quarta-feira, 13 de março de 2013

habemus Papa




O primeiro Papa latino-americano, em 2013.

O argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa da Igreja Católica. Este é o de número 266 na história do catolicismo. Bergoglio vai se chamar Papa Francisco I.

A decisão na eleição do novo Papa surpreendeu, pois o argentino não aparecia nas últimas listas de favoritos, em uma votação tida como surpreendente.

Porém, o cardeal argentino é investigado dentro de seu país pela colaboração com a ditadura. Nos dois processos mais famosos, responde pela ajuda que teria dado ao sequestro e à tortura de dois jesuítas e à apropriação de bebês, prática comum do último regime militar (1976-83).

Documentos oficiais, datados de 1976, narram o que o líder religioso defendeu comandantes militares. Sobre a posição da Igreja Católica, de suporte ao regime, afirmou que “de nenhuma maneira pretendemos formular uma posição de crítica ao governo”, dado que um fracasso “levaria, com muita probabilidade, ao marxismo”. E em 2011, veio à tona a possível participação de Bergoglio em um caso de sequestro de bebês, uma prática adotada pelo regime, que executou várias mulheres grávidas ou com filhos pequenos.

Texto de Diego Vieira
Administração Imagens Históricas

Igreja é a contramão da integração entre a individualidade de cada ser humano. Ao longo da história tudo que se despontou como novo ou revolucionário foi barrado duramente pela igreja. A igreja implanta na mente do cidadão o medo de ser diferente, o medo da descoberta e principalmente o medo do CONHECIMENTO. Como instituição a igreja católica se mostra como a mais intolerante, pois tomou integralmente para si o conceito do que é bom, correto e divino. Espero que não demore a chegar o dia em que o ser humano perceba que sua mente, assim como o planeta Terra são os maiores templos de Deus. Espero que não demore para a humanidade superar o medo de ser diferente, pois quando esse dia chegar todos viverão a paz divina e não a paz inventada para satisfazer homens hipócritas e sujos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário