quinta-feira, 10 de março de 2011

ANATOMIA de UMA BAQUETA






Anatomia de uma baqueta:
Como o corpo humano, a baqueta possui uma anatomia bem definida:

Cabo: Com seu perfil ligeiramente arredondado, também pode ser usado para tocar, produzindo um som grave e pesado. (é a baqueta virada!!! vide Nicko MacBrian do iron Maiden). Não gosto muito disso não!!!
é uma maneira de "martelar" e arrebentar com tudo .... OBS: respeito quem usa ....

Corpo: é a parte maior da baqueta e seu comprimento e diâmetro determinam sua proposta, podendo ser pesada, média, leve, longa ou curta. OBS: entre o cabo e o corpo está o terço médio da baqueta. Parte importante onde ela é empunhada pelas mãos do Baterista; fator determinante da pegada e dinâmica no toque tais como punch e acentuação.

Ombro: une o corpo ao pescoço. Sua posição dentro do comprimento determina o ponto de equilíbrio e a pressão que a baqueta pode exercer sobre os tambores.

Pescoço: personaliza a baqueta. O maior comprimento oferece flexibilidade, mais rebote e velocidade. Baquetas com pescoço curto proporcionam menos flexibilidade, menos rebote, porém geram mais força, volume e resistência na área de ataque.

Cabeça: ou ponta é a menor parte da baqueta e carrega toda a responsabilidade de transformar o movimento em som. Como área de atrito, sua função é crítica. Portanto, cabeças bem desenhadas e com precisão no corte de seus perfis são fundamentais para a qualidade sonora nos pratos e tambores. Pontas de Nylon e de madeira tem grande diferença nos toques e texturas produzidas, variando de prato para prato!
É vital ter no Bag, baquetas diversas e com pontas diversas (nylon e madeira), assim como pesos e medidas, além de Rods, Vassourinhas de aço e Nylon, Feltro, marimbas, mallets etc....







Nenhum comentário:

Postar um comentário