sando como melho­rar a qua­li­dade de áudio das gra­va­ções. Mas sem­pre era reme­tido à ques­tão do alto custo das mesas de som profissionais.
Pela falta de infor­ma­ções em por­tu­guês decidi então fazer este post para que todos os recru­tas do nosso blog pudes­sem apren­der sobre mais esta opção.
Foi então que meu irmão, que tra­ba­lha com áudio a vários anos, me indi­cou uma solu­ção um pouco mais viá­vel, a Fast Track Ultra pro­du­zida pela M-Áudio.
A Fast Track nada mais é do que uma placa de som externa (Win­dows e MAC). Mas com duas gran­des van­ta­gens, fun­ci­ona via USB e ainda envia todos os canais de áudio sepa­ra­dos para o com­pu­ta­dor. Isso mesmo, canais sepa­ra­dos. Sim­pli­fi­cando e muito a cap­ta­ção e edição.
Após mais algu­mas pes­qui­sas decidi pela aqui­si­ção da mesma. Que ao che­gar me sur­pre­en­deu pela esté­tica, pra­ti­ci­dade, pouco peso e uma phan­ton power interna. Quem tem micro­fo­nes con­den­sa­dos sabe que sem isso os mes­mos não fun­ci­o­nam. Poder car­re­gar um equi­pa­mento leve que subs­ti­tui uma mesa de som, uma phan­tom power e um monte de cabos? Com cer­teza fiquei feliz por dimi­nuir o peso na mochila.
Mas vamos ao que interessa.
O modelo em ques­tão, a FAST TRACK ULTRA tem 8 canais, sendo 4 canais dire­tos para micro­fo­nes, 2 canais para cone­xão P10 como entra­das de linha, e 2 canais digi­tais (MIDI).
Logo na parte fron­tal dela pode­mos ver que 2 entra­das CANON que tam­bém fun­ci­o­nam com os comuns P10. Temos 4 con­tro­les de volume para estes mes­mos, além de saída para 2 fones, estes tam­bém com con­tro­les inde­pen­den­tes de volume.
Em sua tra­seira temos todas as entra­das (via P10), além de um link para efei­tos, a saída e entrada MIDI, o botão de on/off da phan­tom power e mais um da pró­pria placa.
A FAST TRACK, por ser uma placa de áudio externa subs­ti­tui a placa interna, então mesmo se sua placa for “onbo­ard” não se pre­o­cupe, pois você subs­ti­tuirá todas as con­fi­gu­ra­ções de áudio do seu com­pu­ta­dor por ela. Sendo que agora o seu áudio terá uma qua­li­dade muito superior.
Entrar com os canais sepa­ra­dos a prin­cí­pio parece difí­cil, mas lembre-se que será obri­ga­tó­rio ter um pro­grama de edi­ção “mul­ti­pista”, ou seja, que tra­ba­lhe com vários canais simul­ta­ne­a­mente. Dos softwa­res que tes­tei os melho­res foram o Pro-Tools (este é o pho­toshop dos pro­gra­mas de áudio), o Ada­city (de uso livre) e o Vegas. Atu­al­mente uso o Vegas para fazer a cap­tura e o Sound­bo­oth para edi­ção. Uma deta­lhe impor­tante que me cha­mou a aten­ção é que junto aos dri­vers vem um pro­grama que fun­ci­ona como uma mesa de som vir­tual. Onde nela você deter­mina os volu­mes e efei­tos, caso algum efeito externo esteja ligado.
Depen­dendo do pro­grama esco­lhido pode-se até mesmo colo­car efei­tos e equa­li­zar em tempo real, cada canal em sepa­rado. Para quem grava pod­cast ou mesmo usa o sis­tema, diga­mos “pro­fis­si­o­nal­mente” é uma enorme vantagem.
Então se você pre­cisa edi­tar vários micro­fo­nes ou ins­tru­men­tos, nada melhor do que tê-los sepa­ra­da­mente para edição.
A FAST TRACK ULTRA é uma feliz aqui­si­ção, inde­pen­dente do uso mais “caseiro” ou profissional.
Então se estão pen­sando em melho­rar sua qua­li­dade de som, com­pre uma FAST TRACK, que subs­ti­tui a con­tento as mesas de som con­ven­ci­o­nais. Há tam­bém no mer­cado mesas de som que enviam os canais sepa­ra­dos para o com­pu­ta­dor, mas elas são muito mais caras que este pequeno e leve aparelho.
Eu vou apo­sen­tar minha mesa de som. Mas lembre-se, exis­tem alguns casos em que uma mesa de som não pode ser subs­ti­tuída, já que a FAST TRACK exige um com­pu­ta­dor para rea­li­zar a equa­li­za­ção dos canais, coisa que uma mesa de som faz de maneira lou­vá­vel, por mais sim­ples que ela seja.
Um deta­lhe curi­oso, o tão acla­mado pro­grama Pro-Tools, até sua penúl­tima ver­são 8, só fun­ci­o­nava com este tipo de inter­face (tanto a fast track quanto as pla­cas mul­ti­pista inter­nas). A par­tir de sua última ver­são 9, abri­ram para que mesmo sem ter uma inter­face conec­tada o pro­grama fun­ci­o­nasse para edi­ção e captura.
Exis­tem no mer­cado pla­cas (inter­nas) de áudio com cap­tura mul­ti­pista, que fazem o mesmo que uma FAST TRACK, por um preço menor. Mas minha esco­lha foi base­ada na opção de poder uti­li­zar qual­quer tipo de com­pu­ta­dor a qual­quer momento, bas­tando ins­ta­lar os drivers.
Para mais infor­ma­ções sobre este pro­duto visite o site do fabri­cante http://www.m-audio.com/products/en_au/FastTrackUltra.html .


Carac­te­rís­ti­cas téc­ni­cas:
USB 2.0
– 8x8 canais
– Reso­lu­ção de até 24Bits em 96kHz
DSP interno com Tec­no­lo­gia MX Core
Pro­ces­sa­mento de efei­tos digi­tais com parâ­me­tros pro­gra­má­veis.
Opções fle­xí­veis para ende­re­ça­mento de canais.
Ampli­a­ção 1da inter­face do mixer vir­tual em até 16 x 8
- 4 pré-amplificadores com a tec­no­lo­gia pre­mi­ada Octane da M-Audio
– 2 entra­das para micro­fone com conec­to­res Combo XLR/P10
– 2 entra­das para micro­fone com conec­to­res XLR
– Pad de ate­nu­a­ção de –20dB em cada knob de pré-amplificador
– Indi­ca­do­res LED de sinal e pico
– Ali­men­ta­ção Phan­tom Power de +48V
– 6 entra­das de linha balan­ce­a­das com conec­to­res P10 TRS
– 6 saí­das ana­ló­gi­cas balan­ce­a­das com conec­to­res P10 TRS
– 2 inserts ana­ló­gi­cos com conec­to­res P10 TRS
– 1 entrada e saída esté­reo digi­tal S/PDIF com conec­tor RCA
– Entrada e saída MIDI com conec­tor Dim 5 pinos
– 2 saí­das de fones de ouvido inde­pen­den­tes com conec­to­res P10 e con­tro­les indi­vi­du­ais de volume
– Ali­men­ta­ção atra­vés de bus USB*
Com­pa­ti­bi­li­dade:
ASIO 2.0, WDM, MME e Core Audio
*A ali­men­ta­ção atra­vés do bus USB habi­lita os canais ana­ló­gi­cos 1 e 2, as entra­das e saí­das S/PDIF e a saída de fones de ouvido 1; Para fun­ci­o­na­mento de todas as cone­xões lógi­cas é neces­sá­rio o uso da fonte inclusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário