quarta-feira, 14 de abril de 2010

NÃO ENTRE NESSA DE VACINA

SANOFI IRÁ UTILIZAR ADJUVANTE PARA DIMINUIR A DOSE DA VACINA

A Sanofi Pasteur, que produz 40% das vacinas de gripe do mundo e irá fornecer a vacina contra a gripe suína para o Brasil, está pedindo uma licenca rápida (fast-track) para a sua vacina. Na prática esta licenca permite pular vários estágios dos testes clínicos. Experts da OMS dizem que como a nova vacina é "quase igual" a da gripe normal, é esperado que estes testes passariam de qualquer forma. A empresa afirmou que nesta sexta, dia 7 de Agosto, iniciou os testes em humanos de sua vacina contra a gripe suína. Ela também fez licenciamento suplementar para vacina que considere uma mutação do vírus. Como é que vão testar uma vacina que considere a mutação do vírus? Irão talvez eles mesmos criar uma mutação do AH1N1 para poder testa-la?
  • Esqualeno
Um outro ponto importante é que a vacina da Sanofi, tanto quanto a da Novartis, conterão adjuvantes, que é uma forma de maximizar o efeito da vacina. A OMS orientou aos laboratórios a usarem adjuvantes para permitir produzir uma maior quantidade de vacina em um menor tempo.
O problema é que o adjuvante que será utilizado, de acordo com algumas fontes é o esqualeno. O esqualeno é um composto químico que ocorre na natureza e até mesmo nosso corpo produz. Este composto é vendido em lojas de produtos naturais como óleo de tubarão. Isto é claro, é como a OMS mostra o inofensivo esqualeno. O efeito ao ingerir é diferente de injetar na veia. Como acontece com o ácido estomacal. Ele é um ácido super forte, que nós não podemos viver sem, mas você não iriá querer que alguém injetasse este ácido no seu braco.
À primeira vista, ele parece bom e até mesmo parece fazer sentido. No entanto, esqualeno tem uma história.
Na Guerra do Golfo, varios veteranos foram vacinados contra o vírus Anthrax, que continha esqualeno. Isto causou a Síndrome da Guerra do Golfo, que devastou as vidas de muitas vítimas, causando limphodenopatia, artrite rematóide, danos ao sistema nervoso, fatiga cronica, fibromialgia, lupus, lesoes na pele que nao curam, perda de memória, convulsões, Syndrome de Sjogren, doenca de Raynaud, dores de cabeca crônicas, esclerose multima, e outros problemas.
No entanto, no site da OMS informa-se:
Sabe-se agora que esqualeno não foi adicionado ao vacinas administradas a esses veteranos, e de deficiências técnicas no relatório sugerindo uma associação têm sido publicados.
Existem ligações também do esqualeno com artrite rematóide, por este forçar uma alta resposta do sistema imunológico por longos períodos.
Em 2000 um estudo publicado no "American Journal of Pathology" demonstrou que uma única injeção do adjuvante esqualeno em ratos desencadeou uma inflamação crônica nas articulações, também conhecida como artrite rematóide.
O esqualeno é aprovado para uso em vacinas na Uniao Européia mas não nos EUA. Apesar disto os EUA já encomendaram 300 milhões de dólares em vacina da Novarti's contendo esqualeno.
E aparentemente as vacinas brasileiras também irão conter. No artigo publicado hoje não havia informação se o aditivo ou adjuvante utilizado seria o esqualeno, mas parece que sim, uma vez que as outras empresas estarão utilizando e a OMS já deu o seu aval.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário