domingo, 19 de dezembro de 2010

AMIZADE É PARA SEMPRE, OS AMIGOS NÃO!



Porque são mesmo passageiras a grande maioria das coisas dessa vida curta e ligeira. Mas, necessariamente, não precisa ser assim, viu? Na verdade, até as recordações, sejam boas ou más, também passam com o passar do tempo e vão caindo no esquecimento profundo. Talvez isso seja para que se evidenciem, sejam valorizadas e até celebradas com maior ênfase, aquelas sem as quais não conseguiríamos mesmo viver. Apenas talvez, eu disse, tá!

Mas com certeza, dessas é que vale a pena recordar, lembrar com carinho e reviver as emoções dessas lembranças no coração.

Talvez seja isso que alguns chamam de "grata memória". Lembrar por exemplo, de um pai amoroso e presente do qual a gente sinta muito orgulho de carregar a herança genética tanto quanto a espiritual e o caráter. É uma boa lembrança, uma marca querida que gostamos de celebrar na alma, mesmo com nostalgia suave e doce por sua ausência.

Quem sabe um amor então, hein? Sim, amores são tudo de bom para quem verdadeiramente ama e é correspondido, não é? A gente a todo momento quer recordar as boas passagens em que pudemos privar desse relacionamento tão necessário e vital para nós, seres movidos a sentimentos afetuosos.

Pais, avós, irmãos, parentes, amigos... Todos estão nessa categoria, ou deveriam estar e jamais ficarem de fora, relegados àquela parcela enorme que caem no esquecimento profundo anteriormente dito aqui, não acha não? Eu acho!

Mas infelizmente dificilmente acontece na maior parte da nossa vida. Sim, na maioria do tempo nosso de caminhar debaixo desse sol de meu Deus, vivemos entrando e saindo da vida de outros e vice e versa. Por alguns poucos momentos, as pessoas se tornam "inseparáveis" e "insubstituíveis" para nós, até que se separam ou são substituídas por outros momentos, outras situações, outras circunstâncias, novas atenções, paixões, interesses, e amigos até.

Dito assim, desse jeito, na bucha, parece demasiadamente triste, mas são os fatos da vida, e por causa da natureza do próprio ser humano.

Em muitas dessas situações, a gente vai substituindo as pessoas no mesmo sentimento que permanece em nós. A Amizade então nesse contexto, recebe caras e contornos diferentes a cada momento ou etapa da nossa caminhada. Assim é que amigos de faculdade, do futebol de fim de semana, de trabalho, e por aí vai, vão saindo constantemente do foco da afeição presencial e sendo remontados na nossa memória seletiva.

Acho que é assim que eu consigo perceber isso que outros diriam de outra maneira e então, eu resumiria em uma expressão:

AMIZADE É PARA SEMPRE, OS AMIGOS NÃO!

Chocado? Parece mesmo meio dramático, mas depois de alguns quilômetros rodados (rsrs...), você também perceberá que a lista que tem no coração, é muito maior que a que tem para contar nos dedos da mão.

E por que?

Muitos são os motivos que promovem essas constantes mudanças. Acima eu me referi a natureza humana, e é nela que reside a enorme maioria desses motivos. Para não aborrecer demais a você que generosamente me lê nessas reflexões, eu vou citar umas poucas, tá bom? Pode ficar tranquilo que levarei apenas mais umas poucas linhas para isso.

- Ciúme: um agente terrível de separação entre amigos de qualquer espécie ou categoria. É um sentimento horroroso que contamina qualquer relação, não é mesmo?

- Inveja: sentimento que anda de braços dados com o ciúme e que associados, são grandes responsáveis pelos conflitos que acabam produzindo as separações, os distanciamentos.

Quer mais um?

- Orgulho: esse é um danado que ergue as barreiras e põe os maiores obstáculos para que os relacionamentos não continuem. Terrível mesmo, não acha? Ele impede que quando ocorrem aqueles desentendimentos normais que a intimidade da amizade produz entre amigos, não sejam restaurados imediatamente.

E o Egoísmo?

- Ah o Egoísmo...: é outro danado que amplia tudo, e faz com que uma rusga entre amigos, pais e filhos, casais, torne-se um problema enorme simplesmente pelo fato de se achar sempre o prejudicado, e que sendo ele o centro do universo, todas as iniciativas, desculpas ou perdão, tem que ser feito pela outra parte. O Egoísmo nos impede de reconhecer a nossa parcela de responsabilidade e agir em benefício dessa amizade. Ele também permite que o tempo passando sem ações generosas, que tudo vire mágoa e ressentimentos.

É um pé no saco, né não?

Não bastasse esses quatro fatores elencados, existe outros tantos motivos que tem dado vida curta a um sentimento que se espera seja duradouro.

Mau-humor, intolerância, preconceito, arrogância, deslealdade, omissão, indiferença, falsidade, fofoca, e por aí vai, em uma lista para todo gosto ou desgosto.

É claro que poderíamos abordar o mesmo tema por outros ângulos, e sob uma ótica profissional, mas essa não é minha área. Penso e escrevo como faço tudo na vida, com o meu coração, com a minha intuição... com a minha emoção e com um grande senso de observação da alma humana a partir da minha própria. Imagino que muitos pensam e sentem, mas não ousam registrar isso, se expor ao crivo público, a crítica dos iguais. Mas eu não os julgo por não fazê-lo, tá?

Evidentemente em contrapartida, existem muitos modos e maneiras que podem ajudar a manter a longevidade desses relacionamentos. Poderíamos elencar muitos, mas vou dizer apenas um:

- A Lealdade: essa é uma virtude que mantém vivos e vigorosos os relacionamentos interpessoais. É, assim como a própria Amizade, o que supera e sustenta os relacionamentos apesar das diferenças e muito além delas.

Não há amizade que se mantenha sem lealdade. Se não há lealdade entre amigos, é porque também não há amizade.

Agora, como humanos que somos, e então possuímos um ou mais daqueles defeitos tão naturais, mesmo inconfessáveis, acabamos incidindo, e insistindo em cometê-los com espantosa frequência. É uma pena, não é?

Ainda bem que existem recursos morais e espirituais que nos permitem consertar muitas dessas rupturas e promover a restauração, reconciliação de muitos desses relacionamentos. Para mim, o principal desses recursos, é o Perdão. Sim, esse é uma virtude divina e não humana, e é exatamente por isso que funciona. O perdão repõe as coisas no lugar que estavam antes da ruptura, do distanciamento, da separação. É em suma, a maior expressão do Amor verdadeiro.

Esse é o modelo para todo aquele que quer manter ou restaurar um relacionamento. Eu creio nisso de verdade mesmo, viu?

Foi assim que DEUS, O Todo Poderoso, Criador do Universo e Nele os seres humanos, se utilizou para reconciliar o homem caído com Ele mesmo.

O Perdão sem restrições foi o recurso que DEUS disponibilizou em Seu Filho JESUS, afim de restaurar o Seu relacionamento com a humanidade. E olha só, funcionou mesmo, viu?

Eu creio que isso foi feito de modo definitivo e eterno para todo aquele que aceita, se arrepende, confessa e se propõe a mudar seus caminhos maus e andar com o Senhor.

É isso que se espera de um relacionamento, andar juntos pelo mesmo caminho em uma jornada solidária. Não que seja fácil não, né? Mas vale a pena, viu?

"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (Palavras de JESUS em João 15:12-16).




Então o meu pedido ao Pai, é para que Ele sustente a nossa AMIZADE PARA SEMPRE!!!
 
FONTE: http://gersonpalazzo.blogspot.com/2010/08/amizade-e-para-sempre-os-amigos-nao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário