domingo, 11 de julho de 2010

O PINK FLOYD QUE VC NÃO CONHECE


Quando se fala em Pink Floyd todos lembram clássicos como Dark side of the moon, Ummagumma, Atom heart mother, Meddle, Wis you were here e The wall.
Mas o Floyd é muito mais que isso, pois ele veio do UNDERGROUND.

Também ficaram famosas as brigas do ex-baixista Roger Waters e os outros integrantes (David Gilmour, Nick Mason e Rick Wright) pelo uso do nome da banda, depois que Waters deixou o grupo após o fraco The Final Cut. (pior disco da Banda).

Mas o que pouca gente sabe - (em especial a garotada que começou a ouvir o som do Floyd mais recentemente) - é que não é Waters e muito menos Gilmour, o responsavel pelo nascimento desse grupo em plena Swingin London nos anos 60 e que pulou do psicodelismo para a o space-rock, criando o termo progressivo, cheio de climas e temas, além de discos conceituais e faixas de 22 mim de cada lado. (hoje é um CD com apenas uma faixa de 44 mim direta)!!!

A banda começou quando um excentrico garoto chamado Syd Barrett, montou o grupo no meio da década de 60, tendo como base o rock dos anos 50 de Bob Diddley e de Buddy Holly, além de Rolling Stones. Carismático, enigmático, foi um dos primeiros a se pintar para subir ao palco, usando unhas coloridas e roupas extravagantes, sua influência foi tão devastadora, que mesmo ficando pouco tempo na banda que montou (1965 até 1968), deixou marcas em novos candidatos e astros do rock como David Bowie, que segundo uma lenda frequenta até hoje uma sociedade secreta que cultua Syd.

Bowie nunca negou sua paixão por aquela figura esquisita, magra e de olhar esparso. Quando vi o Floyd ao vivo pela primeira vez, fiquei chapado com o visual dele. Imagina usar unhas pintadas, pinturas naquela época? Eu queria ser igualinho.
Ziggy (statust) foi uma homenagem minha ao Barrett, confessaria David Bowie anos depois.

Mr. Barret, como todo jovem de sua época, não poderia ficar imune ao som dos Beatles e das bandas norte-americanas como Byrds e Love. Sid era fã de Arthur Lee. Começaram basicamente a tocar com mais uma banda de R&B inglesa, como tanto outros. Aos poucos, o som foi evoluindo e as letras esquisitas de Syd, que não tinham paralelo com nada que era apresentado em Londres daquele período, fez o Pink Floyd ser um "Alt Group" e ter suas apresentações cada vez mais concorridas, em clubes como o UFO e o Rondhouse.

O floyd acabaria sendo a banda da casa e ficavam horas e horas no palco. Apesar de ser o lider e o guru de todos, Syd odiava o contato com as pessoas e não gostavam de dividir a sua privacidade. Eu prefiro desaparecer a fazer isso, dizia no palco, mostrava exatamente essa figura ambígua, tenso, palido, com os olhos esbugalhados, fragil fisicamente.

RESUMIDAMENTE - este é um lado do Pink Floyd que alguns poucos conhecem.
abçs, Tulio

e como discografia eu recomendo este LINK do meu amigo Alex:
http://murodoclassicrock.wordpress.com/2009/12/18/pink-floyd-%E2%80%93-discografia/

CLIQUE DENTRO DAS IMAGENS P AMPLIAR .....






4 comentários:

  1. Caro Tulio!
    Eu sou Gilson Sobral e tenho 52 anos.
    Antes de tudo gostaria de parabenizar você, pela sua força e superação. Em segundo lugar, lhe agradecer, pois, a sua lição de vida, me fez ver que o "problema" que tenho, não é nada. Explico: Tenho formação erudita em piano e violão. Acontece, que em 1996, sofri um acidente de moto que me rendeu 36 dias de coma profundo, quebrando os dois braços e sendo premiado com um traumatismo craniano; em 1997, tive um AVC, durante uma apresentação, o que me tirou, até hoje, a condição de músico; 1998, cai de um trio elétrico (já exercendo a função de Produtor Artístico), como consequência sofri oito fraturas na perna, cinco na tíbia e três no perônio. Portanto, amigo, daqui pra frente vou procurar exercer as minhas atividades, de forma plena, porque, quase tudo o que você faz, eu fazia, digo, voltarei a fazer. Muito obrigado... muito obrigado, mesmo!
    Um grande abraço!
    Gilson Sobral
    gilsobral27@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente essa postagem! Obra prima!

    Parabéns, amigo!

    Beijo!

    Denise

    ResponderExcluir
  3. Querido Gilson,
    muito Feliz em receber um post seu e dexiar um e-mail p contato. Quero dizer que VC TAMBÉM FAZ PARTE DAQUELES QUE NÃO SE DETERAM,
    perante as dificuldades, ameaças, preconceitos ...... Nós que sofremos algum tipo de lesão ou mutilação e até mesmo aqueles que nasceram assim, CONSEGUEM DESENVILVER NO DNA alguma estrutura pra segurar a ONDA! Fico orgulhoso de conhecer uma pessoa como vc que não se deteve .....
    Espero que vc esteja bem e firme em sua luta ........ caso necessite algo do amigo aki,
    pode se comunicar pelo e-mail, um super abração com muito respeito e admiração por sua garra também!!! mais um guerreiro na pista!!!

    ResponderExcluir
  4. kerida Denise snegs!!! BRIGADÚUUUU MINHA LINDA!!!

    ResponderExcluir