terça-feira, 3 de maio de 2016

prato B-8 ou B-20?


O bronze não é um metal puro é uma LIGA! 

Essa Liga é formada pela mistura de cobre e estanho (o metal da prata)!

Então, os B-8, quer dizer que o bronze possui 8% de estanho, e 92% de cobre. São menos maleáveis (mais duros) e dependendo racham mais fácil.

Já os B-20 se refere a 20% de estanho, e o resto (80%) de cobre, ao que chamam de Liga nobre, vibram mais e são mais macios.

O básico tradicional de sempre são os B-8 e os B-20 não que um ou outro seja melhor, mas simplesmente pela gama de sons, vibração, frequência sonora etc.

Hoje há os B-10 - B-12 - B-15, Latão, Titanio, aço, etc ...  

Mas tenha sempre em mente: o cobre dá maleabilidade e resistência, enquanto que a prata dá a têmpera e o som tinido! juntando os dois vc tem o BRONZE! 

Normalmente as ligas B8 tem o tom de cor cobre, avemelhado, alaranjado ou amarelo. 
Os B20 novos tem um tom de cor levemente ouro velho brilhante ou marrom claro fosco quando enzinabrados (com zinabre digo: oxidação). 

Os PAISTES tradicionais são bronze B-8: (fora os 602 e os Twenty que são B-20). De resto se fala muito mas a própria Paiste esconde o jogo! Um monte de Linhas e modelos descontinuados etc ... etc .... eu fico com os 602 e 2002!
Os Avedis Zildjian, os A Custom, os K e os Z são todos B-20, mas a Zild investiu em Linhas intermediárias mais baratas mais comerciais tipo: ZHT, ZXT, ZBT, Planet Z. Alguns B-8 e outros B-10, B-15, em Estanho ou Titanio etc ....
A Sabian não sabia fazer B-8 e você pode ver que só agora de 2006 pra cá ficaram razoavelmente bons!
Mas eu ainda prefiro PAISTE que é a Mãe dos B-8 de qualidade (Leia-se 2002).
Se alguém tiver alguma dúvida na hora de comprar pergunte-me: tulio.fuzato@gmail.com
Estou aqui para orientar.
São mais de 30 anos nisso!
abçs à todos
PAZ e LUZ Tulio.
"keep drumming man"


















Nenhum comentário:

Postar um comentário