quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PINGUIM DRUMS BRAZIL


Em 1952 nascia a “Oficina Mecânica Florêncio Roncon”, com a fabricação inicial dos pedais de bumbo, clones perfeitos do modelo Speed King da Ludwig, famosa bateria americana. 
No mesmo ano foi confeccionada a mão e com peças em bronze e latão, a primeira bateria Pinguim, apelido de meu tio, adquirido nas orquestras onde tocava de fraque e por seu modo engraçado de andar. 
Esta bateria se encontra hoje em um museu da França, segundo músicos brasileiros que teriam visitado o país.
Mais dois tios entraram para oficina, Ivano, ferramenteiro, músico e Sergio, contador, músico. 
Todos trabalharam no desenvolvimento de peças, pedais, aros, acessórios e o instrumento ganhou forma com canoas conquilhadas em formato de gota, suporte bola para ton e prato, cascos feitos com madeira de qualidade, naquele tempo era possivel forrar o instrumento com celulóide, os acessórios e peças eram todos de fabricação própria. 
Outra curiosidade é o nome “FIRS” que nada mais é que as iniciais dos irmãos Roncon ou irmãos Pinguim como ficaram conhecidos. 
Com a explosão de Beatles e a jovem guarda com Roberto e Erasmo Carlos as baterias Pinguim foram cada vez mais solicitadas e em 1968 no auge do Rock and Roll vendia-se 100 baterias por semana.
Na década de setenta a bateria teve uma nova remodelação, suas canoas e peças injetadas em zamac com a mesma qualidade de uma bateria Ludwig, sempre com um grande numerário de vendas, chegou a ser conhecida em alguns lugares do mundo levadas por músicos e alguns exportadores para outros paises. 
A Pinguim foi elogiada pela Ludwig em artigo de uma revista americana que dizia ser a única bateria no mundo a ter uma qualidade comparável a deles. 
A Bateria foi sendo vendida cada vez mais e o nome Pinguim foi crescendo devido a sua qualidade. 
No mês de março de 1966 a “Oficina florêncio Roncon” passa se chamar “Metalurgica FIRS Roncon Ltda” saindo da rua Jorge Ferreira no Piqueri, para o prédio próprio na Rua Pedro Bonilha no mesmo bairro.
Hoje 2015 ele está nas mãos do Luthier Tibério Correa Neto - http://drumchannel.com.br/tiberio-correa-neto/















-------

Nenhum comentário:

Postar um comentário