sábado, 25 de junho de 2016

Led Zep 3


RESENHA de MARCIO ABBES

Engraçado saber que o Led III começou a ser gravado no início de 70.

Led Zeppelin é quase uma banda sessentista.

O disco é um dos objetos mais lindos fabricados no rock. Parece um exagero da minha parte, mas a capa é uma verdadeira obra de arte. Aliás, bem difícil escolher a melhor capa do Led Zeppelin.

Estou escutando o maravilhoso disco neste exato momento. Tenho o CD remasterizado.  Caso entrasse na onda do vinil, acho que seria o primeiro vinil a ser adquirido.
Bem, a bolachinha começa com a furiosa "Immigrant Song", que traz o ritmo incrivelmente sincronizado de batida e a voz cheia de lamentos do Plant. 
A pérola já começa com a força de abrir até a porta do Vaticano.

Em parte disco vem mostrar que está mais voltado para o folk em "Friends", que traz a música acústica numa multiplicidade de sons com o teclado viajante do John Paul Jones.

O que entra logo em seguida é a balançante "Celebration Day". 
Nada mais vibrante do que as notas esticadas do Page e a voz de Plant.

A próxima música é o blues mais bonito já realizado por uma banda na face da Terra. Com apenas 5 notas, começa a maior explosão vocal realizada por um branco no blues. Plant nos leva para a mesma viagem que Janis levou a plateia do Woodstock. Page faz um estupendo solo numa harmonia maravilhosa com a cozinha da banda. 

"Out on the Tiles" vem com uma urgência e num ritmo cortante e preciso. "Gallows Pole", que começa o lado dois do vinil, vem mostrar que o disco é um trabalho quase totalmente acústico, mas sem perder o maravilhoso peso da banda. 
O que aparece em seguida é uma das músicas mais lindas da banda, "Tangerine", que tem o ar de Stones e com uma linda melodia com a voz quase em súplica de Plant e o belíssimo solo de Page. 

Não pára por aí, toda a genialidade da banda vem ser sacramentada em "That's the Way", mais uma música acústica toda pontuada por belas notas de violão e a voz sublime de Plant. 

O disco se despede com "Bron-Y-Aur Stomp" e "Hats Off to (Roy) Harper", que demonstram o que é realizar música acústica para uma vibração sensorial viajante e prazerosa. 

Led Zeppelin é a melhor banda de rock pesado de todos os tempos! Disco obrigatório!














Nenhum comentário:

Postar um comentário