sábado, 11 de junho de 2011

ANDAMENTO

Andamento e Metrônomo


Andamento
O Andamento é a distância entre um pulso e outro. Quanto mais distante estiver um pulso do outro, mais tempo levaremos para percorrê-lo tornando a música mais lenta. Quanto mais próximo estiver um pulso do outro, menos tempo levaremos para percorrê-lo tornando a música mais rápida. Em palavras mais simples, andamento é a “velocidade” da música. Quando batemos o pé no chão acompanhando uma música, estamos marcando sua pulsação.
Essa velocidade é medida pela quantidade de unidades de tempo que temos por minuto (BPM – Batidas Por Minuto) e pode ser expressa de várias maneiras:
    1. Com um valor numérico
    2. Com um termo em italiano
    3. Como uma combinação dos dois
Os termos em italiano não se referem a uma velocidade exata, deixando-a a livre interpretação do executante. Já o valor numérico, expressa a velocidade exata em que a música deve ser executada.
Alguns dos Principais Andamentos:

Metrônomo
Do Grego metron, medida + nomos, padrão – qualquer aparelho que produz som ou flashes de luz num determinado padrão de velocidade.
No metrônomo mecânico a velocidade (andamento) é expressa por números que vão de 40 a 208. O metrônomo eletrônico oferece uma variação maior e mais precisa, de 35 a 250, com regulagem de 1 em 1 ponto. Estes números nos indicam quantas batidas por minuto (bpm) o metrônomo está executando. Se você quer uma velocidade mais lenta, regule o metrônomo em um número menor, e se você quer uma velocidade mais rápida, ajuste-o num número maior. Por exemplo, ajustando o metrônomo em 60, ele vai produzir um “click” por segundo. Ajustando em 120 ele vai produzir 2 “clicks” por segundo ou 120 batidas por minuto.
Temos ainda metrônomos on line e também para baixar na internet. Muitos deles oferecem inúmeros recursos. É só você pesquisar e verificar qual atende às suas necessidades.
O metrônomo é uma ferramenta essencial para o estudante de qualquer instrumento musical, pois além de ajudar a manter um andamento constante, ele documenta a ‘velocidade’ exata em que estamos fazendo um exercício, facilitando a retomada desse exercício e proporcionando uma comparação com o estudo anterior, coisa que dificilmente poderíamos fazer “de memória”.

                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário