quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PINK FLOYD 1967






Em 1967, a cena Underground de Londres era praticamente exclusiva de Londres, e por este fato, era muito complicado para o Pink Floyd ter a mesma aceitação do público fora da capital britânica. 

Isto pois suas músicas eram um tanto quanto "excentricas" para a época (e tem muita gente que acha o The Piper At The Gates Of Down excentrico até hoje), o primeiro disco ainda não havia sido lançado e o único material que era realmente conhecido para o público era "Arnold Layne", que já havia sido apresentada na TV e estava entre as 20 mais tocadas nas rádios do Reino Unido. 

Desta forma, o público não aceitava muito bem as demais canções e a banda conta que muitos shows foram verdadeiros desastres, com garrafas sendo ameçadas, pessoas ficando irritadas e promoters querendo seu dinheiro de volta. Sabiamente, eles cobravam o cachê adiantado. Uma vez, num show destes, alguém chegou a dizer: "Ao menos vocês podiam ter algumas músicas boas". Mal sabiam eles o que o futuro guardava.

O UFO Club, palco rotineiro do Pink Floyd, tinha Joe Boyd como administrador. Mas, para a sorte do Pink Floyd, Joe também era produtor musical e decidiu "agenciar" o Pink Floyd, conseguindo até uma proposta da Elektra Records, mas como a fatia da banda ficaria em apenas 8% e por se tratar de uma gravadora de Folk Music (apesar de mais tarde ter lançado o The Doors), decidiram recusar a oferta. 

Surgiu assim uma oferta da Polydor e Joe marcou uma sessão no Sound Techniques, então um estúdio de qualidade em Londres, para a gravação de "Arnold Layne", que falava sobre um sujeito que roubava calcinhas da vizinha. 

Nessa seção, apareceu Bryan Morrinson, que tinha contatos na EMI, e acabou gostando tanto da banda que pagou a seção de gravações e levou o material à EMI. Então, a EMI fez uma proposta mais interessante que a Polydor e tiveram que "ejetar" Joe Boyd pois a EMI já tinha um produtor musical para eles: Nada mais, nada menos que Norman Smith, que havia trabalhado como engenheiro de som para os Beatles.

Se não bastasse, o Pink Floyd já sentia que devia ser uma banda multimídia: gravou um filme promocional para Arnold Layne (link abaixo).
Por mais que já sentissem o gostinho do sucesso, duvido que alguém imaginou aonde chegariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário