sábado, 16 de janeiro de 2016

tirei o dia pra ouvir





Hoje eu tirei o dia para fazer uma audição apurada do maravilhoso disco do Pink Floyd trilha sonora do Filme "More" 1968 / 69, que retrata a introdução da droga na Europa! Da marijuanna ao ácido! o disco e o Filme são FANTÁSTICOS
Mas eu quero falar de outra coisa: 

O tempo vai passando e a Música vai ficando fria! os processos digitais a compressão exagerada tornam a maquiagem digital um pastiche empastelado sem profundidade e dinâmica!

Muitas saudades do Art-Rock, do Prog. e de bandas dos tempos em que as gravações analógicas remontam à um passado recente comprovando que os recursos em sí mesmos não dizem nada! o que está em jogo é a criatividade e a maneira de executar, a arte de tocar! a composição, o arranjo e o quanto a música te remonta à dimensões ou te causa sentimentos!

Eu sou Músico e portanto um ouvido crítico e antenado ao infinito universo que nos envolve!

Tenho um razoável computador, uma interface M-audio Fast-Track ULTRA, Pro-Tools e os instrumentos pra fazer um som básico: 2 synths, bateria, guitarra e baixo!

Sempre que gravo algo tento fazer com que se pareça o mais analógico e natural possível. 
A Masterização é digital ok tudo bem, mas eu sei usar o som MONO fazendo parede para efeitos stéreo "y otras cozitas más" .....

E hoje quanto mais eu escuto as Bandas do Prog. setentista mais me convenço de que aquela época foi áurea! Foi única!

Hoje 2016 uma boa parte desses Músicos morreram selando uma fase memorável, primorosa do Rock internacional.

Recentemente: David Bowie, Lemmy, Chris Squire, Johnn Lord, Jack Bruce, e ícones eternos como Johnn Lennon, George Harrison, Hendrix, Fredie Mercury, Dio, (no Brazil: Celso Blues Boy, Raul Seixas, etc ...). 

É isso ae meu amigo! os tempos são outros e pelo menos hoje no Brazil este famigerado isolado imenso e insignificante País não apresenta uma Música de qualidade, muito menos o Rock Nacional que ficou sufocado pelas ações da TV Globo empurrando LIXO pra dentro da tua casa! 
O "certanojo", o pagode que roubou a graça do samba original e o Funk que esculaxa do "c" da vizinha com Letras pra Lá de sofisticadas pra não dizer o contrário! 

OBS:  a Boa Música Brasileira o bom Jazz, a Bossa-Nova, o Blues Carioca o Rock and Roll Brazuca: tudo isso foi reduzido ao mais abissal underground, raro, desconhecido, dificil de achar, ver, comprar.

Geralmente somos nós mesmos FANS de nós mesmos, com amigos, Família e Músicos que curtem a banda do outro Músico, ou tocam juntos numa GIG numa JAM, churrasco ou festa!!! É assim que hoje vive o famigerado Musico não Global. O resto é resto!

La fora surgem Bandas até interessantes mas não com a atitude e postura de um Led Zeppelin, Grand Funk, ou Deep Purple do hush de 1968 que ainda está na ativa tal qual o Kansas e o Uriah Heep! 

Há quem diga que haverá um novo movimento do Art-Rock e já existem bandas novas com muita INFO de Som Progressivo principalmente na italia onde veneravam E.L.P. e de onde saíram para o mundo Premiata Forneria Marconi, Le Orme e outros!

Nos Países Nórdicos o Metal melódico tem sido uma boa, mas nem tudo é bom senso, bom gosto! Therion e Nightwish são bons expoentes, mas já existem 999 bandas iguais em cada esquina! inclusive na América também!!! 

Virou moda ser músico, ser Artista!!! Lá fora eles até estudam e o show Business é uma realidade!
Mas aqui são bem poucos os que fazer conservatório ou uma Fac. de Produção Musical e se fazem ou vão trabalhar na área GOSPEL ou vão cair no MUNDÃO de Lixo para o ouvido Mediano de 99% do ouvido Brazileiro.

Olha na Boa eu nascí aqui mas me sinto um marciano em varginha (MG) ahahahaha!!! Me desculpem, mas eu já estou de volta ouvindo o meu Som de sempre: Genesis, Pink Floyd, Yes, E.L.P., Jethro Tull, Triunvirat, Rick Wakkeman, Kansas, Le Orme, PFM e o Rockão du bão da safra boa: Led Zepp, Deep P, Black Sabbath, Uriah Heep, Grand Funk, etc, etc ..... PAZ e LUZ.
O meu abraço à todos - LET´S ROCK MEN - 











Um comentário:

  1. hoje me deparei tirando ao violão "green is the colour do Pink F. - chorei porque estamos perdendo o valor das coisas!!! o mundo está ficando um LIXO e mais precisamente nós neste mísero e isolado Brazil estamos recebendo da TV e da midia muito LIXO muita merda pois a grande meta agora é emburrecer e bitolar toda forma de cultura vinda do mundo dito civilizado moderno - ainda mais in English que negu num sabi nem escrever! não temos boas escolas e a educação de qualidade! Lá fora é para os filhos dos Politicos que podem pagar - de resto eu hoje tou navegando menos e sentindo mais, deixando entrar esse som pelos poros! já arrepiados pelo art-Rock setentista forever!

    ResponderExcluir