segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Caixas Pinguim




As caixas Pinguim de aço são cópia das LUDWIGS antigas!

A Fábrica da Metalurgica Firs Roncon recebeu um tipo de autorização para que pudesse recriar (imitando) uma marca Brazuka (na época) de nome Pinguim porque um dos sócios da metalurgica era baterista e se apresentava de fraque, sujeito baixinho e andava capengando daí o nome PINGUIM.

A marca pegou, digo ficou; pois nos anos 60 os Beatles e Rolling Stones estouraram no mundo e depois vieram no rastro umas 999 mil bandas!

No Brazil estourou a jovem guarda!

A musica amplificada e os bailes estudantís tiveram um "BOOM" um grandioso ESTOURO com a Rádio injetando vapor na moçada: Cely Campello, Rob. Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani, the pops, os vips, os canibais etc .... 

Esse conjuntos (digo: bandas) usaram exaustivamente baterias PINGUIM pois a qualidade e engenharia dos cascos era tão boa quanto uma LUDWIG de verdade que custava 10 X mais o preço de uma Pinguim (que também já era cara).

Então entre 1957 e 1967 foram 10 anos de PINGUIM; época áurea e a empresa decolou.

Em 1970 Lançaram a SUPER PINGUIM com 2 tons de 13 ahahahaha que depois foi corrigido sendo um tom de 13 e outro de 14, surdo de 16 e Bumbo 22.

Com essas medidas os toms com anel de reforço eram muito bons e graves! notas tremendamente bem definidas! e se você incrementava ela com peles REMO e bons pratos (na época os Ziltannams) ou os pratos Turcos originais, você podia dizer que estava montado num baita drum-kit PROFISSA.

Depois da década de 80 surgiu a facilidade de contrabando ou mesmo importar uma batera (ainda que fosse muito cara) e a Pinguim entrou em declinio ou desuso porque entraram as Japonesas (Pearl, Tama, Yamaha) e as made in china ou Taiwan.

Isso arrebentou com tudo e todos pois só dava essas marcas!

Na década de 90 a fábrica voltou mas faliu.

Depois voltou nos anos 2.000 fazendo só caixonas de madeira tipo 14 x 8 e que tinham acabamentos perolados, metálicos etc .... 
e lá se foi a PINGUIM perdida no meio de 999 mil marcas!

Hoje muitos bateras que conheceram a marca e tiveram 12 delas como eu, sabem do que se trata! e quem consegue uma vintage inteiraça ou reformada não se desfaz!!! é boa mesmo e você pode sair pra GIGS de Rua (digo: barzinho) ao invêz de Levar uma batera cara que deve mesmo é ficar em casa pra estudo! 

tenho dito!!! 

abçs, keep drumming Man: http://www.tuliofuzato.com.br/

LINKS: 


































Nenhum comentário:

Postar um comentário