sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Zildjian X Sabian



Zildjian vs Sabian. 

Conheça a historia das duas marcas e onde elas se cruzam 

Não sei qual a sua marca de pratos favorita, mas que Zildjian e Sabian estão entre as principais marcas do mundo, ninguém pode negar.

Se você não conhece a história de nenhuma das duas e quer saber onde elas se cruzam, este artigo vai te mostrar como uma briga de família fez nascer uma das marcas de pratos mais usadas nos dias de hoje.

As discussões sobre qual marca é a melhor, a que tem o melhor som, liga de metal ou timbre são praticamente infinitas. A escolha vai do gosto de cada um, com um timbre mais pesado, um som mais aberto, ou a série que mais se encaixa ao tipo de música que cada um toca. O importante é se sentir confortável e satisfeito com o kit escolhido.

Quando o assunto é sobre Zildjian vs Sabian, muitos dizem ser a mesma coisa, outros que uma é pior, por ser considerada “genérica” outros ainda pensam que a fórmula por ser teoricamente a mesma não oferece diferença.

O objetivo deste artigo é contar a história das duas marcas e não determinar qual seria a melhor. Dito isso, lá vamos nós.

Zildjian

A Zildjian ou Avedis Zildjian Company é uma marca americana que fabrica além de pratos, outros acessórios para bateria, inclusive baquetas. Avedis Zildjian, seu fundador, era um alquimista armênio, que ao tentar criar ouro, combinando metais comuns, descobriu uma liga de cobre, estanho e prata com qualidades sonoras únicas. Em 1618 , Avedis usou sua liga especial para criar pratos com um som espetacular, o som foi tão encantador que o sultão local o convidou para morar na corte e fazer os pratos de suas bandas de elite. Com a reputação de Avedis crescendo, o sultão deu-lhe o nome de “Zildjian” que em turco significa “filho do fabricante de prato”.

Em 1623, Avedis deixou o palácio, para então, iniciar seu próprio negócio no subúrbio de Constantinopla, dando assim origem a Avedis Zildjian Company.

Desde então esta “fórmula secreta da Zildjian” têm sido passada de geração em geração para os herdeiros da família. Em 1929, Avedis III, mudou-se para a América, transferindo assim a sede da empresa junto com ele.

A tradição da família era de se passar o segredo apenas para o filho mais velho, porém, Avedis III o passou para seus dois filhos, Armand e Robert.

Por décadas a Zildjian têm sido reconhecida pela qualidade de seus pratos e timbres, sendo usada pelos quatro cantos do mundo por bateristas dos mais diversos estilos.

A lista dos artistas que representam a marca Zildjian utilizando suas melhores séries é muito grande e com nomes mundialmente reconhecidos como: Travis Barker (Blink-182), Matt Brann (Avril Lavigne), Mike Bordin (Faith no More), Rob Bourdon (Linkin Park), Igor Cavalera (Cavalera Conspiracy) e muitos outros.

Sabian
Após brigas familiares e uma disputa judicial, Robert deixou a Zildjian e fazendo uso de todo conhecimento adquirido com a empresa de sua família, deu início a outra marca de fabricação de pratos, a Sabian, que foi fundada em 1981.

Após os processos judiciais Robert ficou com a fábrica canadense, que era responsável por cerca 40% da produção da Zildjian e conduzia toda a fabricação dos pratos da série “K”.

Para a criação do nome SABIAN, Robert usou as primeiras sílabas dos nomes de seus três filhos, Sally, Billy e Andy.

O crescimento da Sabian foi muito rápido, visto que a “fórmula” para a fabricação dos pratos já vinha de sua família e também por Robert carregar o sobrenome Zildjian, o que lhe assegurava certa credibilidade, conquistando assim um enorme mercado ao redor do mundo e grandes nomes de bateristas para representarem sua marca.

Os nomes que circulam na lista de artistas que representam a Sabian são grandes referências para a música, como Sean Kinney (Alice in Chains), Dave Weckl (Dave Weckl Band), Mike Portnoy (Ex-Dream Theater), Chad Smith (Red Hot Chilli Peppers), Neil Peart (Rush), Terry Bozzio (Frank Zappa), Tony Royster Jr. (Jay-Z), e muitos outros grandes bateristas não citados aqui.


MINHA CONCLUSÃO!!!


há os IDÓLATRAS!!! ----- um prato é um disco de metal ressonante - uns B8, outros B20, nom cast, raiados ou lisos etc ..... o X da questão é a relação custo benefício, o gosto, e a característica de cada marca e modelo! ultimamente a Zild não está caprichando tanto e a produção industrial tem declinado a qualidade SONORA que ficou nivelada para o ouvido MEDIANO ------- mas depois que vc toca com os 2002 VINTAGES - K - e os HH antigos -------- mas nada basta!!! é na verdade uma escala: entry level cymbals - top mediun price - e os TOPS dos TOPS ------ mas eu já ví ouví china Wuhan com som melhor do que chinese da Sabian, etc .... etc.... etc .... O PRATO TEM FAZER A TUA CABEÇA ------- e caber dentro do teu ORÇAMENTO!!! e ponto FINAL -------

Nenhum comentário:

Postar um comentário