segunda-feira, 29 de março de 2010

CAPITALISMO X SOCIALISMO

O capitalismo vende a ILUSÃO do "American way of Life" : onde os ricos, assim o são por seu mérito e os pobres, assim o são pela sua preguiça. No capitalismo, alguém se torna milionário, não por esforço, mas por EXPLORAÇÃO. Os capitalistas ricos querem enriquecer mais! Acumular mais capital - Reinvestir na própria empresa e levar os lucros ao extremo! Para isso, não medem consequencias em explorar trabalhadores/consumidores/concorrentes/meio ambiente se isso reduzir custos-elevar lucros.
O capitalismo selvagem permite que, para enriquecer poucos, muitos cheguem à miséria.

Lembram das aulas de História?

Inglaterra do séc XVIII : os ricos haviam se apropriado dos campos para obter matérias-primas para suas fábricas. Cercaram suas terras e expulsaram a maioria dos camponeses, que foram para as cidades. Pelo excesso de mão-de-obra, tiveram que se sujeitar ao regime desumano de trabalho das fábricas. Recebiam salários baixíssimos.

Além disso, crianças, mulheres, homens e idosos eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho de até 18 horas. Obviamente que essa exploração extrema gerou conflitos e resistências. Os trabalhadores quebraram máquinas, fizeram greves, se organizaram, formaram sindicatos. No decorrer do século 20, muitos direitos foram conquistados, criando leis trabalhistas.

 E o Desemprego é excelente para eles, pois reduz os custos da mão-de-obra. ÓBVIO que o poder está na mão das empresas, não do povo, como se verifica no exemplo: Hoje, nos ônibus há o motorista-cobrador, não mais os dois serviços. Consequencias: Reduz empregos, tira a concentração do motorista e NÃO REDUZ o preço da passagem - R$ 2,35 atualmente. Ou seja, os benefícios são SEMPRE da empresa que conta com o povo INERTE. 

O Estado só existe para dar ao povo o MÍNIMO DO MÍNIMO dos Direitos. Auxiliados pela mídia, dão apenas o "pão-e-circo" suficientes para que a exploração não nos leve a uma Revolução! O Estado também "gerencia" as relações dos capitalistas que ENTRE SI não são tratados com tanta desigualdade.

Por isso o capitalismo quer o ESTADO MÍNIMO. Porque se o Estado socorrer mais a quem mais precisa, os lucros caem.

O Estado só existe para SALVAR O CAPITALISMO das suas PRÓPRIAS CRISES!

Crise de 29 / Crise de 2009 ... Onde o Estado do "New Deal" surge para intervir e salvar - ... A QUEM?

Aos poderosos! O Estado que nós conhecemos surgiu na Revolução Francesa para e pela BURGUESIA!

O capitalismo e o Estado atuais servem apenas aos interesses dos ricos e poderosos! Uma grande máfia que
mantém a população sob controle ideológico. Os mais pobres terão que contar com o lastimável sistema de saúde e a fracassada educação pública! Afinal, não há interesse em formar cidadãos críticos que compreendam a socidedade e possam se emancipar dela.

Esse tipo de email que Recebi foi feito, ou por quem NÃO CONHECE o Socialismo, ou por quem, perversamente, o distorce. "Ficar nas costas dos outros" não tem nada a ver com o Socialismo.

O que o socialismo deseja é a IGUALDADE sim - mas a igualdade de OPORTUNIDADES.
Educação, saúde - Garantias para todos no mundo dos FATOS, não só no texto da lei e na garganta de políticos. Acabar com as desigualdades sociais do capitalismo, onde 20% da população detém 80% da renda e 80% da população detém 20% da renda!  Oportunidades para que todos possam maximizar suas possibilidades! No socialismo, os meios de produção não são propriedade rivada de empresários exploradores! São coletivos, permitindo que a riqueza e o poder sejam distribuídos com base na quantidade de trabalho despendido na produção!

Se querem uma analogia COERENTE entre sistemas políticos e uma escola, assim seria:
No capitalismo, os filhos dos burgueses receberiam os melhores livros e o melhor sistema de ensino.
Os filhos dos pobres/proletariados/povão teriam uma péssima educação, isso se não tivessem de abandonar a escola para trabalhar: vendendo sua força de trabalho para dar mais-valia aos capitalistas.
No socialismo, todos receberiam uma educação de excelencia, onde se dependeria apenas dos méritos.
Isso seria possível porque os meios de produção seriam coletivos. Logo, todos lucros auferidos, em vez de se concentrarem na mão de poucos, seriam utilizados para promover o bem-estar social.

 É um absurdo esta conclusão irracional que partiu do e-mail que recebi do capitalista selvagem.
Só mesmo os que não pensam poderiam concordar. Acorda gente ! Vocês precisam raciocinar, não deixem que os defensores de interesses contrários ao bem da humanidade pensem por vocês. Analisem os fatos. Não é preciso nem ver quem são para descobir que que são paus madado. Os ricos querem ficar mais ricos( ficar com quase tudo) e só conseguirão isto se os pobres ficarem mais pobres (ficarem com quase nada). Cada caso é um caso, e este citado no  e-mail, embora pareça, não tem nada com o socialismo. Vamos  mostrar a esta gente que nos envia este tipo de  e-mail que nós não somos tão imbecis quanto eles pensam. Chega de ficarmos calados. Se não respondermos, se não falarmos, só eles que falam serão ouvidos, ninguém nos ouvirá. Vamos soltar a voz. Vamos combate-los. No capitalismo não há igualdade, consequentemente não há justiça, mas apenas liberdade para injustamente liquidar selvagemente o mais fraco. No socialismo a briga é de igualdade ( fraco  X  fraco ou rico  X  rico e não de tirar do rico para dar ao pobre que não merece. No capitalismo a briga é de liberdade, diga-se: desigualdade ( forte  X  fraco  ou  de rico  X  pobre).

Um experimento Socialista

Um  professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca  repetiu um só aluno antes, mas tinha, uma vez, repetido uma classe  inteira.

Esta  classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente  funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria  igualitário e "justo".

O  professor então disse: "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta  classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas em testes".
Todas  as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto  seriam "justas". Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas,  o que significou que ninguém repetiria. Isso também quis dizer, claro,  que ninguém receberia um A...

Depois  que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam Bs. Quem  estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se  esforçaram ficaram muito felizes com o resultado. 
Quando o  segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles  esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham  estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam  do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências,  eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda  média dos testes foi D.
Ninguém gostou.
Depois do terceiro  teste, a média geral foi um F. 
As notas não voltaram a  patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por  culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas  daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal  causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a  fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais  estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram... Para sua total surpresa.

O  professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele  foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça  e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir  da qual o experimento tinha começado.
Quando a recompensa é  grande, ele disse, o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para  alguns de nós. 

Mas  quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros  sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

(estão aí  as "bolsas " do governo que não os deixa mentir, até o  'auxílio reclusão'  pra quem está preso!! Eu não autorizei, você  autorizou?)

O pensamento abaixo  foi escrito em 1931

" É  impossível levar o  pobre à prosperidade através  de legislações que punem os ricos  pela prosperidade. Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa  deve trabalhar sem receber.  O governo não pode dar para alguém  aquilo que não tira de outro  alguém.   Quando metade da  população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra  metade da população irá sustentá-la, e  quando esta outra metade  entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira  metade, então chegamos ao  começo do fim de uma nação. 

É  impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

Adrian  Rogers, 1931

ja parou pra pensar que governo é esse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário