terça-feira, 21 de setembro de 2010

DIA DE LUTA DO DEF. FÍSICO















Superação Rio 2010

Passeata na Orla de Copacabana para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No próximo domingo, dia 19 de setembro, o Rio de Janeiro será palco de mais uma grande festa para celebrar a cidadania: o SuperAção Rio 2010. O evento a ser realizado na orla de Copacabana, em prol do movimento socioinclusivo da pessoa com deficiência, é fruto da parceria entre a ONG Espaço Novo Ser - RJ, instituição sem fins lucrativos que luta pelo respeito e a valorização da cidadania das pessoas com deficiência e o Movimento SuperAção - SP, que promove a já conhecida passeata de São Paulo, desenvolvida anualmente em dezembro pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e que esse ano, chega na sua 7ª edição.

O evento, que tem como objetivo celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será realizado na orla de Copacabana, das 8h30 às 12h, com passeata, show em trio-elétrico e como já é tradição receberá nomes ilustres da música e do esporte brasileiro, Marcelo Yuka – músico da banda F.U.R.T.O., compositor e ex-baterista do Rappa –, o jovem sambista deficiente visual, Gabrielzinho do Irajá, e o pentacampeão da travessia dos fortes, Luiz Lima, Tulio Fuzato (O BATERISTA AMPUTADO), Alarico Moura (Alá Bike-Man), Programa Especial, a Jornalista Janaína Salles, dentre outros ....

O lema do evento é o respeito à diversidade, a passeata vai mostrar a importância de respeitar o direito de todas as pessoas, independentemente da condição física, da cor, gênero, idade, ideologia política, religiosa, orientação sexual, condição física, sensorial e social. O SUPERAÇÃO RIO 2010 promoverá momentos de descontração e conscientização. As pessoas presentes ao evento terão a oportunidade de celebrar a diferença, no intuito de projetar o Rio de Janeiro – sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 - como uma das referências quando o assunto é a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Mobilizar o maior número de pessoas possível, diretamente envolvidas ao movimento ou simpatizantes a causa das pessoas com deficiência e suas demandas, independentemente do tipo deficiência, esclarecer que deficiência não é doença – com algumas adaptações qualquer obstáculo se torna possibilidade -, transmitir a mensagem que todas as pessoas são especiais por serem pessoas e não por terem limitação. Esses são os pilares do SUPERAÇÃO RIO 2010. Segundo o último Censo realizado pelo IBGE, o Brasil tem 24.600.256 de pessoas com algum tipo de deficiência. 

A concentração da passeata será às 8h30 em frente ao Hotel Othon, Posto 5. A saída do trio-elétrico, que além de show contará com apresentações artísticas de colaboradores, está prevista para 10h. A passeata terá um percurso de 1,5km e a chegada será na Rua Rodolfo Dantas, próxima ao posto 2 e a estação de metrô Cardeal Arcoverde, às 12h. Cinco mil pessoas são esperadas no evento.

O projeto SUPERAÇÃO foi Iniciado em 2008 pelo Instituto Novo Ser tendo como base a bem sucedida passeata de São Paulo, realizada anualmente pelo Movimento Superação em função do Dia Internacional da pessoa com deficiência, 03/12.

ACESSE: 

E POR ENQUANTO ESTE CLIP ..... deve ter muitos outros!!!






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário