quinta-feira, 14 de abril de 2011

DRUM CHANNEL BRAZIL



14-04-2011 - http://www.drumchannelbrasil.com.br/artigos/13-artigos/350-tuliofuzato.html

ENTREVISTA COM TULIO FUZATO no site DRUM CHANNEL BRAZIL

Tulio Fuzato, "o baterista amputado"  emprega um par de próteses para tocar bateria.
Meu nome é Tulio Fuzato, e sou Musico Profissional desde os 18 anos, quando eu não era um amputado ainda.
Eu tenho uma dupla amputação traumática AK / BK: (uma acima do joelho direito e outra abaixo do joelho esquerdo) - transfemural e transtibial.
Meu primeiro contato com a bateria foi em uma festa da escola em 1967 ao 10 anos, quando eu literalmente babei ao ver garotos de 15 / 16 tocando numa Bandinha. Fiquei muito impressionado com o barulho e o ritmo. No intervalo eu blefei ao garoto do "conjunto" dizendo que tocava bateria e repentinamente o carinha dos tambores me olhou e me deu as baquetas; sentei-me e comecei a tocar (risos). Eu era um batera de alma, nascí dominando os ritmos (risos)! .
Eu vim de uma família de músicos: o meu pai tocava violão numa Seresta, minha mãe cantava e meu avô tocava acordeão nos bailes, e eu envolvido com tudo isso aprendí violão e canto: (tenho teclado, baixo, guitarra, etc...). Depois de adulto comecei a tocar na night e em estúdios como operador. Muitos anos depois quando me formei em publicidade, passei por uma terrível crise, o desemprego, a relação a terminar, contas pra pagar, e drogas: uma situação muito complexa. Quando apareceu uma forte depressão e eu seguí usando anti-depressivos e barbitúricos misturados ao álcool. De repente, eu tive um mal súbito e caí da plataforma na linha do trem! Sete meses hospitalizado entre a vida e a morte. ACONTECEU UM MILAGRE! Eu sobrevivi!
Depois de recuperado, meus amigos músicos, me colocaram de volta na bateria novamente. Eu tinha tentado tocar guitarra, teclados e eu saí do hospital para produzir meu primeiro CD: (Ouça MP3 no meu site). O Amor aos tambores me fêz voltar e estou aquí hoje embora tenha limitações físicas, mas a arte de tocar foi praticamente recuperada e com muita destreza. Em 2005, recém reabilitado na ABBR, eu tinha um par de pernas de alumínio. Então, depois que eu construí meu web-site; peças foram doadas por uma empresa de próteses Americana - (os gringos ficaram de cabelo em pé vendo eu tocar) - e montaram o que é hoje é uma prótese Hi-Tech.
Eu tive que ter um treinamento físico e mental muito duro no pedal de Bumbo para adquirir segurança para dominar o "punch". De resto, a habilidade e rudimentos de ambas as mãos que eu já trazia de bagagem, serviram para que voltasse a tocar descentemente (risos)!!!. O grande diferencial agora deu ser um baterista amputado é o controle. Antigamente eu tinha um temperamento impestuoso na bateria. Mas agora, meus amigos dizem que estou mais controlado para bater. Maduro como um vinho velho! Devido a deficiência, eu preciso ser mais moderado e mais técnico!!! Não dá pra inventar ou querer mostrar serviço (risos)!!!
Muitas vêzes no final dos shows, as pessoas chegavam perto de mim, olhavam eu tocar. Elas não acreditavam que eu poderia estar tocando! alguns iam pra casa espantados! eles nunca imaginaram ver um "perneta" na bateria! (muitos risos)!!! Há grandes preconceitos sobre pessoas com deficiência. Ah! esse cara não vai conseguir coisa alguma! Mas agora, nós pessoas com deficiência somos uma parcela importante da sociedade moderna no mundo. Estamos exigindo (através de Leis) vaga no emprego, na universidade, na música, nas artes e em todas as esferas da vida humana. Todo o caminho de expressão. Não há outro modo. Depende de nós! você pode desenhar com a boca. você pode nadar sem braços. você pode tocar os tambores sem as pernas. Não desista de seus sonhos! Eu não sei dizer o que seria de mim hoje sem a bateria e sem minha mulher (Lia Campos), minha empresária, amante, Roadie, faxina e cafezinho. (risos). Deus permita que eu possa ser fonte de inspiração para aqueles que desejam voltar à tocar e para aqueles que perderam um membro, e a esperança na vida. abraços a todos meus amigos músicos. Tulio - www.tuliofuzato.com.br - Meus humildes agradecimentos ao Luiz Negrini e à todos da família Drum Channel Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário