Mas afinal, o que são bobbers e choppers?
Chopper e bobber são dois termos capazes de gerar grandes 
discussões entre os apaixonados por motos, dada a desinformação e aos 
mitos que foram criados sobre as origens desses dois estilos. Para 
piorar, a internet e algumas revistas “especializadas”, muitas vezes 
misturam a origem e a função desses dois tipos de moto.
Bobbers, onde tudo começou
Segundo o Big Sid, a moda tomou força nos anos 50:
Surgem as choppers
Bobbers e choppers hoje
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| Uma Harley UL Flathead 1946 bobber de época. | 
As bobbers surgiram na década de 40, logo após a segunda guerra 
mundial, quando milhares de soldados que retornavam para suas pacíficas 
vidas, encontraram a emoção que a camaradagem que eles procuravam na 
motos.
Foram eles que criaram as primeiras bobbers: motos em sua mais pura 
essência, onde todo o supérfluo é retirado para deixá-las mais leves e 
rápidas. As customizações eram feitas na garagem de casa, com 
ferramentas e materiais simples, usando como base as motocicletas 
excedentes de guerra. Nelas, eram retirados os pesados paralamas, 
proteções, luzes indicadoras e, ao contrário das choppers, o quadro da 
moto era mantido original.
Segundo o Big Sid, a moda tomou força nos anos 50:
Quando as motos britânicas começaram a chegar no mercado Americano, a moda das bobbers tomou conta de vez. As motos britânicas eram mais rápidas, em parte porque eram mais leves, e elas começaram a vencer rachas e corridas na terra. No desespero, donos de Harleys e Indians começaram a modificar suas motos, tirando o máximo de peso possível para se manterem competitivos. Segundo Sid, bobbing era um termo usado em corridas de cavalo, onde os treinadores cortavam (to bob) o rabo de um cavalo.Biberman, Matthew. Big Sid’s Vincati: The Story of a Father, a Son, and the Motorcycle of a Lifetime.
Algumas das características mais comuns das bobbers dessa época são a
 ausência ou a redução ao extremo do paralama dianteiro, o banco solo, o
 estilo minimalista, sem cromados ou adereços desnecessários, e as rodas
 dianteira e traseira de mesmo diâmetro para favorecer a ciclística.
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| Indian Scout 1940 bobber e a sua versão de fábrica. | 
Surgem as choppers
Nos anos 60 começaram a surgir as primeiras motos com o garfo 
alongado, e algumas pessoas acreditam que elas foram feitas para terem 
mais estabilidade em altas velocidades nas longas e retas estradas 
americanas. Se é ou não o caso, a verdade é que em pouco tempo um 
frenesi tomou conta e uma nova subcultura surgia. O desempenho deu lugar
 para a estética, e a forma se tornava mais importante que a função: 
começava a era das choppers.
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| Garfos longos, muitas cores, cromados e nenhum freio dianteiro. | Uma típica chopper dos anos 60, imortalizada por Peter Fonda em Easy Rider. | 
Assim como as bobbers, as choppers possuiam apenas o básico para 
funcionarem, e um nome também com uma origem similar. Bobber vem da 
expressão “deixar mais curto” (to bob, em inglês) enquanto chopper vem 
do verbo “cortar” (to chop, em inglês).
Mas o minimalismo era a única coisa em comum entre as duas 
tendências. As choopers não seguiam o visual moderado das bobbers, e 
entram em cena as cores psicodélicas, os cromados em abundância e os 
longos garfos dianteiros, que tornavam os freios dianteiros inviáveis, e
 por isso eram removidos. Infelizmente, a busca por um garfo cada vez 
mais alongado, aliado a soldas caseiras e o desconhecimento sobre as 
propriedades do metal, ceifaram a vida de muitos entusiastas na época. 
Não era incomum ouvir histórias sobre motos que simplesmente se partiram
 ao meio.
Surgiam também os adereços elaborados, feitos a mão, bancos colados 
no quadro, os comandos avançados e os guidões com os mais diferentes 
formatos. Os quadros dessas motos eram bastante modificados, sendo 
muitas vezes fabricados do zero.
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| Triumph 1964 Chopper | 
Mas enquanto as bobbers eram um fenômeno típico das motos americanas,
 as choppers não possuíam nacionalidade. Motos europeias eram comumente 
convertidas, algo que começou a acontecer também com a chegada das 
japonesas nos anos 70.
Bobbers e choppers hoje
Nos anos 80 a febre das choppers foi deixada de lado, mas voltou com 
força total no final dos anos 90 graças aos programas de TV como 
Motorcycle Mania, de Jesses James da extinta West Coast Choppers, 
chegando finalmente ao mainstream com a novela pai e filho “American 
Chopper”.
As bobbers recentemente tiveram um novo boom, mas dessa vez seguiram o
 caminho das irmãs choppers. O público que procura por velocidade e 
motos customizadas se voltou para as modernas streetfighters, enquanto que os fabricantes de bobbers passaram valoriza-las pela estética. É o nascimento da retro-bobber e da chopper-bobber.
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| Desempenho ou estética? Um pouco de cada, ou de nenhum dos dois. | 
Agora você já sabe a origem histórica de ambos os modelos, pode tirar
 suas próprias conclusões sobre o que é ou não uma chopper e bobber da 
próxima vez que a discussão surgir na mesa do bar.







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