segunda-feira, 30 de maio de 2016

Quando surgiu?


Quando surgiu o hi-hat??? Popularmente conhecido na linguagem nacional como: chimbaL com L, chimbau, contra-tempo, xipô, chapéu, etc .... Resume-se em um dos pratos mais usados no drum-kit (e para 99,9% dos bateristas: essenciais) e entre os principais modelos criados e apresentados ao mercado pela Zildjian (que os criou)!

Foi em 1927, quando Avedis Zildjian III que já vivia nos Estados Unidos, recebeu uma carta de seu tio Aram dizendo que era sua vez de assumir os negócios da família na Turquia.

Como Avedis era o próximo na linha direta de sucessão, ele disse que não queria retornar para a Turquia, mas que gostaria de mudar os negócios da família para a América.

Então, Aram concordou em ajudar Avedis e a primeira fábrica de pratos nos EUA é estabelecida na cidade de Quincy, Massachusetts em 1929.

Naquela mesma época acontecia a Grande Depressão, e com a baixa na demanda de pratos, Avedis rapidamente se tornou amigo de Ray Bauduc que tocava com Bob Crosby, Chick Webb, Papa Jo Jones (que ajudaram a remodelar o HiHat). Mas, foi com Gene Krupa que Avedis teve uma relação de trabalho mais próximo.

Em muitas de suas visitas a fábrica, teve grandes idéias sobre novos pratos e como posiciona-los na bateria. Gene pediu a Avedis para desenvolver um prato mais fino que logo se tornaria popular causando um grande impacto no desenvolvimento de novos modelos na fábrica da Zildjian.

Com a popularidade do HiHat aumentando entre os bateristas, Jo Jones adicionou-o em suas apresentações com sua banda (Count Basie). 
Mais tarde, Buddy Rich e Louie Bellson também contribuíram com Avedis dando sugestões no desenvolvimento dos tamanhos e sonoridade dos novos pratos.

O bumbo, a caixa e o HiHat (contra-tempo) compõem os elementos básicos em um kit de bateria.

Com esses três juntos um baterista de nível avançado já faz milagres sonoros. O HiHat é caracterizado por possuir 2 pratos (par), e ficam um em cima do outro, sendo o de baixo geralmente mais pesado que o de cima.

Há várias maneiras de tocar o HiHat, quanto mais próximo e firmes estiverem os 2 pratos, mais o som sairá algo como "chic-chic", obtendo uma sonoridade mais limpa. E quanto mais afastados um do outro mais proporcionará uma sonoridade mais suja, arrastada. Tudo isso é controlado pelo pedal da máquina de chimbal que foi outro assessório incorporado ao drum-kit.

Na década de 1960, a Zildjian lançou o "New Beat" HiHat, que foi inspirado por Louie Bellson. A combinação de um prato pesado embaixo e um médio em cima, resultou em agradável sonoridade e muita versatilidade. A partir daí, o prato New Beat tornou-se um item essencial em qualquer apresentação voltada aos bateristas.

No final da década de 70, a Zildjian introduziu no mercado os pratos de hi-hat Quick Beat de 14" e 15". O prato de baixo (Bottom) do chimbal vem com quatro furos feitos de maneira simétrica que permitem que o ar escape para fora quando esse é fechado, possibilitando uma sonoridade de "chick" muito mais consistente e oferecendo notas mais claras e rápidas.

Os pratos da série Quick Beat são um pouco mais pesados do que os modelos da linha New Beat. A inconfundível sonoridade deste chimbal na lendária música de Michael Jackson, "Rock With You" do álbum "Off The Wall", fora gravada com um Quick Beat de 15", entre 78'-79'. O Quick Beat é mais um dos modelos exclusivos e patenteados pela Zildjian, e sua tecnologia tem sido continuamente aplicada e popularizada, criando muitos outros de nossos aclamados modelos.

O prato K/Z foi apresentando durante o Zildjian Day, em sua primeira edição no ano de 1986. O prato superior (K) tem espessura e peso médio, já o inferior é extra-pesado modelo Z Dyno-Beat. 
A mistura da sonoridade dark do K com o brilho e super volume do Z Dyno formou um par com sonoridade tecnicamente perfeita e equilibrada. 
O som de pisada é definido de forma acentuada e claro. Aberto o som é encorpado e cheio, com ótimo volume.

texto © COPYRIGHT 2016 - Zildjian® Brasil - Todos os direitos reservados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário