domingo, 21 de fevereiro de 2010

OS 4 EX-BEATLES

Começando por Stuart Sutcliffe, tornou-se amigo de John Lennon no Liverpool College of Art, e dessa amizade surgiu o convite de John para que Stu se tornasse o primeiro baixista do grupo, ele se incomodava muito com o fato de mostrar-se um músico bastante restrito, era comum vê-lo se apresentando de costas para o público. Deixou o grupo para viver com a namorada Astrid Kirchherr (quem sugeriu aos Beatles o estilo Mop Top dos cabelos) em Hamburgo, cidade onde conheceu a jovem durante uma curta turnê. Morreu poucos meses depois de hemorragia cerebral (aos 21 anos de idade). Pauline Sutcliffe sempre disse que a morte de Stu foi desencadeada por uma briga que tivera com John em Hamburgo, segundo ela o beatle teria chutado a cabeça de Stu, causando-lhe lesões que o teriam levado à morte (teoria publicada no livro de Albert Goldman: "The lives of John Lennon"). Porém, quando indagada sobre o fato, Astrid negou a ocorrência deste incidente.
















Continuando com Pete Best, filho da proprietária do Casbah Club (local onde os Beatles tocavam, funcionava no sótão da casa de Pete) foi convidado a ser o primeiro baterista do grupo em 1959, onde permaneceu até a partida para a turnê em Hamburgo em 1962, quando foi substituído por Ringo Star. Best já havia sido substituído em algumas gravações e em alguns shows, os produtores se mostravam insatisfeitos com o modo como ele tocava e pela sua falta de criatividade. Pete também demonstrava desinteresse e falta de compromisso em alguns momentos, ficando omisso em muitos acontecimentos. Muitos fãs se manifestaram contra a substituição, chegando a gritar nos shows "Pete forever, Ringo never !". A expulsão do baterista rendeu até livro "Drummed Out: The Sacking of Pete Best", foi escrito em 1988 pelo especialista em história pop Spencer Leight, o autor defende a teoria de que Pete teria sido expulso em virtude dos ciúmes principalmente de Paul. Segundo o autor a revista Mersey Beat relatou: Quando John, Paul e George entravam no palco o público aplaudia mas quando Pete entrava, o público ia à loucura. As garotas gritavam. Pete ganhou popularidade só com sua aparência. Após integrar os Beatles Peter Best trabalhou como padeiro e tocou em outras bandas (nada que compense comentar), hoje ele acompanha o grupo The Beats.













Agora é a vez de Billy Preston, o tecladista e pianista norte-americano iniciou sua carreira tocando em um grupo Gospel, gravou nove discos nesse estilo e outros vinte álbuns solo. O músico participou da gravação dos discos Let It Be (1970), Abbey Road (1969) e White Album (1968). A biografia de Preston é marcada pela colaboração em muitos discos de outros artistas como The Rolling Stones, Eric Clapton, Ringo Starr, The Jackson 5, Quincy Jones, Bob Dylan, George Harrison, John Lennon. Em 1978 interpretou o Sgt. Pepper no filme de Robert Stigwood, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.









Enfim, terminando com Jimmy Nicol, em junho de 1964 os Beatles sairiam em turnê pela Escandinávia, Holanda e Austrália. Um dia antes da partida Ringo Star foi atacado por uma faringite que o levou a ser hospitalizado. Pelo caráter inadiável da excursão, mesmo relutantes os outros três integrantes aceitaram a idéia de levar um baterista de estúdio para substituir Ringo, esse baterista era o inglês Jimmy Nicol, que já estava familiarizado com as músicas, pois tocara numa compilação chamada Beatlemania. Star se recuperou e voltou para a banda no dia 15 de junho em Melbourne, Austrália. Nas palavras do próprio Nicol: "Os rapazes foram muito gentis mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele - eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar."

















Segue abaixo uma gravação de Pete Best fazendo um som com os Beatles de 1962, no Star Club em Hamburgo:

Um comentário:

  1. Por: Thiago Oliveira

    O ultimo fim de semana foi marcado por fantasticos shows internacionais na capital paulistana. No sábado vale relembrar o mega-espetáculo do Twisted Sister na via funchal para cerca de 6 mil fãs, abertos pela banda brasileira Massacration que andava sumida da mídia nos ultimos tempos. Mas ainda sim o que realmente atraiu a atenção dos fãs do bom rock universal foi a vinda do primeiro e mas não único, baterista dos Beatles: Pet Best.
    Conhecido como o primeiro baterista dos beatles, o ‘pegador na banda’ e ainda como o elemento que foi expulso por não saber tocar muito bem, Pete Best nunca largou a música e mesmo não tendo alcançado o glamour de seus três ex-colegas, sempre conseguiu viver muito bem. Agora ele está em tourneé e já passou por muitas cidades onde os Beatles só ousariam sonhar, o show no Rio de Janeiro no ultimo sábado foi muito bem sucedido e no dia seguinte em São Paulo vários recordes foram batidos.

    Em ambos os shows do baterista, o reprertório escolhido foi sem dúvida com as músicas do inicio da carreira do grupo, quando eles ainda tocavam no Cavern Club em Liverpool e em diversos bares em Hamburgo na Alemanha Ocidental; além de covers de Elvis, Chuck Berry e Buddy Holly. As músicas do primeiro disco como “Ps. I love you”, “I saw her standing there” e “Twist and shout” também estavam presentes no espetáculo e relembraram o público do inicio daquela era mágica que foi os anos 60.
    Além da parte músical, houveram pequenas conversas de Pete Best com a platéia, contando histórias engraçadas que ocorreram entre ele e os outros beatles. Vale destacar a vez em que ele e Paul McCartney acenderam um par de preservativos para alumiar o quarto enquanto faziam as malas, façanha essa que rendeu a deportação de ambos na Alemanha. Outra famosa é quando John Lennon já extremamente alterado pelo alcool em uma noite resolveu assaltar um marinheiro para conseguir uma graninha extra. Além é claro das emoções nos clubes underground da Inglaterra e nas primeiras tomadas de gravações dos Beatles.

    Sem dúvida alguma, um espetáculo que valeu a pena para cada um dos fãs presentes.

    ResponderExcluir