terça-feira, 23 de novembro de 2010

REPORTAGEM TULIO NA ARCA

http://www.arcauniversal.com/emfoco/personagemdavidareal/noticias/tulio_fuzato-2795.html

Tulio Fuzato
Baterista que perdeu as pernas em acidente no metrô do Rio de Janeiro conta como conseguiu voltar a tocar
Por Leandro Duarte / Fotos: Arquivo pessoal

Imagine acordar e saber que perdeu as pernas. Foi o que aconteceu com o baterista Tulio Fuzato, que, em meio à depressão, teve um mau súbito, causado pela mistura de barbitúricos com álcool , e acabou caindo nos trilhos do metrô, no Rio de Janeiro, em 2003. Mas, no momento mais difícil da vida dele, a fé e a vontade de viver falaram mais alto. Hoje, aos 53 anos, Tulio, conhecido com o “baterista amputado”, conta como voltou a tocar o instrumento, fala das mudanças causadas em sua vida após o grave acidente e da importância de o deficiente físico se impor na sociedade.

Como e quando você teve as pernas amputadas?

Eu estava numa situação complexa, em junho de 2003. A agência de propaganda em que eu trabalhava faliu. Desempregado, estava afundando em dívidas. Havia acabado de me separar e tinha iniciado um relacionamento difícil. Passei a tomar barbitúricos ao mesmo tempo em que ingeria álcool. Essa rotina destrutiva fez com que eu tivesse um mau súbito em pleno metrô. Acabei caindo nos trilhos quando a composição chegava à estação. Tive as pernas esmagadas pelo acidente e, no hospital, só restou garantir a minha vida.

Com o que a dor que sentiu pode ser comparada?

A dor física foi dissipada no hospital. Mas a dor espiritual pode ser comparada a um sentimento de profunda perda. No campo psicológico, eu tinha perdido tudo e estava num luto profundo, pela falta do emprego, pela falta da estabilidade, pela ausência das pessoas amadas, etc. Foi um período muito duro, mas a força interior (leia-se Deus) falou mais alto, fazendo com que eu tivesse uma tomada de decisão e partisse para a reabilitação com o uso de próteses.

A perda das pernas representou o nascimento de uma outra pessoa?

Sem sombra de dúvidas. Este Tulio de hoje nem de longe se compara àquele antes de 2003. Eu tive que aprender a suportar a dor, limitações, ansiedade, preconceitos, inacessibilidade e dificuldades de todos os matizes. A minha fibra, a força de vontade e a insistência foram fatores decisivos para que eu pudesse "encarar" a nova vida. Coisas que me tiravam do sério hoje eu encaro na maior paz. (risos)

Como foi sua recuperação, desde a perda das pernas até o implante das próteses? Qual foi o momento mais complicado?

Foi complexo e cada caso é um caso. O momento mais complicado foi reaprender a andar. Mas de um modo geral, eu fui um paciente fora dos padrões comuns por ser um "bicho elétrico", o baterista amputado. Eu acho que depende muito do temperamento e do modo de encarar as coisas de cada paciente.

Em algum momento, você pensou em desistir, em suicídio?

Jamais. Era uma luta que eu tinha que abraçar com amor e resignação. Pensar até pensei, até porque a barra estava muito pesada mesmo. Amigos se foram, etc., etc. Mas o que mais me aborreceu foi que o resgate deu entrada no hospital como suicídio. E eu não estava consciente pra confirmar isso ou não. Acordei depois de voltar do Centro Cirúrgico já amputado.

Você é baterista há quanto tempo? Qual foi a sua emoção ao poder tocar de novo seu instrumento predileto?

Eu tocava desde garoto. Profissionalizei-me aos 18 anos, quando passei a tocar na noite e em estúdios. Dava aula também. Posso dizer que são 35 anos de “praia” ou mais. A emoção de voltar a tocar foi indescritível, mas foi um outro parto, porque comecei a usar uma peça eletrônica que simulava o som do bumbo (parte da bateria em que se toca com o pé direito). Logo, eu tocava caixa, bumbo e contratempo com as mãos. Depois, com a prótese, eu voltei a treinar o tônus muscular da coxa amputada e os movimentos repetitivos das levadas de bumbo e caixa. Hoje, toco normalmente. Só não toco músicas que tenham uma velocidade absurda, como heavy metal. Mas nem é meu estilo. Eu sou english hard rock setentista (apreciador do rock pesado inglês dos anos 1970).

Você sofre ou já sofreu preconceito?

Sim e ele existe. Não vamos tapar o sol com a peneira. Existem muitas histórias, algumas até hilárias. Mas o mais importante é o deficiente se impor. Teve uma situação em que o cara estacionou no supermercado na vaga para pessoas especiais. Eu fiz o gerente retirar o carro do sujeito para que eu pudesse botar o meu na vaga.

Você custeou sua recuperação ou foi pelo sistema público de saúde?

Uma parte foi pelo SUS, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, e depois, através do meu site, consegui que uma empresa norte-americana doasse as próteses.

O que conforta e dá forças para seguir em frente?

A certeza de que Deus existe acima de tudo. A certeza de que todo esforço e luta resulta em algo positivo. A certeza de que o bem vence o mal, mesmo num mundo em que esses valores estão perversamente invertidos.

É verdade que é possível sentir a parte do corpo que se perdeu?

Sim. É a “dor fantasma”. Na verdade, você tem a perna ou um membro amputado, mas fica o neurônio no tálamo (centro de organização) cerebral que registra a existência do membro que, fisicamente, não está mais ali. Dependendo do caso, a “dor fantasma” pode durar mais de 20 anos. Mas, em geral, ela vai se dissipando a cada ano ou mesmo sumindo com a dessensibilização da área afetada.

Qual mensagem você deixa para os deficientes físicos?


Saiba que você perdeu um membro, amputou parte de seu corpo, mas não amputou o coração, amor pela vida e pelas pessoas, sua inteligência, seus sentimentos, sua capacidade e musicalidade, pois tudo é vibração. Se eu cheguei até aqui, qualquer um poderá fazer muito mais.

Assista a um vídeo com Tulio Fuzato tocando bateria:



Querido irmão Leandro Duarte, que estas linhas sejam a confirmação da Fé e esperança do milagre que Deus fêz em minha vida e que pode fazer na vida daquele que Ama e crê!!!  fica aquí a mensagem: DEUS É BOM.
ACESSE: www.tuliofuzato.com.br
orkut
facebook

4 comentários:

  1. DRIKA by e-mail
    pow, show de bola!!! gostei do papi..superando os obstaculos!!! parabéns!!!

    ERIK COSTA (I.N.V.C) by e-mail
    Fala Fuzato!
    Parabéns pela matéria.
    Que lição de superação vc tem passado pra nós.
    Sucesso!!!

    BRUNO FUZATI (primo) by e-mail
    Fala Primão!

    Cara que historia linda... eu te confesso que fiquei até emocionado. Voce não tinha me contado todo esses detalhes...
    Que barra que voce passou!
    Mas o mais importante é que voce venceu e ainda por cima tirou de letra!
    É contagiante a energia e alegria que voce passa por email, imagino como deve ser pessoalmente e me parece que voce é uma cara cercado de amigos e isso é o que é importante!
    Legal que voce também esta fazendo parte de uma igreja e utilizando o dom da musica para louvar a Deus, pode ter certeza que ele te recompensará com muita felicidade!
    Ahh tbm vi seu depoimento lá no site da Odery, muito legal!
    Ja te disse que quando quiser as portas estão para voce e sua familia conhecer a minha casa.
    É so me dar um toque!
    Grande Abraço para voce e toda sua familia.
    Do primo,
    Bruno

    ALDO RIMAR by e-mail
    Tulio, Bravo, bravissimo, mensagem melhor não poderias dar.. continuamos contigo
    ... segue em frente.. Abs & Bjs na Lia...Aldo

    ResponderExcluir
  2. Dra. LEILA CASTRO by e-mail
    Parabéns, Túlio.
    Muito bela sua entrevista.
    Bjs,
    Leila Castro
    Superintendente Médica de Reabilitação - ABBR

    MINHA RESPOSTA
    ainda é pouco!!!
    passa pela minha cabeça muitas coisas e formas deu ajudar o meu próximo.
    eu estou tocando num grupo de louvor em uma igreja e desde então meu testemunho tem levantado pessoas!
    eu imagino como deve ser complexo administar uma ABBR com todas as pressões políticas e sócio economicas, a questão do SUS,
    a ajuda governamental, os mais necessitados, os convênios, cirurgias, procedimentos, tratamentos, reabilitação, custos etc....
    em São Paulo a AACD e outras instituições tem maior voz ativa etc.... etc....
    Se eu pudesse dar aula de percussão às pessoas com sequelas motoras ......
    Nos Estados Unidos, Europa e Japão não há um centro de reabilitação que não tenha aula de bateria e percussão p os deficientes.
    Eu gostaria de fazer um puta Show BENEFICENTE com renda p a ABBR .... etc....
    Estive com Marcelo Yuka (Planet Hemp) o kara se mostrou disposto.
    Basta mover patrocínio e apoio político à ABBR pra viabilizar .....
    seria algo BÁRBARO um show com Hebert Vianna (Guitarras), Tulio Fuzato (Bateria), Marcelo Yuka (vocais e percussão), e um baixista convidado.
    BASTA QUERER!!!

    ResponderExcluir
  3. Leandro Duarte

    Faaaaaaaala, Túlio!!!
    Desculpe a demora em te responder, amigo!!! Fico muito feliz com a boa repercussão e a sua satisfação com a publicação do material. O mais importante é aumentar a auto-estima de quem está passando por um momento semelhante ao que você vivenciou.
    Rapaz, eu sou católico... hehehe! Mas eu sou a favor dos bons atos, dos valores e da ajuda ao próximo, independente do credo...
    Qualquer coisa, pode contar comigo!!!
    Abração,


    MINHA RESPOSTA
    ahahah eu axei isso INTERESSANTE ..... porque a página é da igreja universal né?
    Mas vc tem razão ...
    o gancho é justamente esse ........ ajudar as pessoas que estão passando pelo mesmo problema.
    e que problema amigo vc nem imagina ....
    É DURO ...
    TEM PESSOAS QUE CAEM NUMA DEPRESSÃO IMENSA!!!
    Nisso a Religião pode ser ser um fator de ajuda .....
    Mas a vontade de atuar no bem tem que ser pessoal ...
    e eu escolhí este caminho!!!
    Abçs, Tulio

    ResponderExcluir
  4. Lia Campos Fuzato
    VC TÚLIO, EM 1ª LUGAR, AGRADEÇO Á DEUS POR TER COLOCADO VC EM MEU CAMINHO, COM TUDO QUE TÚ ÉS P/ MIM, E TB POR SER UM HOMEM SEMPRE C/ ESSA GARRA DE INCENTIVO E DETERMINAÇÃO, NÃO SÓ P/ MIM, MAS TB P/ SEUS AMIGOS, FILHOS E FAMÍLIA EM GERAL, O...NDE ME SINTO TÃO ORGULHOSA, E APROVEITAR PARA DAR-LHE OS PARABÉNS PELA SUA ENTREVISTA, VC É UMA BENÇÃO DE DEUS, E COM CERTEZA, ELE (DEUS) TEM PLANOS NA TUA VIDA AINDA MAIORES DO QUE TÚ POSSAS SONHAR, "DEUS É BOM", "DEUS É MARAVILHOSO E GRANDIOSO EM NOSSAS VIDAS"!!!
    PARABÉNS MOR, TE AMO!!!!!
    BJÃO!!!!

    ResponderExcluir