sexta-feira, 22 de março de 2013

afinação de BUMBO

A dica aqui é para as pessoas que tem dificuldade em afinar o bumbo, dando dicas fundamentais para extrair o melhor som possível do seu bumbo.

Particularmente prefiro afinar a pele de resposta com uma tensão um pouco menor do que a "batedeira". Cada caixa, tom, surdo ou bumbo tem um nível de afinação diferente um do outro e as madeiras também interferem bastante.

Deixe seu bumbo com a maior distância possível do chão, isso pode ajudar a melhorar a ressonância dele.

Usando travesseiro, almofada, ou qualquer espuma pequena encostada em uma pequena parte da pele de resposta faz com que o som do grave fique um pouco curto. E se colocado na "batedeira" o som fica mais acentuado, abafando mais o som.

Se você é adepto a colocar um buraco na pele de resposta como eu, o recomendável é que se faça com 10cm a 13cm de diâmetro, pois se fizer com 18cm ou mais, será como se essa pele não existisse.

A imagem ao abaixo ilustra a melhor maneira de se afinar um bumbo ou qualquer outro tambor. Seguindo esta ordem e também girando a chave de afinação com a mesma rotação em todos os parafusos você estará afinando cada lado com tensões iguais, diminuindo o risco da pele ficar ruim mais cedo.



Quando você consegue atingir a afinação natural do bumbo, definido pelas peles bem afinadas e pelas suas dimensões, você irá sentir uma pressão sonora agradável e o bumbo irá "cantar", mas se não conseguir atingir essa afinação, o som ficará "morto" ou terá um som "plástico".

FONTE : http://www.sombatera.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário