quarta-feira, 29 de junho de 2016

instrumento roubado


Não Seja Mais Um Inimigo da Música

Toda semana vejo nas timelines das minhas redes sociais o pedido de socorro de músicos que enfrentam agora um novo inimigo da nossa já difícil realidade: a onda de roubos. Ontem, mais uma me indignou e me levou a escrever esta mensagem.

Recentemente, esse novo inimigo se levantou contra os músicos profissionais. A percepção de que os preços dos equipamentos se tornaram exorbitantes fez com que os olhares mal intencionados se virassem contra esses itens que, obviamente, são essenciais à nossa sobrevivência. 


Mas, o ponto de vista que me preocupa quando me ponho a raciocinar sobre esse assunto, é a lógica de que, se o equipamento está sendo roubado, é porque está tendo receptação. E dói, no coração e na vergonha, imaginar que outros músicos possam estar sendo coniventes com essa prática. Todo músico vê seu instrumento como muito mais que um objeto ou uma ferramenta. Todo músico sério sente carinho por seu equipamento, principalmente porque, ao vê-lo, se lembra de quanto suor e esforço empenhou em sua aquisição e no sonho de alcançar aquela sonoridade ou variedade de recursos. A intimidade com seu equipamento afeta a produtividade do músico, e a reaquisição se torna extremamente complicada, uma vez que sua ferramenta de trabalho foi retirada e sua renda estará seriamente comprometida caso não haja algum equipamento alternativo à disposição. 


Se você encontrou um instrumento dos sonhos, por preço acessível demais; se alguém está oferecendo peças avulsas demais, e por preço digno de dúvida; se a pessoa se recusa a oficializar o negócio por qualquer meio que ofereça comprovante da transação, ou qualquer outra atividade digna de desconfiança, abra os olhos e, mais que tudo, NÃO CONCLUA A COMPRA. 
 
Não alimente o mercado de instrumentos roubados. Se nós transformarmos essa prática numa atividade não lucrativa, reduziremos os riscos de sermos a próxima vítima. Ladrões não são leais a ninguém. Você pode, com certeza ser o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário