terça-feira, 9 de agosto de 2016

09-08-1945





















Por consequência da persistência dos japoneses de permanecerem na guerra, outra bomba foi lançada. 

No dia 9 de agosto de 1945, a segunda bomba, chamada “Fat Man” constituída de plutônio, era destinada à cidade de Kokura. Com a péssima visualização e o excesso de nuvens, houve uma mudança na trajetória do avião, a bomba agora iria para Nagasaki, a cidade que possuía melhores condições.

Ao chegar na cidade, o estado climático também estava ruim, estavam se dirigindo ao local onde a bomba seria lançada, mas pela falta de combustível tiveram de lançá-la imediatamente, errando seu alvo e acertando um vale. Não houve tempestade de fogo, mas causou uma terrível destruição. Foi lançado pelo bombardeiro B-29, chamado “Bockscar”.

Às 11:02 a “Fat Man” explodiu a 600m de altura para maximizar os danos causados. Edifícios foram destruídos, uma onda de calor incendiário, detritos e radiação varreu o solo a partir do ponto de detonação, causando a maior parte dos óbitos e destruição de 40% da cidade.

Depois de anos, com a conscientização de que a bomba havia sido em grande parte por um motivo de “testes”, muitas pessoas começaram a revoltarem-se contra os Estados Unidos. Eles, então, resolveram ajudar o Japão a se reerguer.

Hoje, é uma das maiores potências do mundo, aí, vem a pergunta que sempre fizeram, e continuarão a fazer: Foi realmente necessário enviar uma bomba atômica nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no ano de 1945, matando até hoje, aproximadamente 220 mil pessoas? Essa desgraça nas cidades, e no mundo todo, que acompanharão para sempre esse fato histórico que matou milhares de inocentes poderia ter sido evitada? E, a pior das realidades, por que continuam se construindo cada vez mais bombas mesmo sabendo que todas as existentes hoje seriam capazes de destruir pelo menos três vezes o mundo em que vivemos???


André Luiz Possoli Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário