domingo, 10 de dezembro de 2017

Bill Brufford

de: Amyr Cantusio

Entre os melhores e mais bem conceituados bateristas do mundo do séc. 20 está com certeza William (Bill) Bruford.

Dono de uma técnica impecável, absoluta e personalizada, Bill tocou com 3 das maiores bandas do mundo “Progressive Rock” a saber: YES, GENESIS e KING CRIMSON.
Mas tanto na minha opinião (como na de Bill) o King Crimson é seu local ideal.

Abaixo algumas informações pelo próprio Mestre das baquetas!

1- Conte-nos um pouco sobre trabalhar com o Yes, King Crimson, Genesis:

Bem, eles eram os mais conhecidos das várias bandas pelas quais viajei nos meus anos formativos, então foi neles que comecei a forjar um vocabulário musical. Eu sabia desde cedo que queria diferenciar-me dos outros no instrumento, mas demorou um pouco mais a perceber que eu poderia diferenciar a música em que minha jogada era ouvida escrevendo uma parte ou a minha própria. King Crimson era um bom lugar para esse negócio de criatividade. Parecia estar em um estado permanente de evolução - exatamente como eu gosto!


2- Você pensou em ser um baterista de Jazz?
Eu cresci com o jazz, desenvolvendo um toque leve e uma inclinação para mexer com a música, para ver o que poderia fazer e para ver o que eu poderia fazer dentro dele. Eu sempre pensei que seria um baterista de jazz, mas eu caí no Rock, um gênero que no Reino Unido em 1968 abrangeu um conjunto de oportunidades muito mais vibrantes do que uma cena de Jazz, que é particularmente politizada e atonal. Não mudei muito o meu estilo, acabei por aprender a tocar um pouco mais alto. Claro, que por aí, irrita muita gente (RISOS).
Às vezes, os músicos terríveis eram uma forte influência negativa, e muitas vezes os não-bateristas eram uma forte influência positiva. Então, fui influenciado por Miles Davis para um determinado estilo, assim como David Bowie, porque eles sempre estavam em movimento e nunca deixariam sua audiência sentar ou ficar apática, muito inteligente - e os Rolling Stones, que simplesmente pareciam terríveis (RISOS). 
Entre os bateristas, fiquei paralisado pelo jazz, principalmente dos U.S.A., na TV britânica dos anos sessenta. Então cresci no meio de todos os grandes músicos: especificamente, Max Roach pela economia, graça e melodia; Joe Morello por medidores ímpares; e Art Blakey para o som e o groove.

3- O que você acha da música hoje?
Tem tanta música rolando, estilos, e repetição nos últimos cinquenta anos que quase não consigo entender tudo, e, como um homem de frente para um prato cheio, meu apetite está saciado. 
A fim de não provar nada, as três peças de música a que prestei mais atenção nos últimos dias foram:
1-) 'Squib Cakes' Tower of Power 1974; 
2-) 'Wichita Lineman' Peter Erskine-Alan Pasqua Trio 2009; 
3-) 'Blackstar' do David Bowie /2016. 
Em geral, meu desejo de ouvir está diminuindo. Não sou uma boa companhia em um show . Se a música é boa, eu quero tocar!. Se não for, eu quero cair fóra!.

4- Por que você deixou o YES depois de tocar com eles em seus primeiros cinco álbuns?
Quatro razões principais, penso: 
primeiro, não estava prestes a passar nem perto de um “Close to the Edge” novamente. Tinha demorado três meses para fazer aquela música, que não seria capaz de melhorar! Este esforço com esse grupo de pessoas (músicos do Yes) não me acrescentou nem evoluiu em nada.
Em segundo lugar, eu só tinha tocado com esses quatro músicos na maioria da minha curta carreira musical, quatro anos e meio nesse ponto, e estava me desesperando para me ouvir em algum outro contexto. Nunca compreendi que, depois de alguns sucessos, músicos de rock deveriam se atrofiar, se tornar um deboche público, e depois parar. 
Em terceiro lugar, King Crimson apareceu (e foi minha salvação). 
Em quarto lugar, não aguentei mais o Chris Squire. A forma mais grosseira de insultos que qualquer músico pode conferir a um colega é mantê-lo esperando. E isto já se passou a quase meio século atrás, prefiro esquecer.

5- Qual é a banda com a qual você gostava de trabalhar mais? Por quê?
No rock, sempre gostei do King Crimson; no jazz, o Earthwork. Posso colocar um potencial de criatividade em uma situação de "diversão" e "prazer" quando estou procurando um lugar para estacionar minhas baquetas por um tempo e fazer algumas baterias. King Crimson sempre foi muito inventivo, e gastei muito de meu tempo nele ! Não acho a música particularmente fácil, e tenho inveja daqueles músicos que tocam e criam simplesmente como você derruba um copo de água. Tantas opções, tantas possibilidades! Quando você está trabalhando com pessoas do calibre de Robert Fripp, ou Laurie Cottle, Gwilym Simcock e Tim Garland na minha banda Earthworks, a música simplesmente voa e eles fazem tudo parecer bom. Então, Earthworks e King Crimson e, quando eu era muito mais jovem, o “YES”, eram todas bandas emocionantes para mim. Mas o King Crimson sempre foi a minha banda.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário