Certa ocasião, Muddy Waters (músico norte-americano) falou uma frase que se tornaria clássica entre os rockeiros; disse ele: “O blues teve um filho, puseram o nome dele de Rock’n’Roll”.
Então, para aqueles que já tiveram a imensa satisfação de vê-lo tocar, podemos falar: “O Bill Ward teve um filho, puseram o nome dele de Túlio Fuzato”.
Túlio Fuzato é um músico da cidade do Rio de Janeiro, nascido em 16 de Junho de 1957, em Floripa (SC) morando no Rio desde 1958!
Embora se destaque como baterista das bandas cariocas “Never Say Die” (banda cover do Black Sabbath) e “Os Membranas”, bem como, da banda “Velho Vinil”, Túlio também participa (dando “força”) de inúmeras outras bandas de outros Estados (mesmo que não tenham qualquer projeção).
Túlio também toca vários outros instrumentos, além de ser backing vocal das referidas bandas e de ser o vocalista de seu álbum solo.
HISTÓRIA
Túlio é proveniente de uma família de músicos (descendentes de Italianos), já que seu pai tocava guitarra, enquanto sua mãe era vocalista.
Devido a esta característica familiar, o menino Túlio cresceu ouvindo “The Beatles” e Jimi Hendrix, mas logo descobriu o “rock pesado” (como ele mesmo diz!!!), de bandas como, “Deep Purple”, “Led Zeppelin”, “Black Sabbath”, “Uriah Heep”, “Grand Funk Railroad” e etc.
Na mesma época, Túlio conheceu e se encantou pelo chamado “rock progressivo”, de bandas como, “Genesis”, “Pink Floyd”, “Yes”, “Emerson Lake and Palmer”, “Jethro Tull”, os alemães “Eloy” e “Nektar”, a italiana “Premiata Forneria Marconi”, dentre tantas outras.
Tendo um pai guitarrista, nada mais natural que ele viesse a aprender, com o próprio pai, a tocar este instrumento e assim, lá pelos seus 15 anos de idade, Túlio já dominava muitas técnicas.
Contudo, o jovem Túlio tinha um interesse todo especial pelo “swing, ritmo e a força de uma bateria” (palavras dele!!!)
Até o ano de 1982 (lá pelos seus 25 anos), Túlio ainda não havia tocado profissionalmente. Foi mais ou menos nessa época, trabalhando de dia como designer gráfico, que ele passou a tocar na noite e depois casou-se.
O acidente, mas não o fim!!!
Como toda e qualquer pessoa que passa por dificuldades, Túlio também viu sua vida ruir e perder muitas coisas que havia construído, como seu emprego, seu relacionamento e “amizades”.
Uma grande depressão, naturalmente, se instalou, agravada por problemas de saúde e etc; e ele tinha de sobreviver, mas não procurava ajuda .
Convivendo com uma auto-estima extremamente baixa, aliada a sua dependência de barbitúricos (anti-depressivos e tranqüilizantes), sofreu um terrível acidente de trem, em Julho de 2003, quando teve suas duas pernas amputadas, tendo de lutar pela vida.
A obstinação!!!
A partir daí, entra em uma luta diária e obstinada pela vida.
Para quem, antes disso, adorava uma praia, subia o morro da Urca pela trilha, mandava na "batera" e trabalhava como designer gráfico, em agências de propaganda do Rio de Janeiro, ter de re-aprender a viver foi muito difícil.
Embora amputado, o que parecia impossível, torna-se realidade e o músico aflora de vez, não como guitarrista ou vocalista, mas como baterista!!!!!!!!!!!!
Felizmente, este tipo de amputação lhe permitiu que continuasse tocando bateria, com relativa facilidade, devido ao uso de próteses.
O tipo de próteses que ele usa são as seguintes:
* Geo-Lite Friction/Policentric Knee with Impulsor by Ohiow Willow Wood
* Trans-Tibial Alpha Liners by Ohiow Willow Wood
* Trans-Femoral Suction Socket Casting by Nova Ortopedia (Brazil)
* Fiber-Glass Tubes (red) by Ossur
* A pair of Sure-Flex by Flex-Foot, Ossur
Com estas próteses ele pode controlar o pedal de sua bateria. Túlio descarrega o peso de seu joelho direito no pedal da bateria, saindo uma pequena linha de tensão, que lhe dá imediatamente um retorno e rebound. Também usa um dispositivo para manter seus pés centralizados no pedal. Sobre o chimbal, no entanto, não tem tanto controle, porque sua perna esquerda tem uma contratura, não podendo curvá-la completamente. Ele usa o chimbal em duas posições, um pouco aberto ou completamente fechado.
Apesar de todas essas terríveis dificuldades, Túlio é um soberbo baterista, tendo uma pegada muito forte e uma agilidade impressionante. Seu tempo e sua harmonia são invejáveis.
Quem chega durante o show, sem tê-lo jamais visto anteriormente, nunca vai imaginar que atrás daquela bateria há uma pessoa bi-amputada.
Já, para quem o vê chegando ao local, jamais imaginará que ele será o baterista do show (........ depois falo sobre isso).
Onde muitos sucumbiriam à dor e ao desespero, Túlio fez a música. Onde muitos abririam mão da vida, Túlio criou o poema. Onde muitos diriam adeus, Túlio agradeceu a DEUS!!!!!!!
Túlio Fuzato deixa bem claro em suas páginas na net, seus propósitos:
“Quero mostrar através da minha história, a capacidade dos seres humanos de atravessar obstáculos. Para ultrapassá-los e ser novamente você depois de uma tragédia que pode acontecer com qualquer um de nós”.
“Também quero mostrar como a música pode ser uma incrível possibilidade para todos nós e como, no meu caso, isso me fez decidir por agir”.
"Determinação é meu lema. Eu espero que meu exemplo sirva de inspiração para aqueles que perderam a esperança na vida”.
Página inicial de seu Orkut:
“........ "Quer saber quantos amigos você tem? Dá uma festa.
Quer saber a qualidade deles? Fica doente" ...
Recentemente, fiz questão de lhe enviar um depoimento para o Orkut, inclusive, vocês irão perceber como eu o conheci (no show) e como, tempos antes, já havíamos mantido contato pelo Orkut, sem se quer imaginarmos que, um dia, nossos caminhos se cruzariam pessoalmente.
...........
“É incrível como o mundo é pequeno. Ainda lembro quando te ví chegando na "Banca do Blues" e achei legal saires de casa (com todas as aparentes dificuldades....) para "assistir" um show ............. eu jamais poderia imaginar que você seria o baterista da banda "Never Say Die"!!! Tudo bem que era o Bill Ward quem estava escondido no prédio em frente tocando, enquanto você dublava ...........kkkkkk
Aí entramos em contato pelo Orkut e você descobriu que cerca de um ano antes eu já te enviara os links dos cds do WB&L, mesmo sem nos conhecer.... é!!!!!! o mundo é bem pequeno, principalmente quando há enormes corações como o teu!!!
Acabei de ver o dvd daquela banda que destes uma força em Sampa e estou ouvindo pela milésima vez o cd "Planeta Loucura". Ouvir teus trabalhos e assistir teus shows é algo que não tem preço, pois são bem mais do que música, trabalho, hobby ou qualquer outra coisa.
É O MAIOR EXEMPLO DE QUE O IMPOSSÍVEL ESTÁ EM NOSSO CÉREBRO (ou em nossos medos) E QUE AS DEFICIÊNCIAS TERMINAM DIANTE DE NOSSAS ATITUDES”.
Túlio possui alguns trabalhos lançados, dentre eles, seu trabalho solo, onde ele é o autor de todas as músicas e toca todos os instrumentos, demonstrando toda sua versatilidade musical e poética.
CD “Planeta Loucura”
1. Planeta loucura
2. Vida erudita
3. Volta pra mim
4. Dia de chuva
5. Menina você é...
6. Dellirium III
7. Hey... menina!
8. Baixinha
9. Planeta loucura – unplugged (revisited)
Todos os instrumentos tocados por Túlio Fuzato (exceto synth bass e teclados adicionais por Bertho Luzze) Produção musical, arranjos, efeitos especiais e design de capa de Túlio Fuzato
Reconhecimentos ....
No dia 28 de Novembro de 2008, Túlio Fuzato foi homenageado por um dos espaços culturais mais democráticos e importantes da cidade do Rio de Janeiro.
Nessa data, esse espaço presenteou ao músico um troféu, simbolizando o reconhecimento por sua capacidade e a admiração e o respeito que todos têm por ele.
Novos trabalhos
No momento Túlio vem se dividindo entre duas bandas: o “Velho Vinil” e “Os Membranas”, essa uma banda de amigos, formada há anos por colegas de trabalho.
CREDITS
My reverence to all disable people around the world, who's overcome his challenge.
God may I can be inspiration for those who lost a limb, and for those who lost the hope in the life.
hugs to all my Musician Friends ..... Tulio - www.tuliofuzato.com.br
SABEDORIA!!!
"Mantenha-se simples,
bom, puro, sério,
livre de afetação,
amigo da justiça,
temente aos deuses,
gentil, apaixonado,
vigoroso em todas as suas atitudes.
Reverencie os deuses e ajude os homens.
A vida é curta."
(Marco Aurélio)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário