segunda-feira, 14 de março de 2011

APEGO e AÇÕES


Pergunta: Há alguma diferença entre uma ação sem apego e uma ação moralmente positiva?
Resposta: Antes de responder a isso, apenas como uma adendo, eu prefiro a palavra “construtiva” em vez de “virtuosa”. “Virtuoso” e “não-virtuoso” implica um julgamento moral, que não é a intenção no Budismo. Não há esse objetivo!!! Não há um julgamento moral. Nem há uma recompensa ou punição. Em vez disso, certas ações são construtivas e outras são destrutivas. Se alguém andar aos tiros sobre pessoas, isso é destrutivo. Se alguém bater nos outros membros da família, isso é destrutivo. Todos concordam com isso. Não há um julgamento moral envolvido. Se nós formos gentis e úteis aos outros, isso é muito construtivo ou positivo.
Quando ajudamos os outros, podemos fazê-lo com base no apego ou no desapego. Ajudar alguém com base no apego seria por exemplo: “Eu vou ajudá-la pois quero que você me ame. Eu quero sentir que precisam de mim”. Nós diríamos que essa ação de ajudar ainda é positiva, mas que a motivação não das melhores.
Na discussão do Carma, fazemos uma diferenciação entre a motivação e a ação. Nós podemos fazer uma boa ação com uma motivação muito pobre. A ação positiva irá resultar em alguma felicidade, enquanto que a motivação pobre vai resultar em algum sofrimento. O oposto também poderia ser verdade: a ação é negativa (por exemplo, nós batemos no nosso filho), mas a motivação era positiva – foi para salvar a vida dele. Por exemplo, se o nosso garotinho está prestes a correr em direção à rua e nós dissermos gentilmente “Oh querido, não corra para a rua”, isso não irá pará-lo. Se nós agarrarmos o nosso filho e lhe dermos uma palmada no seu traseiro, ele poderá chorar e até ficar ressentido, então há um resultado negativo dessa ação. Porém, a motivação foi positiva e o resultado positivo é muito maior do que o negativo, pois o garoto foi salvo. Além disso, o nosso filho aprecia o fato de nos preocuparmos com ele.
O mesmo pode ser verdade acerca de uma ação construtiva: ela pode ser motivada pelo desapego, que é sempre melhor, mas também pode ser feita com apego.
NOSSAS AÇÕES - NOSSAS VIDAS. Tudo isso remonta às imutáveis e sagradas Leis de Ação e Reação / Causa e Efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário