Em 1985 a Route 66 deixou de fazer parte do US Highway System. Sistema de estradas rápidas que ligam os Estados Unidos de costa a costa, com infra-estrutura para comportar o crescente tráfego moderno. A Route 66 existe atualmente como uma "Histórica Rota 66", sendo reconhecida pelo governo norte-americano por sua importância cultural, histórica e principalmente turística. Mas antes de se tornar esta Lendária Estrada dos sonhos de muitos de nós, ela foi merecidamente importante para o desenvolvimento de muitas cidades e estados norte americanos. Viaje conosco nesta emocionante estrada que é uma "Lenda Viva" com mais de 80 anos de comoventes histórias e emoções inesquecíveis.
A verdadeira Rota 66 era uma rodovia norte-americana do U.S. Highway System. chamada US 66. Foi estabelecida em 11 de novembro de 1926 por seu criador Cyrus Stevens Avery (1871–1963) que ficou conhecido como "Father of Route 66". Nasceu na Pennsylvania, mais fincou território em Oklahoma e como precursor do Federal Highway Sytem e entusiasta do Goods Road Movement criou a mais importante estrada norte-americana que iniciava em Chicago, Ilinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e California e terminava na cidade de Santa Mônica, banhada pelo Oceano Pacífico e iluminada pelo sol da California, bem ali no Portal do Pier, totalizando 3.755 km
A mais famosa estrada americana, tinha o objetivo de interligar o país, unir locais distantes, e trazer progresso para a região oeste. Ainda hoje, 80 anos após o início de sua construção, a "Mother Road" continua sendo um dos maiores símbolos de uma America ainda ingênua, perdida no tempo. Percorrê-la é fugir dos tradicionais roteiros turísticos e tentar encontrar alguma coisa que não tenha sido absorvida pela America industrializada e moderna dos atuais dias.
Entre 1933 e 1938 a construção da estrada deu emprego para milhares de trabalhadores de todos os cantos do país. Foi uma das primeiras estradas do país totalmente pavimentadas. O traçado da 66 foi adotado de forma a permitir a interligação de dezenas de municípios rurais no interior dos Estados Unidos. Eram lugares que até então estavam isolados, e que agora teriam como se desenvolver. A Rota 66, além de servir para escoar a produção rural do interior do país, serviu também como caminho para milhares de pessoas que escapavam de lugares inóspitos e frios do norte do país e queriam tentar uma vida melhor na California.
Também conhecida como The Main Street of America, a Route 66 foi durante muito tempo uma das principais estradas dos EUA, atravessando todo o continente americano de Leste a Oeste. Com início em Chicago atravessava os estados de Illinois Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, terminando em Los Angeles após 3.940 km (2.448 milhas). Desde a sua construção em 1926 até à sua desativação em 1985 foi percorrida por milhares de veículos e contribuiu decisivamente para a afirmação da maior nação do mundo.
Quando foi aberta ao trânsito, grande parte da sua extensão era feita em gravilha ou terra batida. Em 1938 foi pavimentada. O seu traçado e o seu perfil muito plano tornou-a desde cedo uma via de comunicação importante, muito procurada por caminhões e outros transportes rodoviários. Durante a Depressão foi percorrida por muitas famílias de agricultores que procuravam as terras da Califórnia em consequência do Dust Bowl (tempestades de areia que enterravam tudo em seu caminho).
Ao longo do seu trajeto a economia prosperava ainda que timidamente em pequenos negócios familiares (restaurantes, estações de serviço, hoteis para dormir e etc.). Foi o berço dos restaurantes Drive-thru e da Fast-food - o primeiro McDonald's surgiu em San Bernardino, ponto de passagem da estrada.
Primeiro Restaurante McDonald´s que nasceu na Rota 66 em San Bernardino California e lá está até hoje. Claro que o atual visual mudou e se tornou um icone do Fast-food.
Graças à construção da rota 66, muitas pessoas decidiram abandonar as cidades do norte e começar vida nova nos ensolarados estados do sul e oeste. O turismo na América também começava a crescer. Tudo isso só fazia aumentar o movimento na rota 66. Diversos comerciantes viram no aumento de movimento da estrada uma forma de ganhar dinheiro. Armazéns, postos de gasolina, motéis, mecânicas e pequenas lojinhas começaram a surgir em todo lugar ao longo da rota 66, e foram o núcleo inicial de diversas cidades. Muitos destes prédio ainda podem ser vistos hoje em dia. Muitos estão em ruínas, mas outros foram reformados e prosperam pela fama da rota e principalmente do turismo.
Os militares americanos também consideravam essencial a construção de estradas para o oeste do país, como uma forma de aumentar a mobilidade das tropas em caso de necessidade, pois a segunda guerra já se aproximava. Como o oeste era uma região com grandes extensões desertas, esta parte do país era ideal para a construção de campos de treinamento e manobras. A arquitetura do país também foi influenciada pelas estradas como a rota 66.
Como a maior parte dos motoristas não queria sair da estrada e procurar hotéis nas cidades grandes, começaram a aparecer os motéis de beira de estrada, com seu estilo característico.
Estradas como a Route 66 também permitiram o aparecimento dos primeiros campings, para atender às pessoas que viajavam com trailers e motorhomes, procuravam locais confortáveis para passar a noite. Nestes campings os motoristas encontravam banheiros limpos, gasolina, e lavanderia. Um estilo de vida americano sobre rodas começava a tomar forma graças a estradas como a rota 66. Hoje em dia podemos encontrar em seu trajeto algumas pessoas que residem em trailers estacionados na rota. Estradas maiores absorveram o tráfego da Rota 66 deixando-a totalmente obsoleta.
Os trailers e um número cada vez maior de automóveis no país fizeram aumentar ainda mais o movimento nas estradas, e como conseqüência, o turismo, a economia e a produção de automóveis. Era um ciclo que se auto-alimentava. O tráfego constante de pesados caminhões somado ao aumento do número de automóveis no país começou a sinalizar o saturamento da rota 66. As estradas existentes eram muito estreitas, as pavimentações estavam cada vez mais deterioradas, e principalmente, elas não comportavam mais o volume de tráfego entre as diversas regiões do país.
Enquanto a 66 ficava cada vez mais deteriorada, um novo conceito de auto-estrada começava a surgir. Deveria unir conforto, velocidade e segurança. Era uma nova revolução em termos de transporte e que traria profundas mudanças na economia e grande desenvolvimento ao país. Isto condenava à morte a rota 66.
Na década de 70 praticamente todos os trechos da rota 66 haviam sido substituídos por modernas e largas auto-estradas de 4 ou 6 pistas. Partes destas novas vias foram construídas passando exatamente por cima da velha 66. Ninguém queria mais viajar por ela se agora podia ir de um lugar a outro com mais velocidade e conforto. Lojas, motéis, postos de gasolina, restaurantes e dinners à beira da estrada ficaram sem qualquer movimento e foram obrigados a fechar.
Cidades foram abandonadas porque as pessoas não tinham mais trabalho nestes lugares. A América crescia, mas ironicamente, o custo desse crescimento era o abandono de algo que tinha sido essencial ao seu crescimento.
Com a sua desativação o governo atribuíu o estatuto de "Estrada Histórica". Ficando eternizada para sempre. A Route 66 possui uma dimensão quase mítica na cultura americana. Simboliza um período importante do desenvolvimento da maior nação do mundo. A cultura do automobilismo norte americano, propiciou que o automóvel, a motocicleta e a liberdade fossem os principais protagonistas da fama desta histórica estrada.
A verdadeira Rota 66 era uma rodovia norte-americana do U.S. Highway System. chamada US 66. Foi estabelecida em 11 de novembro de 1926 por seu criador Cyrus Stevens Avery (1871–1963) que ficou conhecido como "Father of Route 66". Nasceu na Pennsylvania, mais fincou território em Oklahoma e como precursor do Federal Highway Sytem e entusiasta do Goods Road Movement criou a mais importante estrada norte-americana que iniciava em Chicago, Ilinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e California e terminava na cidade de Santa Mônica, banhada pelo Oceano Pacífico e iluminada pelo sol da California, bem ali no Portal do Pier, totalizando 3.755 km
A mais famosa estrada americana, tinha o objetivo de interligar o país, unir locais distantes, e trazer progresso para a região oeste. Ainda hoje, 80 anos após o início de sua construção, a "Mother Road" continua sendo um dos maiores símbolos de uma America ainda ingênua, perdida no tempo. Percorrê-la é fugir dos tradicionais roteiros turísticos e tentar encontrar alguma coisa que não tenha sido absorvida pela America industrializada e moderna dos atuais dias.
Entre 1933 e 1938 a construção da estrada deu emprego para milhares de trabalhadores de todos os cantos do país. Foi uma das primeiras estradas do país totalmente pavimentadas. O traçado da 66 foi adotado de forma a permitir a interligação de dezenas de municípios rurais no interior dos Estados Unidos. Eram lugares que até então estavam isolados, e que agora teriam como se desenvolver. A Rota 66, além de servir para escoar a produção rural do interior do país, serviu também como caminho para milhares de pessoas que escapavam de lugares inóspitos e frios do norte do país e queriam tentar uma vida melhor na California.
Também conhecida como The Main Street of America, a Route 66 foi durante muito tempo uma das principais estradas dos EUA, atravessando todo o continente americano de Leste a Oeste. Com início em Chicago atravessava os estados de Illinois Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, terminando em Los Angeles após 3.940 km (2.448 milhas). Desde a sua construção em 1926 até à sua desativação em 1985 foi percorrida por milhares de veículos e contribuiu decisivamente para a afirmação da maior nação do mundo.
Quando foi aberta ao trânsito, grande parte da sua extensão era feita em gravilha ou terra batida. Em 1938 foi pavimentada. O seu traçado e o seu perfil muito plano tornou-a desde cedo uma via de comunicação importante, muito procurada por caminhões e outros transportes rodoviários. Durante a Depressão foi percorrida por muitas famílias de agricultores que procuravam as terras da Califórnia em consequência do Dust Bowl (tempestades de areia que enterravam tudo em seu caminho).
Ao longo do seu trajeto a economia prosperava ainda que timidamente em pequenos negócios familiares (restaurantes, estações de serviço, hoteis para dormir e etc.). Foi o berço dos restaurantes Drive-thru e da Fast-food - o primeiro McDonald's surgiu em San Bernardino, ponto de passagem da estrada.
Primeiro Restaurante McDonald´s que nasceu na Rota 66 em San Bernardino California e lá está até hoje. Claro que o atual visual mudou e se tornou um icone do Fast-food.
Graças à construção da rota 66, muitas pessoas decidiram abandonar as cidades do norte e começar vida nova nos ensolarados estados do sul e oeste. O turismo na América também começava a crescer. Tudo isso só fazia aumentar o movimento na rota 66. Diversos comerciantes viram no aumento de movimento da estrada uma forma de ganhar dinheiro. Armazéns, postos de gasolina, motéis, mecânicas e pequenas lojinhas começaram a surgir em todo lugar ao longo da rota 66, e foram o núcleo inicial de diversas cidades. Muitos destes prédio ainda podem ser vistos hoje em dia. Muitos estão em ruínas, mas outros foram reformados e prosperam pela fama da rota e principalmente do turismo.
Os militares americanos também consideravam essencial a construção de estradas para o oeste do país, como uma forma de aumentar a mobilidade das tropas em caso de necessidade, pois a segunda guerra já se aproximava. Como o oeste era uma região com grandes extensões desertas, esta parte do país era ideal para a construção de campos de treinamento e manobras. A arquitetura do país também foi influenciada pelas estradas como a rota 66.
Como a maior parte dos motoristas não queria sair da estrada e procurar hotéis nas cidades grandes, começaram a aparecer os motéis de beira de estrada, com seu estilo característico.
Estradas como a Route 66 também permitiram o aparecimento dos primeiros campings, para atender às pessoas que viajavam com trailers e motorhomes, procuravam locais confortáveis para passar a noite. Nestes campings os motoristas encontravam banheiros limpos, gasolina, e lavanderia. Um estilo de vida americano sobre rodas começava a tomar forma graças a estradas como a rota 66. Hoje em dia podemos encontrar em seu trajeto algumas pessoas que residem em trailers estacionados na rota. Estradas maiores absorveram o tráfego da Rota 66 deixando-a totalmente obsoleta.
Os trailers e um número cada vez maior de automóveis no país fizeram aumentar ainda mais o movimento nas estradas, e como conseqüência, o turismo, a economia e a produção de automóveis. Era um ciclo que se auto-alimentava. O tráfego constante de pesados caminhões somado ao aumento do número de automóveis no país começou a sinalizar o saturamento da rota 66. As estradas existentes eram muito estreitas, as pavimentações estavam cada vez mais deterioradas, e principalmente, elas não comportavam mais o volume de tráfego entre as diversas regiões do país.
Enquanto a 66 ficava cada vez mais deteriorada, um novo conceito de auto-estrada começava a surgir. Deveria unir conforto, velocidade e segurança. Era uma nova revolução em termos de transporte e que traria profundas mudanças na economia e grande desenvolvimento ao país. Isto condenava à morte a rota 66.
Na década de 70 praticamente todos os trechos da rota 66 haviam sido substituídos por modernas e largas auto-estradas de 4 ou 6 pistas. Partes destas novas vias foram construídas passando exatamente por cima da velha 66. Ninguém queria mais viajar por ela se agora podia ir de um lugar a outro com mais velocidade e conforto. Lojas, motéis, postos de gasolina, restaurantes e dinners à beira da estrada ficaram sem qualquer movimento e foram obrigados a fechar.
Cidades foram abandonadas porque as pessoas não tinham mais trabalho nestes lugares. A América crescia, mas ironicamente, o custo desse crescimento era o abandono de algo que tinha sido essencial ao seu crescimento.
Com a sua desativação o governo atribuíu o estatuto de "Estrada Histórica". Ficando eternizada para sempre. A Route 66 possui uma dimensão quase mítica na cultura americana. Simboliza um período importante do desenvolvimento da maior nação do mundo. A cultura do automobilismo norte americano, propiciou que o automóvel, a motocicleta e a liberdade fossem os principais protagonistas da fama desta histórica estrada.
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