quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O TEU FÍGADO

Sou o maior órgão do teu corpo e estou localizado no lado superior  direito do abdômen, protegido pelas costelas.
Sou responsável por aproximadamente 5.000 (cinco mil) funções vitais, produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter funcionando o resto do teu organismo.
Sou  um grande laboratório! Produzo a bile que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão.
Eu mantenho as reservas de ferro que tu  necessitas, bem como as vitaminas e outros minerais.
Também produzo hormônios, proteínas e enzimas que mantêm teu corpo funcionando normalmente.
Tenho  participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos.
Sem mim não terias forças para levar tua vida adiante!
Eu  armazeno todas as toxinas, venenos, álcool, substâncias químicas e drogas que entram em teu corpo.
Minha função é quebrar quimicamente estes venenos, de modo que possam  ser mais facilmente eliminadas pelos rins  e pela pele.
Sou  um depósito de toxinas. Elas permanecem em mim por bastante tempo até serem processadas. Se a carga se torna excessiva, fico impedido de trabalhar adequadamente e o processo digestivo se torna difícil.
Eu  reservo energia, como  uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras) até que  dele necessites. Sou  eu quem  alimenta  o teu cérebro de  energia e o faz  funcionar. Sem mim, entrarias em estado  de coma!
Na verdade, nem poderias te levantar da cama se eu não estivesse trabalhando! importante que gostes de mim! Mas não te peço muito... Basta que me trates bem! Não me entupas de álcool - cerveja, uísque ou cachaça! Se bebes com frequência , podes me lesionar para o resto das nossas vidas!
E eu me lesiono facilmente ... Estas lesões chamadas "cirrose”, são permanentes.
Toma  cuidado com o hábito da auto medicação! Os medicamentos são importantes, mas ao tomares remédios sem necessidade, podes me sobrecarregar e intoxicar! Todos os medicamentos são  produtos químicos e quando tu os combina  sem a aprovação de  um médico, podes criar  algo venenoso e prejudicar-me  seriamente.  E saibas, eu não me queixo. Se me maltratas, não poderei avisar-te que estou em perigo! Outra coisa importante - cuida da tua alimentação! Não abuses dos alimentos gordurosos!  Eles podem me deixar coberto de gordura e se isso acontecer, desequilibrarei vários sistemas do  teu corpo! Alimenta-te com  uma dieta balanceada. Sou  vulnerável aos diversos vírus da hepatite, os quais vivem no sangue, na saliva, nas fezes e no sêmem humano. Quase sempre sou capaz de destruir esses vírus, mas às vezes eles  são mais fortes que  eu e me infectam,  causando-me muito dano.
Os  vírus  da hepatite  C, são transmitidos  pela transfusão de  sangue e hemodiálise,  pelo uso de drogas intravenosas, material cortante ou perfurante de uso coletivo, sem esterilização  adequada: procedimentos médicos/odontológicos, tatuagens, piercing, manicure, etc. Já  o vírus da hepatite  A, é transmitido através  da água e dos alimentos, enquanto o  da hepatite B, através  dos contatos íntimos, da mãe infectada para  o recém nascido e  pelo uso do sangue infectado. Então  observa a procedência  do sangue que acaso  precises receber, dos  alimentos e da água  que ingeres e toma  cuidado com a higiene  ao toalete. Usa preservativos com novos parceiros,  exige que os instrumentos  que perfurem tua pele  ou boca sejam esterelizados.

ATENÇÃO

Segundo  a Tradicional Medicina  Chinesa, sou um órgão regido pela energia da madeira. Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço, sou capaz de me regenerar e crescer novamente.
Sou  eu quem controla teu  sistema nervoso e exerço  uma atividade importante  sobre teus pensamentos.
Quando  estou desequilibrado, não  consegues te concentrar  e nem ter clareza  mental. Também te enervas facilmente, ficas instigado  às brigas, predisposto  à  dores de cabeça,  na nuca e região lombar. Ainda  segundo a milenar Medicina  Chinesa, sou  a morada das HUN,  seres espirituais que  zelam por tua saúde.  
E elas não gostam, absolutamente, da raiva e suas  toxinas venenosas!
Quando  te tornas irado, sou  agredido pelas toxinas  do estresse. Se isso  ocorre com frequência,  as HUN me abandonam  e  fogem do  teu corpo ...
Então,  torno-me endurecido e o teu humor cada  vez pior.
Na  antiguidade, Hipócrates  classificou os principais  temperamentos humanos de  acordo com os humores  predominantes. Ele denominou  temperamento bilioso - que significa cheio de bilis e de raiva, irritável - aquele dominado por minha atuação negativa ...  As  toxinas da raiva são um veneno que não consigo metabolizar ...
E elas  podem me destruir, tornando-me um sério candidato ao câncer ...
Além  disso, quando envenenado  pela raiva, afetarei  o teu coração, que  tornar-se-á impaciente e  rancoroso, incapaz de  sentir amor, alegria  e respeito.
E  isso, facilmente, pode  destruir teus relacionamentos ...
A  única forma de convencer  as HUN a voltarem ao teu corpo, é praticares atos de bondade para contigo mesmo e para com os outros. Quando transformares tuas atitudes raivosas em tolerância, conciliação e solicitude, elas ficarão ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte! Entendes  agora que precisas buscar  a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar  os desafios do dia  a dia, com inteligência, calma e serenidade?
Compreendes  a importância de te apaziguares com todas  as circunstâncias da  tua vida e todos  os seres à tua  volta?
Como  vês, tua vida, saúde e felicidade dependem  de que cuides muito bem de mim e de ti!  Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor. Pra que levar a vida tão a sério? Procura sorrir e brincar. Permita-te o lazer e o prazer. Descontração e diversão são essenciais para manter-me desopilado !
Busca  o teu bem-estar através  do contato com a  natureza, da prática  de exercícios físicos,  do relaxamento e principalmente,  da meditação, que  te conecta com a  Fonte da Vida!
Que as HUN te dêem  uma saúde  vibrante e muita sorte !
Obrigado por tua atenção !  Teu  silencioso companheiro.
O Fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário