segunda-feira, 7 de junho de 2010

LARGO do MACHADO - Rio de Janeiro

A DESORDEM URBANA TOMOU CONTA DO LARGO DO MACHADO, COM A CONIVÊNCIA DAS AUTORIDADES PÚBLICAS!

 É um absudo o que vem ocorrendo no Largo do Machado, o trabalho informal vem se instalando na praça com apoio das autoridades públicas. O comércio local vem sofrendo com a falta de escrúpulos das autoridades municipais que autorizam tal procedimento, em detrimento, daqueles que procedem dentro da lei, com suas obrigações e pagamento de seus impostos.

Uma feira que começou nos fins de semana como sendo de artesanato com um número razoável de barracas, passou a ser feita de quarta a domingo com mais de 100 barracas, exibindo variados produtos comerciais e agora pretendem ficar de segunda a domingo, sem a menor cerimônia.

Aonde estão as autoridades públicas que permitem tal acinte, sem perguntar aos moradores e freqüentadores do Largo do Machado se estão de acordo?

Quem está enchendo o bolso com a cobrança de R$ 60,00 a barraca por dia? Que benefícios o Largo do Machado vai receber com esta negociata? A insatisfação é geral do comércio e moradores da região. Teremos que tomar medidas drásticas para sermos vistos e ouvidos?

QUEREMOS UM BASTA A ESTA DESORDEM!
Revista Circuito Largo do Machado em apoio ao Comércio e Moradores da Região. 

Segue abaixo alguns e-mail’s recebidos:

Desculpa... eu adoro a revista. Mas para quem desabafo? Estou me sentindo um suíno morando aqui no Largo do Machado. São 23:15 do dia 28 de maio. Teve aquela feirinha na praça... a feira é até bonitinha, mas agora à noite parece que o  Largo do Machado virou um lixão. Deveriam proibir essa gente de fazer feira se for para ser assim. Já ganharam o espaço... precisam no mínimo manter limpo. Mas não é só a feira. É geral... está sempre tudo imundo. Eu fico chocado com isso. Que nojo o chafariz... que nojo os canteiros ao redor das árvores, a calçada... Temos que fazer alguma coisa. Começar uma campanha pelo Largo... sei lá. Estou me sentindo mal. Qualquer coisa contem comigo.
Lucas Ponzi
www.lucasponzi.com.br
Srs, Não sei mais a que orgão recorrer para apelar para o bom senso na concessão de permissão para realização indiscriminada das ditas feiras de artezãos que proliferam na nossa cidade. Numa primeira analise seria certo recorrer à prefeitura, dado que a alçada administrativa é dela. Mas veja bem, dado ao incômodo ocasionado pelo desreipeito a qualidade de vida dos cidadãos, aos danos causados ao patrimônio da cidade, o mau uso do espaço público, e até mesmo ao prejuízo ocasionado ao comércio, esse assunto diz respeito à muitos outros segmentos da nossa sociedade. As constantes e permanentes  feiras no LARGO DO MACHADO são  uma prova da falta de bom senso e descaso das autoridades: A região do Largo do Machado (Catete e adjacências) tem a característica de ter um fartíssimo comercio formal, com todas os variados ramos do comércio - principalmente o de roupas e calçados.  A região possue inúmeras galerias, como a Condor, São Luis e Catete. Temos também o Chalé Shopping que já é tradicionalmente uma reunião de quiosques de artesãos. O Largo do Machado por sua vez é um recanto histórico e belíssimo, com seu Chafariz, sua Igreja Centenária, seu Colégio dos primórdios da República e o Projeto Paisagístico inquestionável de Burle Marx. Para ficar melhor, em algum governo passado se colocou aqui, de forma muito bem vinda, quiosque de venda de flores. O Largo propriamente dito é um lugar para nos finais de semana  se sentar,  descansar e contemplar! E durante a semana  se transitar livremente!
Pela sua localização central temos aqui concentrados alguns serviços (e mazelas) característicos das grandes metrópoles que são  uma estação do metrô , alguns pontos finais de ônibus, uma guarita da PM, um centro permanente da Suipa de castração de animais e uma interminável obra do metrô. Tudo isso implica numa grande movimentação de pessoas e muitos obstáculos físicos na praça.. E já é o bastante!

- Porque esse comércio está autorizado a poluir e emporcalhar a região?
- Porque o chafariz sem água, cheio de barracas ao seu redor? Alias quando o projeto de revitalzação/ ressucitação dos chafarizes da cidade chegar no Largo do Machado, as malditas barracas não vai nos deixar desfrutar - já que ficam apinhadas ao redor do lago.
- Porque o espaço público já tão concorrido fica obstruído por mercadorias que podemos comprar em qualquer loja das inúmeras galerias e também nos camelôs desautorizados que invadem a rua do Catete diariamente? Não se percebe que atrapalha a vida do cidadão? Que tira o sossego do morador? Que nada agrega aos moradores  nem as pessoas que passam, dado que a região tem comércio farto? Além do mais já temos inúmeras feiras artesanais nas cercanias (Praça São Salvador, Rua do Lavradio -e ssas sim de artesanato mesmo).
Não sou comerciante, nem estou brigando por incômodos de concorrência, mas vejo por exemplo, que essa mesma feira na Praça Quinze (embaixo do viaduto), teria todos esses quesitos danosos que enumerei revertidos de forma favorável. Pois o lugar não tem praticamente nenhum tipo de comércio, não está atrapalhando o caminho dos cidadãos e nem danificando o patrimônio ou  prejudicando os  jardins, pois a grande praça que se construiu no projeto de revitalização é espaçosa, não tem moradores por perto,  tem sua arquitetura histórica protegida e bem distribuída,  e na parte debaixo do viaduto é mesmo uma arena. E principalmente para a felicidade dos artesãos/ barraqueiros, é uma área de grande visibilidade e fácil acesso. E devem existir outros lugares com essas mesmas características.

O que clamo como cidadã é pelo bom senso e critério, e acredito que muitas outras instituições, como por exemplo, o IPHAN, a Secretaria de Parques e Jardins, as Associações Comercias, Associações de Moradores,  Seop ... tem o dever de fazer suas considerações e reivindicações  sobre o tema.

O que clamo em última análise é que tirem essa feira daqui!!!!
Geisa Sciammarella


O QUE PODEMOS FAZER, MEU QUERIDO ALDO???
Tens algum conhecido, Político, "OTORIDADE" pra sanar isso???
KD a Leila do Flamengo, associações de moradores etc....

eu aki BOTEI PRA QUEBRAR:
a Cet-Rio instalou uma placa para Def. Físico bem aki em frente ao meu prédio no SUPERMERCADOS CARIOCÃO.
Pois bem: ...... é eu sair 5 mim da vaga e vem um IMBECIL estacionar ali.
TODO DIA EU LIGO PRA CET-RIO .... e todo dia tem um CONTEMPLADO COM UMA MULTA!!!
é o mínimo que eu posso fazer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário