segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Joelho Biônico


EXCELENTE ARTIGO em PDF, Página 3 da Revista Reação: "Joelhos Biônicos" por: Mario Cesar Alves de Carvalho - Eng. Biomédico com especialização na França, EUA e Alemanha, diretor da Follow Up Centro Clínico – OTTO BOCK Rio de Janeiro - Brazil.
Página 3

Joelhos Biônicos com controle por microprocessadores: passado, presente e futuro...
Por Mario Cesar Alves de Carvalho

A introdução do joelho C-Leg em 1997, nos lançou na era dos joelhos controlados por microprocessadores e tornou possível pela primeira vez, o controle inteligente de um joelho protético e a possibilidade de ajustar sua função para padrões individuais de marcha.

A aplicação desta avançada tecnologia foi a pedra angular do campo da Orthobionica®.

Seu controle é feito por uma unidade hidráulica microprocessada que se adapta dinamicamente a todas as velocidades de marcha em tempo real e ao mesmo tempo, facilita a confiança na estabilidade da fase de apoio.

Este sistema de controle é possibilitado pela complexa e alta tecnologia de sensores.

O sistema consiste de um sensor de posição do joelho e também uma matriz torcional aeroespacial localizada no tubo de conexão com o pé.

Eles registram o stress no sistema, os movimentos acima do tornozelo, o ângulo do joelho e a velocidade de rotação do joelho, a cada 0,02 segundos.

Com isto tudo, o sistema reconhece a fase da marcha do paciente em todos os momentos e se ajusta automaticamente para oferecer o máximo de dinamismo e segurança.

Esta tecnologia permite ao paciente andar confortavelmente, sem precisar pensar o tempo todo em sua prótese. Poder desfrutar de novo da vida ! Seja descendo um terreno íngreme, escadas ou num terreno irregular, o sistema se ajusta automaticamente para manter o movimento fisiológico apropriado, protegendo o corpo do usuário de stresses e esforços desnecessários.

Após 18 anos de seu lançamento e inúmeros artigos comparativos e científicos, o C-Leg continua sendo um dos sistemas mais seguros do mundo.

As vantagens relatadas pelos pacientes e documentadas em diversos artigos científicos comprovam sua superioridade e atualidade.

Redução do número de quedas; facilidade de dividir sua atenção por não ter que se preocupar o tempo todo com a prótese; maior atividade e maior raio de movimento; maior confiança e menor gasto energético são apenas alguns dos pontos fortes realçados pelos clientes. Isto foi possível, pois durante todo esse tempo, a contribuição de pacientes, protesistas, engenheiros e profissionais da saúde, permitiram a incorporação de mais de 50 novas melhorias a cada nova versão do sistema.

Enquanto o número de novos sistemas, joelhos eletrônicos e reclames de marketing não param de crescer, os artigos científicos e a literatura técnica, são a base de uma análise imparcial, minuciosa e precisa das vantagens e eficiência deste sistema, auxiliando a classe médica, prescritores e o próprio paciente a entender as vantagens funcionais e individuais de determinados sistemas para cada indivíduo naquela situação ou aplicação específica.

Em sua última versão , melhorias como um terceiro modo de atividade programável opcional, aumento do limite de peso para 136 Kg (300lbs) e a possibilidade de travamento do joelho em flexão de até 70 graus, foram mais uma vez incorporadas, melhorando sua funcionalidade, segurança e liberdade. Diante de um produto tão bom, ficava difícil evoluir ainda mais, mas duas linhas de desenvolvimento foram traçadas: criar um sistema eletrônico de custo mais baixo, que possibilitasse um maior alcance de pacientes a esta maravilhosa tecnologia e outro sistema que otimizasse ainda mais a segurança, oferecesse a opção de atividades de maior impacto e tivesse uma resistência que permitisse entrar na água e em ambientes úmidos. Um senhor desafio ! Joelho Eletrônico Foi então que surgiu o sistema de joelho eletrônico, controlado por microprocessador 3E80.

Uma versão um pouco mais simples, com características especiais para diminuir o impacto dos custos: - Sem revisão obrigatória de fábrica. - Facilidade de regulagem como o 3R80. - Fase de balanço inteligente ( mais fácil de andar e variar velocidade). - O joelho possui como padrão a segurança da fase de apoio , o que clínica e cientificamente é comprovado como o sistema mais seguro para o paciente. O 3E80 une as vantagens do comprovado sistema hidráulico rotativo Ottobock, com um novo comando eletrônico.

Isto oferece mais segurança e inteligência à marcha, seja qual for o terreno ou a situação, permitindo a você um alto grau de liberdade, movimento e segurança, bem superiores aos joelhos mecânicos.

A articulação de joelho reconhece diferentes velocidades e alterações ao caminhar e se adapta automaticamente a cada passo. GENIUM Dentro da outra linha de desenvolvimento, o lançamento do Joelho Genium traz uma inovação única: CAA- Computer Assisted Alignment.

Esta tecnologia auxilia na customização do alinhamento individual da prótese, analisando a, calculando e visualizando as forças atuando na prótese e fazendo recomendações para o alinhamento dos componentes de modo a otimizar e garantir o aproveitamento de todos os incríveis recursos deste sistema. Outras inovações foram : - Software X-Soft de controle e ajustes. - Tecnologia de bateria pata até 5 dias de uso. - Programação via interface BlueTooth®. - Controle remoto interativo. - Carregamento indutivo. - 5 modos adicionais de atividade que podem ser individualmente programáveis para padrões de movimentos especiais. GENIUM X3 Coroando esta fase de rápido desenvolvimento, surge o X3, um projeto desenvolvido em conjunto com as Forças Armadas americanas e inédito pela sua robustez, intuitividade, resistência e liberdade.

O primeiro joelho biônico à prova d´água, resistente a choque e intempéries. Seu exclusivo sistema Walk to Run, oferece a agilidade necessária para aquela corridinha atrás do ônibus , ou atrás da criança que correu para a rua ou ainda na hora de atravessar uma avenida.

Sua resposta imediata e intuitiva, proporcionada por um sistema de sensores de giroscópio, sensor de aceleração e um sensor de angulação que mede a angulação e a velocidade de angulação do joelho, associados ao sensor de momento do joelho, oferecem uma segurança e estabilidade nunca conseguidas. Com seu exclusivo sistema OPG (Optimized Physiological Gait) que detecta movimentos para frente e para trás do paciente, possibilita andar para trás ou mudar rapidamente de direção sem perigo do joelho fletir e oferecendo segurança e mobilidade multi-direcional.

Do mesmo modo, sua incomparável função Intuitive Stance Function, permite a detecção de que o paciente está em posição ortostática parado e automaticamente previne a flexão indesejada do joelho, oferecendo segurança máxima mesmo em terrenos irregulares e superfícies inclinadas.

O futuro continuará a trazer novos desenvolvimentos, onde procuraremos nos aproximar cada vez mais, desta maravilha que é o corpo humano, sua funcionalidade, precisão e complexidade. 

A tecnologia só existe para otimizar a liberdade, o conforto e a segurança dos nossos pacientes. Este é o nosso compromisso e a nossa missão. Libertá-los de todas as limitações, barreiras e obstáculos que sua condição de amputado possa lhe apresentar e oferecer cada vez mais qualidade de vida.

Mario Cesar Alves de Carvalho é Eng. Biomédico com especialização na França, EUA e Alemanha, diretor da Follow Up Centro Clínico – OTTO BOCK, no Rio de Janeiro/RJ.

TULIO FUZATO É ARTISTA EXCLUSIVO OTTOBOCK FOLLOW-UP







Nenhum comentário:

Postar um comentário