quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MINHA ENTREVISTA AO PRODUTOR MUSICAL RICARDO RODRIGUES

COMO É A RELAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS DEFICIENTES FISICOS DENTRO DA CENA MUSICA ATUAL?
Quase não existe porque é coisa rara vc ver um Def. Físico no meio musical.

VOCÊ TEM CONHECIMENTOS DE OUTROS DEFICIENTES MÚSICOS? SE TEM VOCES SE RELACIONAM?
Profissionalmente falando tem o Hebert Viana, e o Marcelo Yuka, Mas estes estão na luta do mesmo jeito porque ser Musico no Brasil é barra e sendo deficiente então ...

COMO É O MERCADO MUSICAL PARA OS DEFICIENTES ?
Inexistente!!! Já fui a lugares onde me olharam de lado, duvidando que eu era o Baterista e que realmente eu estava ali pra tocar, gravar e dar contado recado PROFISSIONALMENTE.

OS LOCAIS, OS INTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS DE AUDIO SÃO DESENVOLVIDOS COM ERGONOMIA OU SÃO PENSADOS PARA OS DEFICIENTES?
É uma situação INCOMUM estar numa cadeira de rodas ou andando com muletas, próteses, ter uma paralisia num dos membros, cegueira etc.... então eu acho ser muito difícil a indústria ADAPTAR algo para nós. NÓS É QUE TEMOS QUE SE ADAPTAR ehehehe .... Lembre-se que há poucos anos atrás ser um Músico CANHOTO era algo problemático porque na guitarra ou no baixo vc tinha que inverter as cordas ou re-aprender a tocar o instrumento invertido de cabeça pra baixo etc..... A única adaptação que eu uso pra tocar é uma “Lingüeta” tipo um “Toe-Stop” na sapata do pedal do bumbo para o pé protético não resvalar, dando assim maior segurança e potencia nos rudimentos que são tocados no bumbo. Mas é essa a única adaptação que eu mesmo resolvi fazer para melhorar minha performance na execução do isntrumento.

QUAL A REAÇÃO DAS PESSOAS AO VER VOCE NO PALCO?
Na minha entrevista na TVE eu tinha abordado isso! Muitos chegam no Show e eu já estou estratégicamente sentado atrás da bateria. Então ao final quando eu me levanto empunhando um par de muletas e andando com pernas mecânicas (PRÓTESES), as pessoas ficam estarrecidas de como um “perneta” .... ehehehe .... poderia ter feito todo aquele som ....

QUAL SERIA A CENA MUSICAL IDEAL PARA OS DEFICIENTES FISICOS?
Um palco muito baixinho quase à nível de chão, acesso, rampa ou elevador pro musico cadeirante, braile pros cegos e nada mais porque a deficiência não atrapalha na musicalidade que vem da alma!!!

QUAIS SÃO AS MAIORES DESAFIOS PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS DE INSERÇÃO NO MERCADO DAMÚSICA.
Eu acho que depende muito do grau de lesão e da dificuldade de acesso, porque trabalhar como operador sentado num Studio é uma coisa, e ter que empunhar e executar um instrumento é outra. No meu caso se me botam sentado lá na bateria e já está tudo armado, e resto é fácil. Executar o instrumento, pra mim é moleza!

COMO A SOCIEDADE E O GOVERNO PODERIA AJUDAR NA INSERÇÃO E PARA O SURGIMENTO DE ARTISTAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIENCIA?
O Governo eu não sei dizer, mas a Sociedade que são as pessoas que representam a opinião pública poderiam ler mais e procurar entender as imensas dificuldades que nós passamos.E uma coisa simples como ir a um evento, pra nós se torna uma operação de guerra pela logísitica que envolve: transporte, acesso, rampas, elevadores etc... Já viu como é difícil de se ir a um simples CINEMA!!! IMAGINE!!!

VOCÊ SE DEPARA COM OUTRAS PESSOAS DEFICIENTES EM SEUS SHOWS SE VC SE DEPARA QUAL A REAÇÃO DELES E O QUE ELES TE PERGUNTAM?
Já me deparei e realmente elas ficam um mixto maravilhadas e empolgadas, até porque isso é raro de se ver. Elas me perguntam sobre tudo: sobre meu instrumento, sobre as próteses etc.... eu sempre me mostro solícito mesmo estando todo enrolado comigo mesmo e com os equipamentos da bateria: pratos, caixa etc.... mas sempre há um tempo pra conversar quando algum curioso se aproxima .... ehehehe ....

QUAL SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTISTICA?
È uma coisa maravilhosa porque eu venho e uma família de músicos. Eu toco (ARRANHO) violão / guitarra, baixo e teclado além da bateria. Entrei no Studio e eu mesmo produzi o meu CD Autoral. Executando todos os instrumentos, dobrando vozes etc... Quando eu sou somente o baterista numa banda, o meu trabalho é ouvir e colocar o andamento, as acentuações, e as convenções que a musica pede.

VOCÊ TEM SUGESTÕESS DE COMO INTEGRAR OS DEFICIENTES A INDUSTRIA CULTURAL?
Não é impossível de se ter um ator cego, amputado, paraplégico etc.... Há situações – (me lembro de uma novela da Globo) – em que o artista tinha que ter a síndrome de DAWN e foi encontrado um ator que se encaixava perfeitamente no perfil e era portador da síndrome. Então eu acredito que só depende da vontade de se colocar isso em prática. Ainda hoje mesmo com tanta modernidade e recursos, há pessoas que ignoram totalmente o que é ser um amputado (no meu caso). Confundem, amputação com paraplegia porque o bi-amputado quando não está andando com suas próteses, está na cadeira de rodas. A confusão e o preconceito ainda existem, já mudou bastante mas ainda é uma dificuldade vc entrar numa agência bancária, numa determinada loja e locais íngremes ou com muitas escadas. Então ir a um Teatro, Cinema, ou Show, ainda é uma operação de guerra para o portador de qualquer deficiência física. PENSEM NISSO!!!

CONTATO:
www.tuliofuzato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário