terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O inicio de tudo (O NADA)?

Pergunta: Se a vida envolve a transferência de consciência, existe algum começo?
Resposta: O budismo ensina que não há começo. Um começo é ilógico. A continuidade da matéria, da energia e das mentes individuais é sem início. Se houvesse um início, de onde este início veio? O que havia antes deste início?
Algumas pessoas dizem, “Nós precisamos de um começo. Assim, Deus criou tudo.” Elas defendem [a existência de] um Deus criador, que recebe vários nomes nas diferentes religiões. A pergunta que um budista faria é: “De onde Deus vem? Deus tem um início”? [De duas, uma:] ou elas teriam que responder que Deus é sem início, neste momento o debatedor budista diria, “Ah ha, aqui está tempo sem começo”, ou elas teriam de apontar para algo ou alguém que criou Deus, o que contradiz a sua própria filosofia.
Um ateu diz: “Não há nenhum Deus. Tudo veio do nada. O universo evoluiu a partir do nada. Nossos contínuos mentais vieram do nada”. Então perguntamos: “De onde vem este nada?” Eles respondem: “ Este nada sempre nos cerca. Sempre houve o nada. Este nada não teve um início.” Então mais uma vez, nós voltamos para a ausência de início. Qualquer que seja a resposta dada, nós retornamos para esta ausência de começo.
Se ausência de início é a única conclusão lógica a que podemos chegar, então nós examinamos: “É possivel que algo funcional venha do nada? Como pode o nada produzir algo?” Isso não faz nenhum sentido; as coisas precisam ter causas. Será que a outra explicação, a de haver um criador, faz sentido? Teriamos que examinar esta afirmacao mais detalhadamente. Por exemplo, se um ser onipotente ou até se um Big Bang puramente físico criou tudo, então a criação aconteceu num dado momento, devido à influência de uma motivação, objetivo ou circunstância? Se sim, então aquilo que influenciou a criação de tudo existia antes desta, e isso não faz sentido. Se um criador tem compaixao mas nao tem um principio, como e que este criador poderia ter criado a compaixao?  A compaixao tambem ja existia.
A terceira alternativa a considerar é: será que as coisas sem início podem continuar? Essa é uma abordagem mais científica, que está de acordo com a idéia de que a matéria não é nem criada nem destruída, apenas transformada. O mesmo vale para contínuos mentais individuais. Não há um início, e tudo se transforma de forma dependente, devido a causas e circunstâncias.

2 comentários:

  1. PRA MIM O NADA NÃO EXISTE!!! ou seja: sempre existirá algo e um início mesmo no imenso vazio do COSMOS SIDERAL ...... mesmo dentro do vácuo existe matéria sutil ..... logicamente isto teve um "start" um inicio e certamente terá um meio e um fim que se transformará em algo novo!
    Assim é a morte Física e a Reencarnação!!!

    ResponderExcluir
  2. MAS FICA AQUÍ ALGUMA DÚVIDA NO AR .......... PUTZ QUE COISA PROFUNDA!!!
    Então que criou Deus ou quem nasceu primeiro: o OVO ou a Galinha???

    ResponderExcluir