terça-feira, 23 de novembro de 2010

CARTA DO XXYZ

Santa Margarida Maria Alacoque (Verosvres, 22 de Agosto de1647 - Paray-le-Monial, 17 de Outubro de 1690).

Margarida Maria Alacoque, nasceu no dia 22 de Agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha.

Na festividade de São João Evangelista de 1673, uma moça de vinte e cinco anos, irmã Margarida Maria, recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta-feira do mês. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque. Manifestou-se a ela com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, disse-lhe: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles, sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor” Morreu em 17 de Outubro de 1690, aos 43 anos de idade.

Lendo publicações de ciência religiosa, temos impressão de uma tentativa de redução do sobrenatural, para torná-lo aceitável à mentalidade contemporânea. É por esta razão que a voz de santa Margarida Maria (e os outros místicos ESCOLHIDOS por DEUS) provoca um choque salutar e, ouvindo-a (lendo), por assim dizer, somos levados a perguntar-nos se não cedemos também nós a essa moda, se não forjamos uma imagem reduzida dos mistérios  de Deus, eliminando os aspectos que nos repugnam.

Os mistérios de Deus são os mistérios de Deus. E o homem, na sua pretensa SOBERBA, quer saber, conhecer, manipular os mistérios de Deus. Se Deus permitisse ao homem conhecer seus mistérios; eu disse permitisse, eles deixariam de ser mistérios.

O mistério do Coração de Jesus não anda porventura fortemente desvalorizado no espírito dos contemporâneos?

Sem dúvida, uma devoção e um COMÉRCIO de imagens sentimentais têm parte de responsabilidade nesse menosprezo, além da ignorância quase generalizada das fontes doutrinais deste mistério. Entretanto, há uma causa mais profunda e mais perniciosa do esquecimento da divina Misericórdia: a idolatria do homem e sua conseqüência: a perda do senso do PECADO.

Os homens querem ser o objeto do amor divino, mas lhe recusam a piedade. Isto verdadeiramente é reconhecer-se miserável, confessar uma miséria humana que teria necessidade da misericórdia de Deus. Mesmo se, em face dessas realidades INELUTÁVEIS que são o SOFRIMENTO e a MORTE, se queira admitir que elas são uma miséria que inclina o homem a implorar a Misericórdia divina, já não se percebe que a verdadeira miséria do homem é o PECADO; ou se não estamos cegos no concernente ao PECADO, nele apenas se vê a DESORDEM do pecador, sem compreender que é OFENSA a Deus.

Os místicos estão mergulhados no mistério de Deus.

O que aprendemos soletrando o catecismo, eles o contemplam diretamente. As verdades do CREDO, abstratas para nós, para eles tem relevo, vida, sabor que procura a experiência imediata. Mesmo quando se utilizam dos mesmos termos que nós, tais verdades se tornam mensagens suas, porquanto é Deus quem lhes ensina, tornando-se assim, testemunhas do Invisível.

Diz-nos santa Margarida Maria que seu único Mestre foi Nosso Senhor Jesus Cristo. E ao longo de sua vida, ela O ouviu, O contemplou e nos diz o que foi que viu e ouviu, o que Deus a encarregou de nos dizer. Como seu Mestre no Evangelho, é com palavras humanas que nos fala de Deus, mas essas palavras se transfiguram para evocar o mistério, para não diminuir as dimensões da realidade transcendente que querem significar. Por não operarem essa transposição de sentidos dos termos aplicados a Deus, os moralistas de ontem e de hoje caíram em erro, reduzindo a Justiça de Deus a um acerto de contas.

NA Sagrada Escritura, a transcendência de Deus chama-se Santidade, a mesma que deslumbrou Isaías na visão inaugural de sua missão profética, donde procede a nossa aclamação: Santo, Santo, Santo é o Senhor!

Santa Margarida, por sua vez, teve a revelação da Santidade de Deus, da qual nossa pouca fé recebe o impacto brutal, pela narração que nos fez: “ Fez-me ver Nele duas santidades, uma de amor, outra de justiça, ambas muito rigorosas em sua maneira e as quais se exerceriam de contínuo sobre mim”.

A Santidade de Justiça é, antes de tudo, a que pune os pecadores. A Santidade de Justiça é a Justiça transcendente que ultrapassa infinitamente o que denominamos justiça. De fato, esta Justiça, que é DEUS, é imutável, e também inviolável. Sendo inviolável, não é de modo algum afetada pela ofensa. Sendo imutável, não é provocada para uma repressão nem para uma exigência de compensação. Contudo, porque a Justiça divina age sobre cada um conforme a sua própria natureza humana, quem se revolta contra Deus e, por conseguinte, contra a sua natureza movida por Deus, sofre a ação de Deus, não mais como impulsão, mas como repressão de sua vontade má e como punição em sua personalidade. Além disso, esta Justiça divina é o amor divino a exercer-se sobre quem se revolta contra Ele e que depende totalmente Dele: seu apavorante rigor vem justamente do fato de ela ser Amor, Amor humilhado.

A Santidade de amor é a que eleva gratuitamente o homem acima de sua própria natureza para fazê-lo participar da natureza divina. “ Ela não causa menos sofrimentos”, diz santa Margarida Maria, porque purifica a alma de todo egoísmo, porque manifesta os limites de seu amor. E tais sofrimentos reparam “ a ingratidão e insensibilidade de coração de tantos cristãos ingratos que não retribuem o amor ardente de Jesus Cristo” e consolam “ as santas almas detidas no purgatório”.

Nós mesmos não nos poderemos nos aproximar deste mistério senão aderindo com toda a nossa fé a Deus que é Justiça e Amor. Com efeito, na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo se realiza a mais incrível habilidade de Deus: o Amor divino aos homens pecadores sujeitos ao castigo da Justiça divina impele o FILHO de DEUS a assumir o castigo dos pecados deles, ENCARNANDO-SE e morrendo por eles na cruz. Em Cristo Redentor cumpre-se a misteriosa síntese do Amor e Justiça que se chama MISERICÓRDIA: o Amor toma sobre si a miséria dos homens, essa miséria que é castigo da recusa do Amor! A síntese é o CORAÇÂO de CRISTO.

Cristianismo não é uma idéia, um sistema, uma moral. É uma PESSOA.

Fé e teologia não se confundem. Crer é aderir com todo o ser ao Deus vivo na pessoa de Jesus Cristoe, a partir daí, aceitar e cumprir tudo o que o Salvador ensina e exige.

Fazer teologia é raciocinar sobre o dado revelado, perscrutar as Escrituras, analisar, comparar, combinar sínteses. Iluminada pela fé, a inteligência humana passa a operar segundo os seus métodos, esclarecendo por sua vez o que o ensinamento divino poderia guardar de obscuro para nossas cabeças duras e nossos corações lentos para crer.
SANTO: É tudo aquilo que está afastado, separado do impuro ou do profano para o serviço de Deus. O povo de Deus deve ser “santo” para assemelhar-se a Deus e entrar em comunhão com ELE.

Só DEUS é Santo. Buscar a santidade é buscar a DEUS.

Margarida Maria Alacoque foi santa.

Deus abençoe a todos
Do amigo
XXYZ

minha Resposta ao e-mail:

MUITO BOM O TEXTO
e profundamente esclarecedor ....
algumas linhas me marcaram especialmente.

Em Cristo Redentor cumpre-se a misteriosa síntese do Amor e Justiça que se chama MISERICÓRDIA!

A Justiça divina age sobre cada um conforme a sua própria natureza humana!

Sabe meu amigo, eu me sinto muito agraciado por Deus pelo fato deu poder entender as várias faces e diversas facetas das religiões humanas porque aquí no ocidente temos as derivações da doutrina Judaico Cristã. E quando vc Lê a Bíblia, a Torá, o Baghva Gita, o Evangelho seg.Espiritismo, Dalai Lama etc... etc....
vc vê que a origem e a orientação é a mesma .....
Se a pessoa não se abre pra isso, fica muito difícil entender "OS MISTÉRIOS DE DEUS"
e como Deus é algo muito superior e abstrato, aqueles que evitam Ler outras coisas ficam a penas gravitando naquela visão estreita.eu sou um pesquizador desse assunto ...... NÃO POR CURIOSIDADE, MAS PELA BUSCA DA VERDADE QUE JÁ MORA DENTRO DE MIM.
Noutro dia eu entrei no site dum kara malucão chamado I.N.R.I. e por acaso esse sujeito é meu conterraneo ahahahaha .... é de SC. Mas diz uma coisa que eu concordo: RESSUREIÇÃO É RESSURGIR ..... e Jesus ressurgiu dos mortos mas em ESPÍRITO.
Com isso ele mostrou que há vida depois da morte ........ Cristo vive!!! está vivo!!! mataram o corpo Físico mas não o Espírito. "alguém" querendo velar a verdade "rasgou" a página das escrituras em que fala que espírito e matéria andam juntos (pelo, menos no plano terra)! e que a reencarnação taí pra provar isso .... e ela ocorre independente de vc crer ou não .... ela existe!!! é como vc não acreditar no oxigenio, mas ele entra em seus pulmões  e vc respira porque a vida vivifica dentro de vc ....... não é o corpo físico que tem o sopro de vida e sim o espírito que ascende soberano sobre a estrutura física ..... infelizmente se eu falar isso lá na igreja EVANGÉLICA ou na Católica poucos vão aceitar ou entender ...... mas vc tem razão em dizer que não se trata de aceitar, ou entender ...... SE TRATA DE SENTIR .... eu sinto desta maneira porque eu viajo ao TIBETE, à ÍNDIA, ao GÓLGOTA, ao Egito, à Galiléia etc....
isso é muito pessoal ....
eu vejo BURRICES e BESTEIRAS MIL, nos Evangélicos e vejo o mesmo nas doutrinas HERMÉTICAS (Hermes Trismegisto) e tb no Catolicismo.
ENTÃO É FACIL DIZER QUE NENHUMA DELAS DETÉM A VERDADE ABSOLUTA ....... 
e uma completa uma coisa que falta na outra.
isso parece TECLADO CASIO ..... ehehehehe ..... um modelo tem uma coisa que o outro não tem, e vc teria que ter uns 8 teclados .....
Desculpe a clareza e os exemplos .....
MAS EU SÓ QUERO DIZER QUE ALGO GRANDIOSO ESTÁ OCORRENDO, e nem minha mulher sabe!!! Talvêz o único agora que possa entender é vc ..... ou depois de todo este texto, VC SE ABORRECER COMIGO e DIZER QUE EU PIREI fiquei maluco!!!
mas eu ressalto: o entendimento de Deus é loucura para o homem mundano (do mundo - comum) ....

um beijo nesse coração, a paz do Senhor querido amigo.
vigiarei meu coração!!!

RESPOSTA DO AMIGO XXYZ

Tulio, eu sei sim que algo grandioso está acontecendo com você. Não se preocupe que não vou pensar nada. Pelo contrário, fico feliz com o que está acontecendo EM você.
A razão, unida à intuição, aproxima-nos de Deus, fazendo-nos descobrir a sua existência, mas não nos permite compreender as suas intenções. Se não há uma revelação divina, nós homens estamos perdidos no deserto da dúvida e da ignorância sobre as realidades mais importantes: a dor, o sentido da vida, o além.
A razão pode conhecer a existência de Deus, mas sem a demonstração e a aceitação de que Deus tenha se revelado, a razão permanece perplexa e atormentada por mil dúvidas suscitadas por sua existência.
Buda, Ramanuja, Mahavira, Confúcio, Lao-tse, etc,etc...não tiveram a pretensão de trazer uma mensagem do Criador, mas quiseram ser APENAS uma iluminação pessoal dessa mensagem. Moisés foi profeta e anunciou uma doutrina que devia preperar a doutrina definitiva do futuro Messias. Maomé também SE CONSIDEROU profeta, e o foi, mas tomou a substância de seu ensinamento de Moisés e dos profetas do Antigo Testamento ( a primeira aliança de Deus com a humanidade ). Os grandes profetas hebraicos previram a vinda de Cristo. Os grandes "santos" cristãos o seguiram. Só Cristo, único dentre os grandes "gênios, gurus" religiosos, anunciou uma mensagem ( Evangelho, que quer dizer, boa nova) com profundidade, que declarou revelação definitiva da parte do Pai, e só Ele se declarou Filho de Deus igual ao Pai.
Sem Cristo, pode-se chegar àquilo que muitos chamam " acreditar em Deus", mas é uma opinião que nada muda na vida, é uma esfinge, um enigma, um Deus sem rosto.
Cristo nos revela o rosto de Deus, de uma nobreza e sublimidade sobre-humanas, muito além das imagens que filósofos e pensadores de todos os tempos delinearam d'Ele.
Hoje é possível uma verdadeira demonstração, históricamente cintífica, de que a personalidade de Cristo Não foi criada pela fé. Inúmeros testemunhos da época, criticamente verificáveis, tornam a sua figura tão certa quanto a existência da Antártida, de Carlos Magno ou dos elétrons.
Tulio amigo, não fique mais preocupado com as "IGREJAS" dos homens.

Evangelho de João 2, 13-22:
13 Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14 Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.*
15 Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.
16 Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.
17 Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10).
18 Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?
19 Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias.
20 Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?!
21 Mas ele falava do templo do seu corpo.
22 Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.

Você Tulio, é um templo do Espírito Santo ( Espírito de Deus). Não fique mais preocupado com as vozes EXTERIORES, ouça a voz INTERIOR em você.
Mas faça silêncio. Quando a gente fala muito interiormente, Deus se cala e espera. Mas quando a gente se cala interiormente, Deus fala.
Não queira ENTENDER para acreditar; só CREIA, e você vai começar a ENTENDER.

Deus abençoe você, Lia e os filhos todos.
 
MINHA RESPOSTA

grande é Deus ....
obrigado por suas palavras amado irmão ....
eu caí em lágrimas agora lendo seu texto ....
NÓS SOMOS RICOS!!!
NÃO DE DOLLAR OU BARRAS DE OURO ....
Temos a riqueza dos Céus .....
abçs, Tulio

Nenhum comentário:

Postar um comentário